Citações e plágio

Os dicionários Aurélio e Aulete, em suas versões eletrônicas, definem o plágio, respectivamente, como a “cópia, mais ou menos disfarçada, de obra alheia” e a “apresentação de imitação ou cópia de obra intelectual ou artística alheia como sendo de própria autoria”.

Nessa perspectiva, no trabalho acadêmico, a cópia de um texto, ou de trecho(s), de um autor qualquer, sem a citação do mesmo, é entendida como um plágio.

Para construir sua reflexão apropriando-se adequadamente de trabalhos alheios, recorra a citações.


Citando corretamente

As citações envolvem, basicamente, dois tipos de situação: 1) a menção a noções, ideias ou paráfrases de textos de outros autores, 2) a transcrição de trechos literais de outros textos.

No primeiro caso, a indicação ou referenciamento da citação, no modelo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pode ser feita pela inserção do nome do autor e ano da obra citada, no próprio corpo do texto (Sistema Autor-Data), ou por indicação de nota numérica que remeterá aos dados do trabalho citado nas Referências (Sistema Numérico).

Exemplos:

A) Sistema Autor-Data

O indivíduo lê o mundo antes da leitura da palavra escrita (Freire, 1989), por isso...

B) Sistema Numérico

O indivíduo lê o mundo antes da leitura da palavra escrita1, por isso...


No caso da transcrição de trechos literais, estes devem ser indicados por aspas, seguidas pelos procedimentos descritos anteriormente, ao qual se acresce a indicação do número da página de onde é retirada a citação. Há ainda um padrão comum, que é o de indicar, em trechos maiores que três linhas, a parte transcrita utilizando um recuo do texto e uma formatação diferente para o mesmo.

Exemplos:

A) Sistema Autor-Data

O caráter social da leitura é destacado por vários autores. “A leitura do mundo precede a leitura da palavra” (Freire, 1989, p. 9), por isso...

B) Sistema Autor-Data - citação de trecho literal com mais de três linhas

O caráter social da leitura é destacado por vários autores.

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. (Freire, 1989, p. 9)


Leitura e recomendações

A Universidade de São Paulo elaborou um guia, bastante detalhado, a respeito da elaboração de trabalhos dissertações e teses, que se adapta à produção de monografias acadêmicas. Faça o download e leia esse documento – aqui.

O trabalho apresenta modelos de elaboração de referências corretas, conforme a ABNT. Abaixo, alguns dos mais comuns, cuja utilização é recomendada.

Citação a monografia (livro)

SOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Título da obra: subtítulo. Edição. Local: Editora, data de publicação. Paginação. Série. Notas. ISBN.

Exemplo:

ESPÍRITO SANTO, A. Essências de metodologia científica: aplicada à educação. Londrina: Universidade Estadual, 1987.


Citação a parte de monografia (livro)

SOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es) da obra principal. Título da obra: subtítulo. Edição. Local: Editora, data de publicação. capítulo, p. inicial-final.

Exemplo:

CATANI, A. M. O que é capitalismo. In: SPINDEL, A. Que é socialismo e o que é comunismo. São Paulo: Círculo do Livro, 1989. p. 7-87.

Citação a publicações periódicas

SOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Título do artigo: subtítulo. Título da publicação, Local de publicação (cidade), volume, fascículo, paginação inicial e final do artigo e mês abreviado de publicação.

Exemplo:

OLIVEIRA, R. et al. Preparações radiofarmacêuticas e suas aplicações. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 151-165, abr./jun. 2006.


Citação a publicações periódicas em suporte eletrônico

SOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Título do artigo: subtítulo. Título da publicação, Local de publicação (cidade), volume, fascículo, paginação inicial e final do artigo e mês abreviado de publicação. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês abreviado ano.

Exemplo

PUECH-LEÃO, P. et al. Prevalence of abdominal aortic aneurysms: a screening program in São Paulo, Brazil. São Paulo Medical Journal, São Paulo, v. 122, n. 4, p. 158-160, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-31802004000400005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 out. 2006.