english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Outras fontes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Disponibiliza estatísticas e publicações para o Brasil. É o órgão responsável pela elaboração e disseminação das Contas Regionais do Brasil.

Ipeadata: Base de dados demográficos, econômicos e geográficos para as regiões, estados e municípios brasileiros que se iniciam no Censo Demográfico de 1872.

Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM): O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Fundação Seade: A Fundação Seade é, hoje, um dos mais especializados centros nacionais de produção e disseminação de pesquisas, análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas para o estado de São Paulo.

Fundação João Pinheiro: Órgão oficial de estatística de Minas Gerais, a Fundação João Pinheiro é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

Fundação de Economia e Estatística: A FEE é a maior fonte de dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul. Dispõe de importante acervo de informações, pesquisas e documentos de natureza socioeconômica.

Portal EmplasaGeo: O EmplasaGeo foi desenhado em 2008 com o objetivo de democratizar o acesso as informações socioeconômicas relevantes dos municípios metropolitanos e macrometropolitanos do Estado de São Paulo disponíveis na Emplasa.

Base de Dados Georreferenciada - Ministério dos Transportes: Disponibiliza as informações que compõem a base de dados do PNLT

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas: A Fipe realiza levantamentos de dados primários para a elaboração de índices, tabelas de preços médios e de quantidades de uma série de variáveis econômicas.

ALICEWEB: O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC),foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras

RAIS - Relação Anual de Informações Sociais: A RAIS é uma base de dados estatística sobre o mercado de trabalho formal gerada a partir da declaração da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Banco de Dados - CPTEC/INPE: Disponibiliza banco de dados meteorológicos para o Brasil

OECD Input-Output Tables: You can download the latest set of OECD Input-Output Tables consisting of 48 countries/economies with data for years around 2005

MapCruzin.com: This excellent website provides free and open source GIS software applications and programs, city, state and national level maps, geospatial data and shapefiles, GIS tutorials, GPS programs and tools, Satellite - aerial - remote sensing programs and maps, TOPO maps, and other resources.

CoPS Archive: The archive is for the storage and distribution of a variety of materials such as technical notes, presentations, articles, student theses, and databases produced at the Centre of Policy Studies (CoPS), Monash University.

INEP: Autarquia federal vinculada ao MEC, realiza levantamentos estatísticos e avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensino, tais como o Censo Escolar, o Enem e o Saeb

CAGED: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

World Input-Output Database: The core of this database is a set of harmonized supply and use tables, alongside with data on international trade in goods and services. These two sets of data are integrated into sets of intercountry input-output tables and are freely available for download.

Portal Brasileiro de Dados Abertos: Ferramenta disponibilizada pelo governo brasileiro para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas. O portal tem o objetivo de disponibilizar todo e qualquer tipo de dado. Por exemplo, dados da saúde suplementar, do sistema de transporte, de segurança pública, indicadores de educação, gastos governamentais, processo eleitoral, etc. O portal funciona como um grande catálogo que facilita a busca e uso de dados publicados pelos órgãos do governo. Neste momento o portal disponibiliza o acesso à uma parcela dos dados publicados pelo governo. O plano estratégico prevê que nos próximos 3 anos o portal disponibilize acesso aos dados publicados por todos os órgãos do governo federal, além de dados das esferas estaduais e municipais.

Portal Data Zoom: O Data Zoom disponibiliza gratuitamente programas que facilitam o acesso aos microdados das pesquisas domiciliares do IBGE. Foi desenvolvido pelo Departamento de Economia da PUC-Rio, com financiamento da Finep. O pacote contém quase mil programas em português e inglês que facilitam o acesso aos microdados dos Censos (desde 1970), PNADs (desde 1981), PMEs (desde 1991), POFs (desde 1995), etc. O público alvo são pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação do Brasil e do exterior das várias áreas de ciências sociais. O ponto é que os microdados recentes são obtidos hoje em dia gratuitamente na página do IBGE, mas precisam ser transformados em algo que os pacotes estatísticos entendam, o que demanda bastante tempo e multiplicação de esforços, pois cada usuário tem que escrever os seus próprios programas/dicionários. O Data Zoom fornece esses programas de graça. Ou seja, ninguém mais vai precisar escrever os dicionários para usar os microdados do IBGE!


© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Equipe | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site