|
|
|
Agenda de Eventos
Março / 2017
|
16/03/2017
|
1º semestre - 2017
|
Abril
06- Discussão dos textos de Jaine e Daniela
20- Discussão sobre gênero (Textos de Joana Pedro e Adriana Piscitelli)
Maio
04- Discussão sobre gênero (Textos de Joan Scott e Michelle Perrot)
18- Discussão sobre gênero (Textos de Judith Butler, Angela Davis e Rebecca Rogers)
Junho
01- Discussão dos textos de Fabiana e Felipe
22- Discussão dos textos de Alexandre e Claudineia |
Setembro / 2016
|
01/09/2016
|
2º semestre - 2016
|
Setembro:
1- Primeira reunião do semestre 12 - Defesa do Alairton - Defesa da Miriam 15- Discussão sobre o conceito de "civilização" 22- Discussão sobre o conceito de "civilização" Outubro: 13- Discussão sobre o conceito de "civilização" 27- Discussão de textos: 1) Qualificação da Fabiana; 2) Projeto de pesquisa da Giorgia (IC); 3) Projeto de doutorado da Milen. Novembro: 24- Discussão de textos: 1) Capítulo tese Surya; 2) Capítulo tese Ariadne Dezembro: 08- Discussão de textos: 1) Qualificação Nadjelena; 2) Projeto Ana Carolina
15- LANÇAMENTO DO LIVRO: "DE MADEIRAS E ARTES DE FAZER FLECHAS: APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" (Biblioteca da FEUSP a partir das 15h) |
Março / 2016
|
01/03/2016
|
1º semestre - 2016
|
Março: 24- reunião com Laurent Gutierrez - 10h
Abril: 07- defesa Sandra 14- discussão dos projetos Josiane e Alexandre 28- discussão sobre História Transnacional Maio: 12- discussão de artigos (Wiara e Denise)
Junho: 02- discussão de artigos (Claudineia e Ariadne) e continuação dos textos sobre História Transnacional 16- discussão dos textos Felipe (qualificação) e Vera (projeto)
|
Agosto / 2015
|
13/08/2015
|
2º SEMESTRE 2015
|
13/08- Discussão do texto de qualificação Ariadne e construção da agenda do semestre
27/08- Discussão dos textos Claudinéia e Nadjelena
17/09- Qualificação Surya 08/10 – O direito à educação da Rosa Fátima 12/11 – Discussão dos textos da Alexandra, Bruno e Rafaela
3/12 - Discussão dos textos da Denise, Sandra e Alairton
10/12 - Reunião de fim de ano
|
Março / 2015
|
01/03/2015
|
1º SEMESTRE 2015
|
26/março Projetos - Felipe Moraes e Alairton Capítulo da dissertação - Fernanda Franchini
23/abril Qualificação - Érica Maldonado Capítulo da dissertação - Miriam Fernandes
21/maio Qualificação - Surya Pombo Capítulo da dissertação - Fernanda Moraes
18/junho Qualificação - Ari Ecar Capítulo da tese - Rafaela Rabelo. |
Setembro / 2014
|
01/09/2014
|
2º SEMESTRE 2014
|
Calendário
Outubro: 16 - Workshop com programador do Labeduc 23- Discussão sobre associativismo (continuação) 30- Discussão de capítulos da tese da Fernanda Rezende.
Novembro: 13- Discussão dos projetos do Felipe e da Érica. 27- Discussão sobre associativismo (continuação)
Dezembro: 11- Confraternização
|
Maio / 2014
|
20/05/2014
|
1º SEMESTRE - 2014
|
20/03 - 1ª reunião (definição do cronograma de atividades)
03/04 - Debate da comunidade - FEUSP - Eleição
10/04 - Discussão do texto de qualificação - Fernanda Franchini - Início das discussões do tema Associativismo - Texto: VISCARDI, Cláudia Maria Ribeiro. O estudo do mutualismo: algumas considerações historiográficas e metodológicas. Revista Mundos do Trabalho, vol. 2, n. 4, agosto-dezembro de 2010, p. 23-39.
24/04 - Continuação do tema: Associativismo BATALHA, Cláudio. Cultura associativa no Rio de Janeiro da Primeira República. In. BATALHA, Cláudio, SILVA, Fernando Teixeira da, FORTES, Alexandre.Culturas de classe. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004, p. 95-119. THOMPSON, E.P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Cap 1 e Cap 5.
22/05 - Discussão dos textos de qualificação Fernanda Moraes e Sandra Caldeira e de capítulos da dissertação de Anderson Caleffi.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Programação de Estudos sobre “História da Educação sobre a África Portuguesa
Abril Dia 2 - O Roubo da História - Jack Goody – Introdução e Parte 1 1ª. parte - "Uma Genealogia Sociocultural" o autor estabelece quatro procedimentos para combater as visões etnocêntricas: 1. postura cética quanto a exclusividade europeia na invenção de instituições e valores como a democracia ou liberdade, 2. estudar a história a partir da base e não do presente; 3. dar a importância devida ao passado não europeu; 4. ter em mente "que até mesmo a espinha dorsal da historiografia - a localização dos fatos no tempo e no espaço - é variável, objeto de construção social, por isso sujeita a mudança."
Dia 9 – O Roubo da História – Parte 2 2ª. Parte - "Três Perspectivas Acadêmicas" o autor dedica-se à leitura crítica das obras de três grandes cientistas sociais: o biólogo e historiador da ciência Joseph Needham, que possui uma obra monumental lamentavelmente inédita em português chamada Science e Civilization in China (1954); o sociólogo alemão Norbert Elias e o historiador francês Fernand Braudel. Respectivamente são abordadas o desenvolvimento paralelo das ciências na Europa e na China até que no século XVI o Velho Mundo tomou a dianteira, enquanto a China teria estagnado. Dia 23 – O Roubo da História - Parte 3 3ª. Parte - "Três Instituições e Valores"- trata das cidades, universidades, valores como igualdade, liberdade, individualismo e sentimentos como o amor. Naturalmente os europeus reivindicam exclusividade ou, na melhor das hipóteses, fizeram um "trabalho melhor" nestes campos. Novamente existem similitudes e, as cidades europeias possuem mais pontos de semelhança com as asiáticas do que pensa a vã filosofia. Algo parecido ocorre com as instituições de ensino superior, embora no Oriente pareça existir, em certas épocas, maior vigilância dos poderes religiosos quanto ao trabalho docente e liberdade de pensamento. Maio Dia 14 – Texto Ana Luisa sobre “Historiografia e História da Educação em São Tomé e Príncipe” Dia 21 – Texto Maurilane sobre “História da Educação em Moçambique: Jornal do Professor e a estratégia de formação de professores (1979 a 1982 Dia 28 – Texto Marcus Vinícuis – A História da Educação na Guiné Bissau: Revista Soronda Junho Dia 4 – Avaliação e Planejamento 2º. Semestre
|
Agosto / 2013
|
08/08/2013
|
AGENDA - 2º SEMESTRE 2013
|
Agosto 29 - discussão de textos [Michel de Certeau] VIDAL, Diana Gonçalves. "Michel de Certeau e a difícil arte de fazer história das práticas". In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores Sociais e História da Educação. Belo Horizonte, MG : Autêntica, 2011. CERTEAU, Michel de. "Teoria e Método no Estudo das Práticas Cotidianas". In: SZMRECSANYI, Maria Irene (org). Cotidiano, Cultura Popular e Planejamento Urbano (Anais do Encontro). São Paulo, 1985 - FAU/USP. CERTEAU, Michel de. "A operação historiográfica". In: CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2011.
Setembro 12 - discussão de textos [Roger Chartier] BICCAS, Maurilane de Souza. "Roger Chartier: contribuições para a história da educação". In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de & LOPES, Eliane Marta Teixeira (orgs). Pensadores Sociais e História da Educação II. Belo Horizonte, MG : Autêntica, 2012. CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietudes. Porto Alegre: UFRGS, 2002. 19 - participação da prof. Silvia Finocchio (Universidad Nacional de La Plata, Argentina)
Outubro 10 - Evento com a participação do Prof. Dr. Karl Jürgen Schriewer (Humboldt-Universität zu Berlin, Alemanha).
Novembro 07 - discussão de textos [E. P. Thompson] FARIA FILHO, Luciano Mendes de. "Fazer história da educação com E.P. Thompson: trajetórias de um aprendizado". In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores Sociais e História da Educação. Belo Horizonte, MG : Autêntica, 2011. THOMPSON, Edward Palmer. Os românticos: a Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. THOMPSON, Edward Palmer. Senhores e Caçadores. A Origem da Lei Negra. Tradução: Denise Bottman. Coleção Oficinas da História: Paz e Terra, 1997. ALVITO, Marcos. Edward Palmer Thompson: uma vida extra-muros. In: Brasil de Fato, 02/04/2012. http://www.brasildefato.com.br/content/edward-palmer-thompson-uma-vida-extra-muros (Acesso em 25 de fevereiro de 2013).
21 - Discussão do texto da Wiara (doutorado). |
Julho / 2013
|
17/07/2013
|
2º SEMESTRE - 2013
|
Primeiro encontro: 08/08 (5ª feira) Horário: 14h Sala: 137 (bloco B)
|
Fevereiro / 2013
|
07/02/2013
|
1º SEMESTRE 2013
|
Primeiro encontro: 14/03 (5ª feira) Horário: 14h Sala: 102
Próximos encontros:
18/04 - Oficina de vídeo
09/05 - Projetos
13/06 - Prof. Boris Kossoy
|
Outubro / 2012
|
10/10/2012
|
2º SEMESTRE DE 2012
|
21, 22, 23 e 24 de agosto de 2012/ FEUSP - INTERGRUPOS.
Próximos encontros:
Sala 129 bloco B - A partir das 14hs.
Setembro:
20 - Avaliação geral do Intergrupos; Apresentação de novos membros; Definição de tarefas e calendário.
27 - Participação da Profa. Margarida Louro Felgueiras (Portugal).
Outubro: 25 - Apresentação Angélica (doutorado)
Novembro: 8 - Participação do prof. Adrian Ascolani (Argentina).
Dezembro: 13 - Apresentação Alcides e Caleffi (mestrado) + encerramento.
|
Março / 2012
|
15/03/2012
|
CALENDÁRIO
|
Março
Dia 14 - Retorno
Dia 28 - Wiara/ Fernanda
Abril
Dia 11 - CHAPOULIE, Jean-Michel e BRIAND, Jean Pierre. A instituição escolar e a escolarização. Uma visão de conjunto. Educação e sociedade, ano XV, nr. 47, abril de 1994.
Dia 18 - CHAPOULIE, Jean-Michel e BRIAND, Jean Pierre. A instituição escolar e a escolarização. Uma visão de conjunto. Educação e sociedade, ano XV, nr. 47, abril de 1994.
Dia 25 - Prof. Joaquim Pintassilgo
Maio Dia 9 -
Fernanda Resende
Daniela Abreu VEIGA, Cinthya Greive. A escolarização como projeto de civilização (Anped). http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE21/RBDE21_09_CYNTHIA_GREIVE_VEIGA.pdf
Dia 16 -
Angélica
Fabiana FARIA FILHO, Luciano M. Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil: elementos teórico-metodológicos de um programa de pesquisa. In: LOPES,Alice C. e MACEDO, Elizabeth. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 13-36.
FILHO, Luciano Mendes de Faria & VAGO, Tarcísio Mauro. Apresentação da Seção Especial Temática “Histórias de escolarização: reformas, currículos, disciplinas e práticas”. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.1, pp.5-9, Jan/Jun 2009. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/apres-historia.pdf
Junho
Dia 13 - BOURDIEU, Pierre. Sur L'État. Cours au Collège de France (1989-1992).
Dia 20 - BOURDIEU, Pierre. Sur L'État. Cours au Collège de France (1989-1992).
|
Fevereiro / 2012
|
03/02/2012
|
RETORNO
|
1º ENCONTRO DE 2012
14 de março (quarta-feira)
14h
Nesse dia haverá um café da tarde. Cada um levará um prato/bebida.
Local: FEUSP Sala: 102 Bloco B |
Agosto / 2011
|
04/08/2011
|
Encontros NIEPHE - 2º semestre de 2011
|
Quintas-feiras - 9h30 às 13h SALA 109 - Bloco B - FEUSP
AGOSTO
Dia 18 - 1ª Reunião SALA 110 - BLOCO B
Dia 25 - Apresentação de Pesquisa:
Patrícia: "Entre a ciência, a educação e o rádio"
Caleffi: "Palco de disputas: A educação em Santos no início da República"
Sandra: "Educação, Cultura Política e Estatística: Teixeira de Freitas e a homogeneização das estatísticas educacionais brasileiras"
SETEMBRO
Dia 22- Apresentação de Pesquisa: Raquel/ Ana Jesus
OUTUBRO
Dia 06 - Convidado: Adrián
Dia 27 - Convidado: Sandra Carli
NOVEMBRO
Dia 03 - Convidada: Heloisa Barbuy
DEZEMBRO
Dia 01 - Apresentação de Pesquisa: Rosana/ Dani
Dia 08 - Evento: "80 anos do Convênio Interadministrativo de Estatísticas Educacionais e Conexas"
|
Fevereiro / 2011
|
03/02/2011
|
Encontros NIEPHE - 1º Semestre de 2011
|
Quartas-feiras, das 14h às 17h30 Sala 101 - Bloco A
MARÇO:
Dia 16 - Leitura Proposta: XAVIER, Libânia. "Para além do campo educacional". Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
Dia 23 - Palestra - Profª Angela Aisenstein "Intervenciones sobre el gusto y la salud. Educación alimentaria en el discurso pedagógico de entresiglos"
ABRIL
Dia 06 - Texto Fabiana Apresentação: Pessoal UFGD
Dia 13 - Texto: Lourenço Filho (CE), Sampaio Dória (SP) e Carneiro Leão (RJ) Apresentação: Daniela e Rosangela
Dia 27 - Participação Marcus Vinícius Fonseca INDICAÇÃO DE LEITURA: "Perfil dos domicílios e grupos familiares com crianças nas escolas de Minas Gerais do século XIX". (artigo disponível em: http://www.sbhe.org.br/ )
MAIO
Dia 04 - Fernando de Azevedo (SP, 1993), Anísio (RJ, 1931) e Erasmo Piloto (PR) Apresentação:Patrícia e Renata
Dia 25 - Leitura Proposta: BACKZO, Bronislaw. A Imaginação Social. Enciclopédia Einaudi. Vol.5. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1984. (Apresentação: Fernanda e Angélica)
JUNHO
Dia 08 - 15h Presença da Profª Margarida Felgueiras Conferência: "Os professores e suas imagens no início do século XX em Portugal (1900-1930)"
Dia 22 - Apresentação: Alessandra Furtado(UFGD) Leituras Propostas: "Limites e possibilidades de gerenciamento de acervos de memória em escolas da rede pública de Dourado/MS: primeiros apontamentos" - Poliana Gianello Santini
"História da expansão do ensino superior brasileiro: a dimensão político- eleitoral da expansão das IES no Brasil (1995-2012)" Coordenador: Prof. Dr. Reinaldo dos Santos
Dia 29 - Partipação Profº Rogério de Almeida
14h - SALA 102 - Bloco B
Leituras Propostas: ALMEIDA, Rogério de. "Imaginário e Pós-Modernidade: Estudo mítico da representação social do corpo". In: Voos Revista Polidisciplinar Eletrônica da Faculdade Guairacá. vol. 2, ed. 1, jul/2010. p.21-37.
TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. "A obra de Gilbert Durand: Para pensar uma pedagogia do imaginário". Palestra proferida no Seminário: “Diálogos com Gilbert Durand – 50 anos de ‘Estruturas Antropológicas do Imaginário’, promovido pelo Centro de Estudos do Imaginário, Cultura e Educação – CICE/FEUSP, em 25/03/2010.
JULHO
Dia 06 - Texto: Pierre Nova - Lugares da Memória Apresentação: Diana e Maurilane
|
Agosto / 2010
|
02/08/2010
|
Encontros NIEPHE - 2º. Semestre de 2010
|
Quintas-feiras, das 9h às 12h Sala 110 - Bloco B
Agosto: Dia 05 – Café de boas-vindas, Novidades, Relatos de pesquisa, Apresentação de E.P. Thompson: vida e obra e Discussão de artigos publicados na Revista Projeto História - PUC-SP. Bibliografia: Revista Projeto História, da PUC-SP, número 12, de 1995. Acessar em: www.pucsp.br/projetohistoria. (Cada um poderia escolher ao menos dois artigos dentre esses para a leitura. Depois, ampliaremos a discussão na sala)
Artigos: - Por que dialogar com E. P. Thompson? (Esmeralda B. B. de Moura e Marcos Antonio Silva). - Razão e Desrazão em E. P. Thompson (Bill Schwarz). - E. P. Thompson e a Historiografia Brasileira: revisões críticas e projeções (José Carlos Barreiro). - E. P. Thompson - História e Política (Déa Fenelon) - E. P. Thompson: um personagem dissidente e libertário (Edgar De Decca)
Dia 19 - A Formação da classe operária, E.P. Thompson, vol1 Capítulo 1 e 2 - Rachel e Daniela
Dia 22 a 25 - Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação em São Luis, Maranhão.
Setembro: Dia 02 - Encontro com Laerthe Abreu Junior (Universidade de São João Del Rey) - Seminário sobre metodologia em cultura material escolar. Referência Bibliográfica: Artigo - Pro-Posições (v. 16, n.1 (46) jan/abr 2005) - "Apontamentos para uma metodologia em cultura material escolar" - Laerthe Abreu Junior. Dia 06 a 11 - Semana da Pátria.
Dia 16 - (14 a 16) Reunião do projeto Universal - Encontro com Anne-Marie Chartier.
Dia 30 – Relatório de Qualificação de Patrícia. - A Formação da classe operária, E.P. Thompson, vol1: Capítulo 3 e 4 - Ana e Patricia.
Outubro Dia 07 - (CANCELADO A PEDIDO DO GRUPO)
Dia 14 - A Formação da classe operária, E.P. Thompson, vol1: Capítulo 3 e 4 - Ana e Patricia
Dia 17 a 20 – ANPEd.
Dia 28 - Feriado (dia do funcionário público).
Novembro Dia 04 – A Formação da classe operária, E.P. Thompson, vol2: capítulos 1 (Exploração), 5(Padrões e experiências).
Dia 18 - - A Formação da classe operária, E.P. Thompson, vol3: capítulo 4 (Consciência de classe).
Dia 25 - Intergrupos
Dezembro Dia 09 - As Peculiaridades dos Ingleses e Outros Artigos, E.P. Thompson. (Será ainda definido o texto) + Encerramento
|
Março / 2010
|
04/03/2010
|
Encontros NIEPHE - 1º. Semestre de 2010
|
Março: Dia 04 - Café da manhã às 10 h. Em seguida, informes e definição do cronograma de atividades do 1° semestre de 2010.
Dia 18 - Apresentação e discussão de pesquisa. (Brasil – Argentina) Bibliografia: GVIRTZ, S.; VIDAL, Diana Gonçalves; BICCAS, M.. As reformas educativas como objeto de pesquisa em História Comparada da Educação na Argentina e no Brasil. In: VIDAL, Diana & ASCOLANI, Adrian (Org.). Reformas educativas no Brasil e na Argentina: ensaios de história comparada da educação (1820-2000). São Paulo: Ed. Cortez, 2009, p. 13-42.
Dia 25 – Museus Escolares. (Brasil, Portugal, França) Bibliografia: VIDAL, Diana G. Museus Pedagógicos e Escolares: inovação pedagógica e cultura material escolar no Império brasileiro. Conferência apresentada no IX CIHELA, Petrópolis, 20/11/2009.
Abril: Dia 8 – Presença de Professora convidada Maria Lucia Hilsdorf. Método João de Deus (Brasil – Portugal). Bibliografia: HILSDORF, M.L. Da circulação para a circularidade: propagação e recepção de idéias educacionais e pedagógicas no Oitocentos brasileiro. In: Pintassilgo, J. FREITAS, M.C., Mogarro, M.J. & CARVALHO, M.M.C. Historia da escola em Portugal e no Brasil. Lisboa: Edições Colibri, 2006, p. 65-88.
Dia 15 – Apresentação e discussão de pesquisa. Maria Ângela B. Salvadori. Bibliografia: CANCLINI, Nestor. Estudos sobre cultura: uma alternativa latinoamericana aos cultural studies. Porto Alegre, Revista FAMECOS, n.30, agosto 2006, p. 7-15. Disponível em . MARTINS, Ana Luiza. Da fantasia à história: folheando páginas revisteiras. História [on line], São Paulo, 22 (1): 59-79, 2003. Disponível em < www.scielo.br/pdf/his/v22n1/v22n1a03.pdf>.
Dia 29 – Presença da Professora convidada: Heloisa Pimenta Rosa Bibliografia: AISENSTEIN, Angela & ROCHA, Heloisa. A escolarização dos corpos entre fundações e reformas: Brasil e Argentina (1880-1940). In: VIDAL, Diana & ASCOLANI, Adrian (Org). Reformas educativas no Brasil e na Argentina: ensaios de história comparada da educação (1820-2000). São Paulo: Ed. Cortez, 2009, p. 161-204.
Maio: Dia 27 – Discussão do relatório de pesquisa de Renata e Denise.
Junho: Dia 10 - Discussão do projeto de Rosangela, planejamento dos Encontros do 2° Semestre de 2010 e confraternização de encerramento do 1º Semestre.
Dia 24 – Discussão do relatório de pesquisa de Ana e do projeto da Fabiana.
O horário das reuniões será de 14 às 18 horas - Sala 110 - Bloco B.
|
Junho / 2009
|
22/06/2009
|
Encontros do NIEPHE para o 2º semestre de 2009.
|
Agosto: 20- Café da manhã às 10 h. Em seguida, orientão coletiva com a Prof. Margarida Felgueiras.
Setembro: 17 – Discussão do relatório da Patrícia do projeto de Rachel. Outubro: 15- Apresentação do texto de qualificação de Marina e da pesqisa de campo de Maurilane.
Novembro: 05- Apresentação do relatório de pesquisa de Ana Costa e projeto de Rosangela.
Dezembro: 03- Relatos sobre o Iberoamericano, apresentação de projeto de Maria Angela e encerramento.
O horário das reuniões será de 10 às 12 horas, em função da disciplina da pós graduação oferecida pelas professoras Diana e Maria Ângela. |
Maio / 2009
|
19/05/2009
|
II Encontro Maranhense de História da Educação
|
II Encontro Maranhense de História da Educação Impressos, Leitura e Cultura Escolar - UFMA - 19 a 22 de maio de 2009
INSCRIÇÕES DE TRABALHOS DE 10/12/2009 A 30/01/2009
Para mais informações, acesse: http://www.nedhel.ufma.br/2encontro/ |
07/05/2009
|
Reuniões do NIEPHE em maio
|
07/05: Discussão do texto de qualificação da Renata Simões + 4ª parte de BOMFIM (1993, pp.121-232). Responsáveis> Marina e Inára)
21/05: Discussão da 5ª parte de BOMFIM (1993, pp.233-353). Responsáveis> Ana Costa e Patrícia)
BONFIM, Manuel. América Latina, Males e origens (1905). RJ: Topbooks, 1993.
|
Abril / 2009
|
02/04/2009
|
Reuniões do NIEPHE em abril
|
BONFIM, Manuel. América Latina, Males e origens (1905). RJ: Topbooks, 1993.
02/04: discussão da apresentação e 1ª parte do livro (pp. 09-50). Responsável> Rachel)
16/04:Discussão das 2ª e 3ª partes do livro (pp. 51-120). Responsáveis> Angela e Diana) |
Março / 2009
|
19/03/2009
|
Agenda parcial do 1º semestre
|
Leitura: BONFIM, Manuel. América Latina, Males e origens (1905). RJ: Topbooks, 1993. JÁ ESTÁ NO XEROX (pasta do Niephe)
Faremos as discussões das partes dos livros nas seguintes datas:
26/03: Discussão do texto de qualificação da Fabiana Nicolau
02/04: discussão da apresentação e 1ª parte do livro (pp. 09-50). Responsável> Rachel)
16/04:Discussão das 2ª e 3ª partes do livro (pp. 51-120). Responsáveis> Angela e Diana)
07/05: Discussão do texto de qualificação da Renata + 4ª parte (pp.121-232). Responsáveis> Marina e Inára)
21/05: Discussão da 5ª parte (pp.233-353). Responsáveis> Ana Costa e Patrícia)
04/06: a definir
18/06: a definir
Todas as reuniões serão na SALA 126 DO BLOCO B
|
Fevereiro / 2009
|
12/02/2009
|
1º Encontro de 2009
|
12/02/2009. Às 10h (sala a definir) - Café da manhã - Planejamento do semestre - Discussão dos projetos de Inára de Almeida Garcia Pinto e Fabiana Garcia Munhoz |
Janeiro / 2009
|
30/01/2009
|
FIM das Inscrições p/ o II Encontro Maranhense de História da Educação
|
INSCRIÇÕES DE TRABALHOS DE 10/12/2008 A 30/01/2009
II Encontro Maranhense de História da Educação Impressos, Leitura e Cultura Escolar - UFMA - 19 a 22 de maio de 2009
Para mais informações, acesse: http://www.nedhel.ufma.br/2encontro/ |
Julho / 2008
|
23/07/2008
|
Reuniões do NIEPHE - 2º sementre 2008
|
Agosto
14- das 10 às 12h: Café + relatos de Congresso, viagem e Intergrupos + programação do semestre + informes das novidades de projetos, bolsas e publicação. A discussão teórica acontecerá somente na disciplina. Nas reuniões do Niephe privilegiaremos o debate dos trabalhos em andamento e concluídos, a não a ser a sessão com o Gondra e com a Maria Angela.
Setembro
4- das 10 às 12h: Discussão de trabalho concluído e em andamento: Maria Luiza Cardoso.
18- das 10 às 12h. Discussão de trabalhos em andamento: Wiara Rosa e André Carazza
Outubro
2- das 10 às 12h: Participação Profª Alessandra Schueler (UERJ)
9- das 10 às 12h: Participação Profª Sandra Carli (Universidad de Buenos Aires)
16- das 10 às 12h: Participação Profª Silvina Gvirtz (Universidad de San Andrés)
Novembro
06- das 10 às 12h: Participação ProfºJosé Gonçalves Gondra (UERJ) Discussão sobre Foucault. Leitura do texto: GONDRA, José G. Paul-Michel Foucault: uma caixa de ferramentas para a História da Educação? In: FARIA FILHO, Luciano Mendes. Pensadores Sociais e História da Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2007.
Dezembro
11- das 10 às 12h: Participação Profª Maria Angela Borges Salvadori (USP) Leituras: THOMPSON, Edward P. ?A História Vista de Baixo? in As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas, SP: UNICAMP, 2001. p.185-20. THOMPSON, Edward P. Educação e experiência. In. Os Rôamanticos, a Inglaterra da era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 11-47. Encerramento + almoço
|
Dezembro / 2007
|
04/12/2007
|
Agenda para o 1o. semestre de 2008
|
Fevereiro - dia 28 - Presença de professor convidado Adrian Ascolani (Universidad de Rosario, Argentina)
Março - dia 13 - Discussão de texto: Chartier, Roger. La historia o la lectura del tiempo. Barcelona: Editorial Gedisa, 2007, p. 11- 47. Abril - dia 10 - Discussão de texto: Chartier, Roger. La historia o la lectura del tiempo. Barcelona: Editorial Gedisa, 2007, p. 48-93. dia 17 - Professor convidado
Maio - dia 08 - Discussão de textos sobre Estudos Comparados dia 15 - Discussão de textos sobre Estudos Comparados
Junho - dia 05 - Atividade a definir
Julho - dia 10 - Atividade a definir
|
Setembro / 2007
|
17/09/2007
|
Agenda do segundo semestre de 2007
|
Agosto Dia 07, das 10h às 17h – DEPAEPE, Marc. Vieja y nueva história de la educación. Barcelona: Octaedro, 2006, p. 9-46.
Dia 28 , das 10h às 17h – REVEL, Jacques. Jogos de escalas. A experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998, p. 15-38 e 151-172.
Setembro Dia 18 – Convite a professor visitante.
Outubro Dia 02, das 10h às 17h – FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1986, p.1-86.
Dia 16, das 10h às 17h - FOUCAULT, Michel. Ordem do Discurso.São Paulo: Loyola, 1996.
Dia 23 – Convite a professor-visitante.
Novembro Dia 13, das 10h às 17h – Apresentação das dissertações de Sandra e Márcia
Dia 27, das 10h às 17h – Apresentação da tese da Maria Luísa e das qualificações de Wiara e Thais.
|
Junho / 2007
|
26/06/2007
|
Reunião do NIEPHE
|
Caríssimos,
A próxima reunião do NIEPHE será dia 26, terça feira.
|
Abril / 2007
|
24/04/2007
|
Textos para o próximo encontro, 15 de maio de 2007.
|
Os 2 textos para o próximo encontro do NIEPHE são os seguintes:
SOUZA, Celina. "Estado do Campo" da pesquisa em políticas públicas no Brasil. RBCS, v. 18, n. 51, 2003.
MAINARDES, Jefferson.Abordagem do ciclo de políticas. Educação e Sociedade, v. 27, n. 94, 2006.
As professoras Diana ou Maurilane postarão o 3º texto. |
03/04/2007
|
Reunião do dia 10 de abril
|
De forma a manter o debate que iniciamos com o professor Marcos Freitas e esquentarmos a discussão com o professor Bruno Bontempi Jr., decidimos discutir os seguintes:
LEPENIES, Wolf. (1994). Introdução e Cap. 3 da Parte III (Disciplinas concorrentes: Sociologia e Ciência da História). As três culturas. EDUSP, p. 11-24 e 233-254.
BOBBIO, Norberto. (1997). Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. Tradução: Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: UNESP. (Deste ainda vamos selecionar o capítulo.)
Os textos estarão disponíveis na pasta do NIEPHE a partir de 04 de abril.
|
Março / 2007
|
30/03/2007
|
Reunião do dia 24 de abril
|
Nesse dia, estaremos recebendo o Professor Bruno Bontempi Jr, às 9h.
Os textos de discussão são: a) artigo que foi encaminhado por email ao grupo e
b) Bontempi Jr, Bruno. Em defesa de "legitimos interesses": o ensino secundário no discurso educacional de O Estado de S.Paulo (1946-1957). Revista Brasileira de História da Educação, nr. 12, jul/dez. 2006.
Como referências complementares, o professor indica: BOBBIO, Norberto. (1997). Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. Tradução: Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: UNESP.
BOURDIEU (2001). Por uma ciência das obras. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 3a ed. Trad. Mariza Corrêa. Campinas-SP: Papirus, pp. 53-90.
LEPENIES, Wolf. (1994). Las tres culturas. La sociología entre la literatura y la ciencia. Tradução de Júlio Colón. México, DF: Fondo de Cultura Económica. (mas há edição brasileira)
SIRINELLI, Jean-François. (1996). Os intelectuais. In: RÉMOND, René. Por uma história política. Tradução: Dora Rocha. Rio de Janeiro: UFRJ/FGV, pp. 231-270.
|
20/03/2007
|
Textos para o encontro do grupo dia 27 de março
|
No dia 27 de março discutiremos, com o professor Marcos Cezar, os seguintes textos:
FREITAS, M.C. "Fazer história da Educação com Gilberto Freire". In: FARIA FILHO, L. M.(org.) Pensadores Sociais e História da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FREITAS, M.C. A antropologia portuguesa e a cultura mental do analfabeto. In: Alunos rústicos, arcaicos e primitivos. São Paulo: Cortez, 2005.
FREITAS, M.C. A pesquisa educacional como questão intelectual na história da educação brasileira. In: Memória intelectual da educação brasileira. Edusf, 1999.
FREITAS, M.C. Os intelectuais da Educação, o espelho de própspero e suas instabilidades conceituais. In: ARAUJO, Marta. M. de A. Intelectuais, Estado e Educação. Natal: Editora da UFRN, 2006
|
Novembro / 2006
|
05/11/2006
|
IV Congresso Brasileiro de História da Educação
|
A Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), embora seja uma entidade fundada há pouco tempo (1999), já promoveu três congressos: o primeiro em 2000 (Sudeste); o segundo em 2002 (Nordeste); e o terceiro, em 2004 (Sul).
O IV CBHE será realizado no Centro-Oeste, de 05 a 08 de novembro de 2006, na cidade de Goiânia, sob a responsabilidade da Universidade Católica de Goiás (UCG), que honrada, vem envidando esforços no sentido de viabilizar, do melhor modo, esta importante tarefa.
A Comissão Organizadora IV CBHE tem, portanto, a grata satisfação de convocar os colegas pesquisadores e professores que atuam no campo da História da Educação para participarem deste evento.
|
Outubro / 2006
|
19/10/2006
|
ATENÇÃO PARA O ENCONTRO DOS MINI GRUPOS
|
O 1o encontro do mini-grupo "Negros" será dia 23 de novembro pela manha. O 2o encontro do mini-grupo "Sociabilidade" será dia 23 de novembro às 14 horas.
|
19/10/2006
|
Programção Completa - Minigrupos
|
Agenda do Niephe – 2º semestre de 2006
Agosto
10/08 - Das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professor Convidado: Luciano Mendes de Faria Filho.
17/08 – das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa. Das 14 às 17h 30m: Discussão do artigo: CHAPOULIE, Jean-Michel e BRIAND, Jean Pierre. A instituição escolar e a escolarização. Uma visão de conjunto. Educação e sociedade, ano XV, nr. 47, abril de 1994, p. 11-60 (Márcia).
21/08: Seminário Intergrupos - O Seminário ocorrerá de 21 a 24 de agosto de 2006, em Belo Horizonte (MG), sob os auspícios do GEPHE (FAE-UFMG).
24: Intergrupos - Possibilidade de encontros dos Grupos de Trabalhos por temas
31/08 – Intergrupos - Possibilidade de encontros dos Grupos de Trabalhos por temas
Setembro
07/09 – Feriado
08/09: II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica Tempos, narrativas e ficções
14/09 – Intergrupos - Possibilidade de encontros dos Grupos de Trabalhos por temas
21/09 - das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa. Neste horário vão acontecer encontros dos grupos específicos de estudo. O GT 4 estará se reunindo com o Marcus Vinicius pela manhã; O GT 6 estará se reunindo com Maurilane pela manhã;
Das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professor Convidado: Marcus Vinicius Fonseca.
24 a 28 de setembro de 2006: Semana de Educação da USP
15/10: ANPEd
Outubro
05/10 – Possibilidade de encontros dos Grupos de Trabalhos por temas
12/10 – Feriado
19/10 – ANPED
19/10 – Encontro Mini – Grupo e FOTOGRAFIA
26/10 - das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa. Na parte da manhã tem indicação de encontros do GT 4 e 5. Das 14 às 17h 30m: Daniela e Ana Cláudia
Novembro
02/11 – Feriado
05/11: IV Congresso Brasileiro de História da Educação
09/11 - das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professora Convidada (Elsie...)
16/11 - das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa. Das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professora Convidada Pilar
23/11 – Possibilidade de encontros dos Grupos de Trabalhos por temas Marcus Vinicuis – fechará o trabalho com o GT4 23/11 – Encontro Mini – Grupos: Negros (manhã) e Sociabilidade (tarde)
Dezembro
07/12 - - das 10 às 16h: Maria Luiza e André + Avaliação dos trabalhos do Grupo e planejamento.
|
15/10/2006
|
ANPEd
|
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) estará realizando a sua 29ª. Reunião Anual, no período de 15 a 18 de outubro de 2006. Este evento contemplará temáticas de interesse da comunidade científica e contará com conferências, mesas-redondas, debates, minicursos, apresentações de trabalhos e pôsteres, proporcionando a divulgação da produção acadêmica e o intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores, docentes e estudantes da pós-graduação na área da educação. |
Setembro / 2006
|
24/09/2006
|
Semana de Educação FEUSP
|
De 24 a 29 de setembro de 2006. Informações na página www.fe.usp.br. |
08/09/2006
|
II CIPA: Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica
|
O II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si propõe-se a dar continuidade aos debates acerca dos potenciais teóricos das fontes (auto) biográficas e seu estatuto epistemológico, além de tentar favorecer a multiplicação de perspectivas de análise das mesmas. Busca-se propiciar aproximações entre os domínios das artes, em especial a literatura e a formação, das ciências, em especial as humanas e dentre elas a história, a psicologia e a antropologia. Tal como no primeiro congresso, realizado na PUCRS, em Porto Alegre, de 08 a 11 de setembro de 2004, pretende-se reunir pesquisadores de diferentes universidades do país e do exterior, cujos trabalhos ocupam-se da temática e favorecer a apresentação e circulação de informações acerca de grupos e redes de investigação. |
Agosto / 2006
|
21/08/2006
|
IV Seminário Intergrupos
|
O Seminário ocorrerá de 21 a 24 de agosto de 2006, em Belo Horizonte (MG), sob os auspícios do GEPHE (FAE-UFMG). |
17/08/2006
|
Programação do Grupo no 2. semestre de 2006
|
10/08 - Das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professor Convidado: Luciano Mendes de Faria Filho.
17/08 – das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa. Das 14 às 17h 30m: Discussão do artigo: CHAPOULIE, Jean-Michel e BRIAND, Jean Pierre. A instituição escolar e a escolarização. Uma visão de conjunto. Educação e sociedade, ano XV, nr. 47, abril de 1994, p. 11-60 (Márcia).
21/09 - das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa. Das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professor Convidado: Marcus Vinicius Fonseca.
26/10 - das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa. Das 14 às 17h 30m: Daniela e Ana Cláudia
09/11 - das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professora Convidada: Elsie Rockwell
16/11 - das 10 às 12h: Encontros do NIEPHE - Professora Convidada Pilar Reverte
07/12 - das 10 às 16h: Maria Luiza e André + Avaliação dos trabalhos do Grupo
14/12 - Confraternização
|
|
|
|
|