Agenda de Eventos

Março / 2017
16/03/2017
  1º semestre - 2017
Abril

06- Discussão dos textos de Jaine e Daniela

20- Discussão sobre gênero (Textos de Joana Pedro e Adriana Piscitelli)

Maio

04- Discussão sobre gênero (Textos de Joan Scott e Michelle Perrot)

18- Discussão sobre gênero (Textos de Judith Butler, Angela Davis e Rebecca Rogers)

Junho

01- Discussão dos textos de Fabiana e Felipe

22- Discussão dos textos de Alexandre e Claudineia

Setembro / 2016
01/09/2016
  2º semestre - 2016
Setembro:

1- Primeira reunião do semestre

12 - Defesa do Alairton
- Defesa da Miriam

15- Discussão sobre o conceito de "civilização"

22- Discussão sobre o conceito de "civilização"


Outubro:

13- Discussão sobre o conceito de "civilização"

27- Discussão de textos: 1) Qualificação da Fabiana; 2) Projeto de pesquisa da Giorgia (IC); 3) Projeto de doutorado da Milen.

​Novembro:

24- Discussão de textos: 1) Capítulo tese Surya; 2) Capítulo tese Ariadne

Dezembro:

08- Discussão de textos: 1) Qualificação Nadjelena; 2) Projeto Ana Carolina

15- LANÇAMENTO DO LIVRO:
"DE MADEIRAS E ARTES DE FAZER FLECHAS: APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
(Biblioteca da FEUSP a partir das 15h)

Março / 2016
01/03/2016
  1º semestre - 2016
Março:
24- reunião com Laurent Gutierrez - 10h

Abril:
07- defesa Sandra
14- discussão dos projetos Josiane e Alexandre
28- discussão sobre História Transnacional
Maio:
12- discussão de artigos (Wiara e Denise)


Junho:
02- discussão de artigos (Claudineia e Ariadne) e continuação dos textos sobre História Transnacional
16- discussão dos textos Felipe (qualificação) e Vera (projeto)

Agosto / 2015
13/08/2015
  2º SEMESTRE 2015
13/08- Discussão do texto de qualificação Ariadne e construção da agenda do semestre

27/08- Discussão dos textos Claudinéia e Nadjelena

17/09- Qualificação Surya

08/10 – O direito à educação da Rosa Fátima

12/11 – Discussão dos textos da Alexandra, Bruno e Rafaela

3/12 - Discussão dos textos da Denise, Sandra e Alairton

10/12 - Reunião de fim de ano


Março / 2015
01/03/2015
  1º SEMESTRE 2015
26/março
Projetos - Felipe Moraes e Alairton
Capítulo da dissertação - Fernanda Franchini

23/abril
Qualificação - Érica Maldonado
Capítulo da dissertação - Miriam Fernandes

21/maio
Qualificação - Surya Pombo
Capítulo da dissertação - Fernanda Moraes

18/junho
Qualificação - Ari Ecar
Capítulo da tese - Rafaela Rabelo.

Setembro / 2014
01/09/2014
  2º SEMESTRE 2014
Calendário

Outubro:
16 - Workshop com programador do Labeduc
23- Discussão sobre associativismo (continuação)
30- Discussão de capítulos da tese da Fernanda Rezende.

Novembro:
13- Discussão dos projetos do Felipe e da Érica.
27- Discussão sobre associativismo (continuação)

Dezembro:
11- Confraternização

Maio / 2014
20/05/2014
  1º SEMESTRE - 2014
20/03 - 1ª reunião (definição do cronograma de atividades)

03/04 - Debate da comunidade - FEUSP - Eleição

10/04 - Discussão do texto de qualificação - Fernanda Franchini
- Início das discussões do tema Associativismo
- Texto: VISCARDI, Cláudia Maria Ribeiro. O estudo do mutualismo: algumas considerações historiográficas e metodológicas. Revista Mundos do Trabalho, vol. 2, n. 4, agosto-dezembro de 2010, p. 23-39.

24/04 - Continuação do tema: Associativismo
BATALHA, Cláudio. Cultura associativa no Rio de Janeiro da Primeira República. In. BATALHA, Cláudio, SILVA, Fernando Teixeira da, FORTES, Alexandre.Culturas de classe. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004, p. 95-119.
THOMPSON, E.P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Cap 1 e Cap 5.

22/05 - Discussão dos textos de qualificação Fernanda Moraes e Sandra Caldeira e de capítulos da dissertação de Anderson Caleffi.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Programação de Estudos sobre “História da Educação sobre a África Portuguesa

Abril
Dia 2 - O Roubo da História - Jack Goody – Introdução e Parte 1
1ª. parte - "Uma Genealogia Sociocultural" o autor estabelece quatro procedimentos para combater as visões etnocêntricas:
1. postura cética quanto a exclusividade europeia na invenção de instituições e valores como a democracia ou liberdade,
2. estudar a história a partir da base e não do presente;
3. dar a importância devida ao passado não europeu;
4. ter em mente "que até mesmo a espinha dorsal da historiografia - a localização dos fatos no tempo e no espaço - é variável, objeto de construção social, por isso sujeita a mudança."

Dia 9 – O Roubo da História – Parte 2
2ª. Parte - "Três Perspectivas Acadêmicas" o autor dedica-se à leitura crítica das obras de três grandes cientistas sociais: o biólogo e historiador da ciência Joseph Needham, que possui uma obra monumental lamentavelmente inédita em português chamada Science e Civilization in China (1954); o sociólogo alemão Norbert Elias e o historiador francês Fernand Braudel. Respectivamente são abordadas o desenvolvimento paralelo das ciências na Europa e na China até que no século XVI o Velho Mundo tomou a dianteira, enquanto a China teria estagnado.
Dia 23 – O Roubo da História - Parte 3
3ª. Parte - "Três Instituições e Valores"- trata das cidades, universidades, valores como igualdade, liberdade, individualismo e sentimentos como o amor. Naturalmente os europeus reivindicam exclusividade ou, na melhor das hipóteses, fizeram um "trabalho melhor" nestes campos. Novamente existem similitudes e, as cidades europeias possuem mais pontos de semelhança com as asiáticas do que pensa a vã filosofia. Algo parecido ocorre com as instituições de ensino superior, embora no Oriente pareça existir, em certas épocas, maior vigilância dos poderes religiosos quanto ao trabalho docente e liberdade de pensamento.
Maio
Dia 14 – Texto Ana Luisa sobre “Historiografia e História da Educação em São Tomé e Príncipe”
Dia 21 – Texto Maurilane sobre “História da Educação em Moçambique:
Jornal do Professor e a estratégia de formação de professores (1979 a 1982
Dia 28 – Texto Marcus Vinícuis – A História da Educação na Guiné Bissau: Revista Soronda
Junho
Dia 4 – Avaliação e Planejamento 2º. Semestre



Agosto / 2013
08/08/2013
  AGENDA - 2º SEMESTRE 2013
Agosto
29 - discussão de textos [Michel de Certeau]
VIDAL, Diana Gonçalves. "Michel de Certeau e a difícil arte de fazer história das práticas". In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores Sociais e História da Educação. Belo Horizonte, MG : Autêntica, 2011.
CERTEAU, Michel de. "Teoria e Método no Estudo das Práticas Cotidianas". In: SZMRECSANYI, Maria Irene (org). Cotidiano, Cultura Popular e Planejamento Urbano (Anais do Encontro). São Paulo, 1985 - FAU/USP.
CERTEAU, Michel de. "A operação historiográfica". In: CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2011.

Setembro
12 - discussão de textos [Roger Chartier]
BICCAS, Maurilane de Souza. "Roger Chartier: contribuições para a história da educação". In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de & LOPES, Eliane Marta Teixeira (orgs). Pensadores Sociais e História da Educação II. Belo Horizonte, MG : Autêntica, 2012.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietudes. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
19 - participação da prof. Silvia Finocchio (Universidad Nacional de La Plata, Argentina)

Outubro
10 - Evento com a participação do Prof. Dr. Karl Jürgen Schriewer (Humboldt-Universität zu Berlin, Alemanha).

Novembro
07 - discussão de textos [E. P. Thompson]
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. "Fazer história da educação com E.P. Thompson: trajetórias de um aprendizado". In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores Sociais e História da Educação. Belo Horizonte, MG : Autêntica, 2011.
THOMPSON, Edward Palmer. Os românticos: a Inglaterra na era revolucionária.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
THOMPSON, Edward Palmer. Senhores e Caçadores. A Origem da Lei Negra. Tradução: Denise Bottman. Coleção Oficinas da História: Paz e Terra, 1997.
ALVITO, Marcos. Edward Palmer Thompson: uma vida extra-muros. In: Brasil de Fato, 02/04/2012. http://www.brasildefato.com.br/content/edward-palmer-thompson-uma-vida-extra-muros (Acesso em 25 de fevereiro de 2013).

21 - Discussão do texto da Wiara (doutorado).

Julho / 2013
17/07/2013
  2º SEMESTRE - 2013
Primeiro encontro: 08/08 (5ª feira)
Horário: 14h
Sala: 137 (bloco B)


Fevereiro / 2013
07/02/2013
  1º SEMESTRE 2013
Primeiro encontro: 14/03 (5ª feira)
Horário: 14h
Sala: 102

Próximos encontros:

18/04 - Oficina de vídeo

09/05 - Projetos

13/06 - Prof. Boris Kossoy

Outubro / 2012
10/10/2012
  2º SEMESTRE DE 2012
21, 22, 23 e 24 de agosto de 2012/ FEUSP - INTERGRUPOS.

Próximos encontros:

Sala 129 bloco B - A partir das 14hs.

Setembro:

20 - Avaliação geral do Intergrupos; Apresentação de novos membros; Definição de tarefas e calendário.

27 - Participação da Profa. Margarida Louro Felgueiras (Portugal).

Outubro:
25 - Apresentação Angélica (doutorado)

Novembro:
8 - Participação do prof. Adrian Ascolani (Argentina).

Dezembro:
13 - Apresentação Alcides e Caleffi (mestrado) + encerramento.



Março / 2012
15/03/2012
  CALENDÁRIO
Março

Dia 14 - Retorno

Dia 28 - Wiara/ Fernanda


Abril

Dia 11 - CHAPOULIE, Jean-Michel e BRIAND, Jean Pierre. A instituição escolar e
a escolarização. Uma visão de conjunto. Educação e sociedade, ano XV,
nr. 47, abril de 1994.

Dia 18 - CHAPOULIE, Jean-Michel e BRIAND, Jean Pierre. A instituição escolar e
a escolarização. Uma visão de conjunto. Educação e sociedade, ano XV,
nr. 47, abril de 1994.

Dia 25 - Prof. Joaquim Pintassilgo


Maio

Dia 9 -

Fernanda Resende

Daniela Abreu

VEIGA, Cinthya Greive. A escolarização como projeto de civilização (Anped). http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE21/RBDE21_09_CYNTHIA_GREIVE_VEIGA.pdf

Dia 16 -

Angélica

Fabiana

FARIA FILHO, Luciano M. Escolarização, culturas e práticas escolares no
Brasil: elementos teórico-metodológicos de um programa de pesquisa. In: LOPES,Alice C. e MACEDO, Elizabeth. Disciplinas e integração curricular: história
e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 13-36.

FILHO, Luciano Mendes de Faria & VAGO, Tarcísio Mauro. Apresentação da Seção Especial Temática “Histórias de escolarização: reformas, currículos, disciplinas e práticas”. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.1, pp.5-9, Jan/Jun 2009.
Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/apres-historia.pdf


Junho

Dia 13 - BOURDIEU, Pierre. Sur L'État. Cours au Collège de France (1989-1992).

Dia 20 - BOURDIEU, Pierre. Sur L'État. Cours au Collège de France (1989-1992).

Fevereiro / 2012
03/02/2012
  RETORNO
1º ENCONTRO DE 2012

14 de março (quarta-feira)

14h

Nesse dia haverá um café da tarde. Cada um levará um prato/bebida.

Local: FEUSP
Sala: 102 Bloco B

Agosto / 2011
04/08/2011
  Encontros NIEPHE - 2º semestre de 2011
Quintas-feiras - 9h30 às 13h
SALA 109 - Bloco B - FEUSP


AGOSTO

Dia 18 - 1ª Reunião
SALA 110 - BLOCO B

Dia 25 - Apresentação de Pesquisa:

Patrícia: "Entre a ciência, a educação e o rádio"

Caleffi: "Palco de disputas: A educação em Santos no início da República"

Sandra: "Educação, Cultura Política e Estatística: Teixeira de Freitas e a homogeneização das estatísticas educacionais brasileiras"


SETEMBRO

Dia 22- Apresentação de Pesquisa: Raquel/ Ana Jesus


OUTUBRO

Dia 06 - Convidado: Adrián

Dia 27 - Convidado: Sandra Carli


NOVEMBRO

Dia 03 - Convidada: Heloisa Barbuy


DEZEMBRO

Dia 01 - Apresentação de Pesquisa: Rosana/ Dani

Dia 08 - Evento: "80 anos do Convênio Interadministrativo de Estatísticas Educacionais e Conexas"


Fevereiro / 2011
03/02/2011
  Encontros NIEPHE - 1º Semestre de 2011
Quartas-feiras, das 14h às 17h30
Sala 101 - Bloco A

MARÇO:

Dia 16 - Leitura Proposta:
XAVIER, Libânia. "Para além do campo educacional". Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

Dia 23 - Palestra - Profª Angela Aisenstein
"Intervenciones sobre el gusto y la salud. Educación alimentaria en el discurso pedagógico de entresiglos"


ABRIL

Dia 06 - Texto Fabiana
Apresentação: Pessoal UFGD

Dia 13 - Texto: Lourenço Filho (CE), Sampaio Dória (SP) e Carneiro Leão (RJ)
Apresentação: Daniela e Rosangela


Dia 27 - Participação Marcus Vinícius Fonseca
INDICAÇÃO DE LEITURA: "Perfil dos domicílios e grupos familiares com crianças nas escolas de Minas Gerais do século XIX".
(artigo disponível em: http://www.sbhe.org.br/ )


MAIO

Dia 04 - Fernando de Azevedo (SP, 1993), Anísio (RJ, 1931) e Erasmo Piloto (PR)
Apresentação:Patrícia e Renata

Dia 25 - Leitura Proposta:
BACKZO, Bronislaw. A Imaginação Social. Enciclopédia Einaudi.
Vol.5. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1984.
(Apresentação: Fernanda e Angélica)


JUNHO

Dia 08 - 15h
Presença da Profª Margarida Felgueiras
Conferência: "Os professores e suas imagens no início do século XX em Portugal (1900-1930)"

Dia 22 - Apresentação: Alessandra Furtado(UFGD)
Leituras Propostas:
"Limites e possibilidades de gerenciamento de acervos de memória em
escolas da rede pública de Dourado/MS: primeiros apontamentos" -
Poliana Gianello Santini

"História da expansão do ensino superior brasileiro: a dimensão político-
eleitoral da expansão das IES no Brasil (1995-2012)"
Coordenador: Prof. Dr. Reinaldo dos Santos



Dia 29 - Partipação Profº Rogério de Almeida

14h - SALA 102 - Bloco B

Leituras Propostas:
ALMEIDA, Rogério de. "Imaginário e Pós-Modernidade: Estudo mítico da representação social do corpo". In: Voos Revista Polidisciplinar Eletrônica da Faculdade Guairacá. vol. 2, ed. 1, jul/2010. p.21-37.

TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. "A obra de Gilbert Durand: Para pensar uma pedagogia do imaginário". Palestra proferida no Seminário: “Diálogos com Gilbert Durand – 50 anos de ‘Estruturas Antropológicas do Imaginário’, promovido pelo Centro de Estudos do Imaginário, Cultura e Educação – CICE/FEUSP, em 25/03/2010.

JULHO

Dia 06 - Texto: Pierre Nova - Lugares da Memória
Apresentação: Diana e Maurilane


Agosto / 2010
02/08/2010
  Encontros NIEPHE - 2º. Semestre de 2010
Quintas-feiras, das 9h às 12h
Sala 110 - Bloco B

Agosto:
Dia 05 – Café de boas-vindas, Novidades, Relatos de pesquisa, Apresentação de E.P. Thompson: vida e obra e Discussão de artigos publicados na Revista Projeto História - PUC-SP.
Bibliografia: Revista Projeto História, da PUC-SP, número 12, de 1995. Acessar em: www.pucsp.br/projetohistoria. (Cada um poderia escolher ao menos dois artigos dentre esses para a leitura. Depois, ampliaremos a discussão na sala)

Artigos:
- Por que dialogar com E. P. Thompson? (Esmeralda B. B. de Moura e Marcos Antonio Silva).
- Razão e Desrazão em E. P. Thompson (Bill Schwarz).
- E. P. Thompson e a Historiografia Brasileira: revisões críticas e projeções (José Carlos Barreiro).
- E. P. Thompson - História e Política (Déa Fenelon)
- E. P. Thompson: um personagem dissidente e libertário (Edgar De Decca)


Dia 19 - A Formação da classe operária, E.P. Thompson, vol1
Capítulo 1 e 2 - Rachel e Daniela

Dia 22 a 25 - Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação em São Luis, Maranhão.

Setembro:
Dia 02 - Encontro com Laerthe Abreu Junior (Universidade de São João Del Rey) - Seminário sobre metodologia em cultura material escolar.
Referência Bibliográfica:
Artigo - Pro-Posições (v. 16, n.1 (46) jan/abr 2005) - "Apontamentos para uma metodologia em cultura material escolar" - Laerthe Abreu Junior.

Dia 06 a 11 - Semana da Pátria.

Dia 16 - (14 a 16) Reunião do projeto Universal - Encontro com Anne-Marie Chartier.

Dia 30 – Relatório de Qualificação de Patrícia.
- A Formação da classe operária, E.P. Thompson, vol1: Capítulo 3 e 4 - Ana e Patricia.

Outubro
Dia 07 - (CANCELADO A PEDIDO DO GRUPO)

Dia 14 - A Formação da classe operária, E.P. Thompson, vol1: Capítulo 3 e 4 - Ana e Patricia


Dia 17 a 20 – ANPEd.

Dia 28 - Feriado (dia do funcionário público).

Novembro
Dia 04 – A Formação da classe operária, E.P. Thompson, vol2: capítulos 1 (Exploração), 5(Padrões e experiências).

Dia 18 - - A Formação da classe operária, E.P. Thompson, vol3: capítulo 4 (Consciência de classe).

Dia 25 - Intergrupos

Dezembro
Dia 09 - As Peculiaridades dos Ingleses e Outros Artigos, E.P. Thompson. (Será ainda definido o texto) + Encerramento



Março / 2010
04/03/2010
  Encontros NIEPHE - 1º. Semestre de 2010
Março:
Dia 04 - Café da manhã às 10 h. Em seguida, informes e definição do cronograma de atividades do 1° semestre de 2010.

Dia 18 - Apresentação e discussão de pesquisa. (Brasil – Argentina)
Bibliografia: GVIRTZ, S.; VIDAL, Diana Gonçalves; BICCAS, M.. As reformas educativas como objeto de pesquisa em História Comparada da Educação na Argentina e no Brasil. In: VIDAL, Diana & ASCOLANI, Adrian (Org.). Reformas educativas no Brasil e na Argentina: ensaios de história comparada da educação (1820-2000). São Paulo: Ed. Cortez, 2009, p. 13-42.

Dia 25 – Museus Escolares. (Brasil, Portugal, França)
Bibliografia: VIDAL, Diana G. Museus Pedagógicos e Escolares: inovação pedagógica e cultura material escolar no Império brasileiro. Conferência apresentada no IX CIHELA, Petrópolis, 20/11/2009.

Abril:
Dia 8 – Presença de Professora convidada Maria Lucia Hilsdorf. Método João de Deus (Brasil – Portugal).
Bibliografia: HILSDORF, M.L. Da circulação para a circularidade: propagação e recepção de idéias educacionais e pedagógicas no Oitocentos brasileiro. In: Pintassilgo, J. FREITAS, M.C., Mogarro, M.J. & CARVALHO, M.M.C. Historia da escola em Portugal e no Brasil. Lisboa: Edições Colibri, 2006, p. 65-88.

Dia 15 – Apresentação e discussão de pesquisa. Maria Ângela B. Salvadori.
Bibliografia: CANCLINI, Nestor. Estudos sobre cultura: uma alternativa latinoamericana aos cultural studies. Porto Alegre, Revista FAMECOS, n.30, agosto 2006, p. 7-15. Disponível em .
MARTINS, Ana Luiza. Da fantasia à história: folheando páginas revisteiras. História [on line], São Paulo, 22 (1): 59-79, 2003. Disponível em < www.scielo.br/pdf/his/v22n1/v22n1a03.pdf>.

Dia 29 – Presença da Professora convidada: Heloisa Pimenta Rosa
Bibliografia: AISENSTEIN, Angela & ROCHA, Heloisa. A escolarização dos corpos entre fundações e reformas: Brasil e Argentina (1880-1940). In: VIDAL, Diana & ASCOLANI, Adrian (Org). Reformas educativas no Brasil e na Argentina: ensaios de história comparada da educação (1820-2000). São Paulo: Ed. Cortez, 2009, p. 161-204.

Maio:
Dia 27 – Discussão do relatório de pesquisa de Renata e Denise.

Junho:
Dia 10 - Discussão do projeto de Rosangela, planejamento dos Encontros do 2° Semestre de 2010 e confraternização de encerramento do 1º Semestre.

Dia 24 – Discussão do relatório de pesquisa de Ana e do projeto da Fabiana.

O horário das reuniões será de 14 às 18 horas - Sala 110 - Bloco B.


Junho / 2009
22/06/2009
  Encontros do NIEPHE para o 2º semestre de 2009.
Agosto:
20- Café da manhã às 10 h. Em seguida, orientão coletiva com a Prof. Margarida Felgueiras.

Setembro:
17 – Discussão do relatório da Patrícia do projeto de Rachel.

Outubro:
15- Apresentação do texto de qualificação de Marina e da pesqisa de campo de Maurilane.

Novembro:
05- Apresentação do relatório de pesquisa de Ana Costa e projeto de Rosangela.

Dezembro:
03- Relatos sobre o Iberoamericano, apresentação de projeto de Maria Angela e encerramento.

O horário das reuniões será de 10 às 12 horas, em função da disciplina da pós graduação oferecida pelas professoras Diana e Maria Ângela.

Maio / 2009
19/05/2009
  II Encontro Maranhense de História da Educação
II Encontro Maranhense de História da Educação
Impressos, Leitura e Cultura Escolar - UFMA - 19 a 22 de maio de 2009

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS DE 10/12/2009 A 30/01/2009

Para mais informações, acesse:
http://www.nedhel.ufma.br/2encontro/
07/05/2009
  Reuniões do NIEPHE em maio

07/05: Discussão do texto de qualificação da Renata Simões + 4ª parte de BOMFIM (1993, pp.121-232). Responsáveis> Marina e Inára)

21/05: Discussão da 5ª parte de BOMFIM (1993, pp.233-353). Responsáveis> Ana Costa e Patrícia)

BONFIM, Manuel. América Latina, Males e origens (1905). RJ: Topbooks, 1993.

Abril / 2009
02/04/2009
  Reuniões do NIEPHE em abril
BONFIM, Manuel. América Latina, Males e origens (1905). RJ: Topbooks, 1993.

02/04: discussão da apresentação e 1ª parte do livro (pp. 09-50). Responsável> Rachel)

16/04:Discussão das 2ª e 3ª partes do livro (pp. 51-120). Responsáveis> Angela e Diana)

Março / 2009
19/03/2009
  Agenda parcial do 1º semestre
Leitura: BONFIM, Manuel. América Latina, Males e origens (1905). RJ: Topbooks, 1993.
JÁ ESTÁ NO XEROX (pasta do Niephe)

Faremos as discussões das partes dos livros nas seguintes datas:

26/03: Discussão do texto de qualificação da Fabiana Nicolau

02/04: discussão da apresentação e 1ª parte do livro (pp. 09-50). Responsável> Rachel)

16/04:Discussão das 2ª e 3ª partes do livro (pp. 51-120). Responsáveis> Angela e Diana)

07/05: Discussão do texto de qualificação da Renata + 4ª parte (pp.121-232). Responsáveis> Marina e Inára)

21/05: Discussão da 5ª parte (pp.233-353). Responsáveis> Ana Costa e Patrícia)

04/06: a definir

18/06: a definir

Todas as reuniões serão na SALA 126 DO BLOCO B

Fevereiro / 2009
12/02/2009
  1º Encontro de 2009
12/02/2009. Às 10h (sala a definir)
- Café da manhã
- Planejamento do semestre
- Discussão dos projetos de Inára de Almeida Garcia Pinto e Fabiana Garcia Munhoz

Janeiro / 2009
30/01/2009
  FIM das Inscrições p/ o II Encontro Maranhense de História da Educação
INSCRIÇÕES DE TRABALHOS DE 10/12/2008 A 30/01/2009

II Encontro Maranhense de História da Educação
Impressos, Leitura e Cultura Escolar - UFMA - 19 a 22 de maio de 2009


Para mais informações, acesse:
http://www.nedhel.ufma.br/2encontro/

Julho / 2008
23/07/2008
  Reuniões do NIEPHE - 2º sementre 2008
Agosto

14- das 10 às 12h: Café + relatos de Congresso, viagem e Intergrupos + programação do
semestre + informes das novidades de projetos, bolsas e publicação. A discussão teórica
acontecerá somente na disciplina. Nas reuniões do Niephe privilegiaremos o debate dos
trabalhos em andamento e concluídos, a não a ser a sessão com o Gondra e com a Maria Angela.


Setembro

4- das 10 às 12h: Discussão de trabalho concluído e em andamento: Maria Luiza Cardoso.

18- das 10 às 12h. Discussão de trabalhos em andamento: Wiara Rosa e André Carazza

Outubro

2- das 10 às 12h: Participação Profª Alessandra Schueler (UERJ)

9- das 10 às 12h: Participação Profª Sandra Carli (Universidad de Buenos Aires)

16- das 10 às 12h: Participação Profª Silvina Gvirtz (Universidad de San Andrés)


Novembro

06- das 10 às 12h: Participação ProfºJosé Gonçalves Gondra (UERJ)
Discussão sobre Foucault. Leitura do texto: GONDRA, José G. Paul-Michel Foucault: uma caixa de ferramentas para a História da Educação? In: FARIA FILHO, Luciano Mendes. Pensadores Sociais e História da Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2007.


Dezembro

11- das 10 às 12h: Participação Profª Maria Angela Borges Salvadori (USP)
Leituras:
THOMPSON, Edward P. ?A História Vista de Baixo? in As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas, SP: UNICAMP, 2001. p.185-20.
THOMPSON, Edward P. Educação e experiência. In. Os Rôamanticos, a Inglaterra da era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 11-47.
Encerramento + almoço

Dezembro / 2007
04/12/2007
  Agenda para o 1o. semestre de 2008
Fevereiro - dia 28 - Presença de professor convidado Adrian Ascolani (Universidad de Rosario, Argentina)

Março - dia 13 - Discussão de texto: Chartier, Roger. La historia o la lectura del tiempo. Barcelona: Editorial Gedisa, 2007, p. 11- 47.

Abril - dia 10 - Discussão de texto: Chartier, Roger. La historia o la lectura del tiempo. Barcelona: Editorial Gedisa, 2007, p. 48-93.
dia 17 - Professor convidado

Maio - dia 08 - Discussão de textos sobre Estudos Comparados
dia 15 - Discussão de textos sobre Estudos Comparados

Junho - dia 05 - Atividade a definir

Julho - dia 10 - Atividade a definir

Setembro / 2007
17/09/2007
  Agenda do segundo semestre de 2007
Agosto
Dia 07, das 10h às 17h – DEPAEPE, Marc. Vieja y nueva história de la educación. Barcelona: Octaedro, 2006, p. 9-46.

Dia 28 , das 10h às 17h – REVEL, Jacques. Jogos de escalas. A experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998, p. 15-38 e 151-172.

Setembro
Dia 18 – Convite a professor visitante.

Outubro
Dia 02, das 10h às 17h – FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1986, p.1-86.

Dia 16, das 10h às 17h - FOUCAULT, Michel. Ordem do Discurso.São Paulo: Loyola, 1996.

Dia 23 – Convite a professor-visitante.

Novembro
Dia 13, das 10h às 17h – Apresentação das dissertações de Sandra e Márcia

Dia 27, das 10h às 17h – Apresentação da tese da Maria Luísa e das qualificações de Wiara e Thais.


Junho / 2007
26/06/2007
  Reunião do NIEPHE
Caríssimos,

A próxima reunião do NIEPHE será dia 26, terça feira.


Abril / 2007
24/04/2007
  Textos para o próximo encontro, 15 de maio de 2007.

Os 2 textos para o próximo encontro do NIEPHE são os seguintes:

SOUZA, Celina. "Estado do Campo" da pesquisa em políticas públicas no Brasil.
RBCS, v. 18, n. 51, 2003.

MAINARDES, Jefferson.Abordagem do ciclo de políticas. Educação e Sociedade, v. 27, n. 94, 2006.

As professoras Diana ou Maurilane postarão o 3º texto.
03/04/2007
  Reunião do dia 10 de abril
De forma a manter o debate que iniciamos com o professor Marcos Freitas e esquentarmos a discussão com o professor Bruno Bontempi Jr., decidimos discutir os seguintes:

LEPENIES, Wolf. (1994). Introdução e Cap. 3 da Parte III (Disciplinas concorrentes: Sociologia e Ciência da História). As três culturas. EDUSP, p. 11-24 e 233-254.

BOBBIO, Norberto. (1997). Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. Tradução: Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: UNESP. (Deste ainda vamos selecionar o capítulo.)

Os textos estarão disponíveis na pasta do NIEPHE a partir de 04 de abril.

Março / 2007
30/03/2007
  Reunião do dia 24 de abril
Nesse dia, estaremos recebendo o Professor Bruno Bontempi Jr, às 9h.

Os textos de discussão são:
a) artigo que foi encaminhado por email ao grupo e

b) Bontempi Jr, Bruno. Em defesa de "legitimos interesses": o ensino secundário no discurso educacional de O Estado de S.Paulo (1946-1957). Revista Brasileira de História da Educação, nr. 12, jul/dez. 2006.

Como referências complementares, o professor indica:
BOBBIO, Norberto. (1997). Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. Tradução: Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: UNESP.

BOURDIEU (2001). Por uma ciência das obras. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 3a ed. Trad. Mariza Corrêa. Campinas-SP: Papirus, pp. 53-90.

LEPENIES, Wolf. (1994). Las tres culturas. La sociología entre la literatura y la ciencia. Tradução de Júlio Colón. México, DF: Fondo de Cultura Económica. (mas há edição brasileira)

SIRINELLI, Jean-François. (1996). Os intelectuais. In: RÉMOND, René. Por uma história política. Tradução: Dora Rocha. Rio de Janeiro: UFRJ/FGV, pp. 231-270.




20/03/2007
  Textos para o encontro do grupo dia 27 de março
No dia 27 de março discutiremos, com o professor Marcos Cezar, os seguintes textos:

FREITAS, M.C. "Fazer história da Educação com Gilberto Freire". In: FARIA FILHO, L. M.(org.) Pensadores Sociais e História da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FREITAS, M.C. A antropologia portuguesa e a cultura mental do analfabeto. In: Alunos rústicos, arcaicos e primitivos. São Paulo: Cortez, 2005.

FREITAS, M.C. A pesquisa educacional como questão intelectual na história da educação brasileira. In: Memória intelectual da educação brasileira. Edusf, 1999.

FREITAS, M.C. Os intelectuais da Educação, o espelho de própspero e suas instabilidades conceituais. In: ARAUJO, Marta. M. de A. Intelectuais, Estado e Educação. Natal: Editora da UFRN, 2006

Novembro / 2006
05/11/2006
  IV Congresso Brasileiro de História da Educação
A Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), embora seja uma entidade fundada há pouco tempo (1999), já promoveu três congressos: o primeiro em 2000 (Sudeste); o segundo em 2002 (Nordeste); e o terceiro, em 2004 (Sul).

O IV CBHE será realizado no Centro-Oeste, de 05 a 08 de novembro de 2006, na cidade de Goiânia, sob a responsabilidade da Universidade Católica de Goiás (UCG), que honrada, vem envidando esforços no sentido de viabilizar, do melhor modo, esta importante tarefa.

A Comissão Organizadora IV CBHE tem, portanto, a grata satisfação de convocar os colegas pesquisadores e professores que atuam no campo da História da Educação para participarem deste evento.

Outubro / 2006
19/10/2006
  ATENÇÃO PARA O ENCONTRO DOS MINI GRUPOS
O 1o encontro do mini-grupo "Negros" será dia 23 de novembro pela manha.
O 2o encontro do mini-grupo "Sociabilidade" será dia 23 de novembro às 14 horas.
19/10/2006
  Programção Completa - Minigrupos
Agenda do Niephe – 2º semestre de 2006

Agosto

10/08 - Das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professor Convidado: Luciano Mendes de Faria Filho.

17/08 – das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa.
Das 14 às 17h 30m: Discussão do artigo: CHAPOULIE, Jean-Michel e BRIAND, Jean Pierre. A instituição escolar e a escolarização. Uma visão de conjunto. Educação e sociedade, ano XV, nr. 47, abril de 1994, p. 11-60 (Márcia).

21/08: Seminário Intergrupos - O Seminário ocorrerá de 21 a 24 de agosto de 2006, em Belo Horizonte (MG), sob os auspícios do GEPHE (FAE-UFMG).


24: Intergrupos - Possibilidade de encontros dos Grupos de Trabalhos por temas

31/08 – Intergrupos - Possibilidade de encontros dos Grupos de Trabalhos por temas

Setembro

07/09 – Feriado

08/09: II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica Tempos, narrativas e ficções

14/09 – Intergrupos - Possibilidade de encontros dos Grupos de Trabalhos por temas

21/09 - das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa.
Neste horário vão acontecer encontros dos grupos específicos de estudo.
O GT 4 estará se reunindo com o Marcus Vinicius pela manhã;
O GT 6 estará se reunindo com Maurilane pela manhã;

Das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professor Convidado: Marcus Vinicius Fonseca.

24 a 28 de setembro de 2006: Semana de Educação da USP


15/10: ANPEd

Outubro

05/10 – Possibilidade de encontros dos Grupos de Trabalhos por temas


12/10 – Feriado


19/10 – ANPED

19/10 – Encontro Mini – Grupo e FOTOGRAFIA


26/10 - das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa.
Na parte da manhã tem indicação de encontros do GT 4 e 5.
Das 14 às 17h 30m: Daniela e Ana Cláudia

Novembro

02/11 – Feriado

05/11: IV Congresso Brasileiro de História da Educação

09/11 - das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professora Convidada
(Elsie...)

16/11 - das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa.
Das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professora Convidada Pilar

23/11 – Possibilidade de encontros dos Grupos de Trabalhos por temas
Marcus Vinicuis – fechará o trabalho com o GT4
23/11 – Encontro Mini – Grupos: Negros (manhã) e Sociabilidade (tarde)

Dezembro

07/12 - - das 10 às 16h: Maria Luiza e André + Avaliação dos trabalhos do Grupo e planejamento.

15/10/2006
  ANPEd
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) estará realizando a sua 29ª. Reunião Anual, no período de 15 a 18 de outubro de 2006. Este evento contemplará temáticas de interesse da comunidade científica e contará com conferências, mesas-redondas, debates, minicursos, apresentações de trabalhos e pôsteres, proporcionando a divulgação da produção acadêmica e o intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores, docentes e estudantes da pós-graduação na área da educação.

Setembro / 2006
24/09/2006
  Semana de Educação FEUSP
De 24 a 29 de setembro de 2006. Informações na página www.fe.usp.br.
08/09/2006
  II CIPA: Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica
O II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si propõe-se a dar continuidade aos debates acerca dos potenciais teóricos das fontes (auto) biográficas e seu estatuto epistemológico, além de tentar favorecer a multiplicação de perspectivas de análise das mesmas. Busca-se propiciar aproximações entre os domínios das artes, em especial a literatura e a formação, das ciências, em especial as humanas e dentre elas a história, a psicologia e a antropologia. Tal como no primeiro congresso, realizado na PUCRS, em Porto Alegre, de 08 a 11 de setembro de 2004, pretende-se reunir pesquisadores de diferentes universidades do país e do exterior, cujos trabalhos ocupam-se da temática e favorecer a apresentação e circulação de informações acerca de grupos e redes de investigação.

Agosto / 2006
21/08/2006
  IV Seminário Intergrupos
O Seminário ocorrerá de 21 a 24 de agosto de 2006, em Belo Horizonte (MG), sob os auspícios do GEPHE (FAE-UFMG).
17/08/2006
  Programação do Grupo no 2. semestre de 2006
10/08 - Das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professor Convidado: Luciano Mendes de Faria Filho.

17/08 – das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa.
Das 14 às 17h 30m: Discussão do artigo: CHAPOULIE, Jean-Michel e BRIAND, Jean Pierre. A instituição escolar e a escolarização. Uma visão de conjunto. Educação e sociedade, ano XV, nr. 47, abril de 1994, p. 11-60 (Márcia).

21/09 - das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa.
Das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professor Convidado: Marcus Vinicius Fonseca.

26/10 - das 10 às 12h: Atividades internas (elaboração de projetos) e discussão de das descobertas da pesquisa.
Das 14 às 17h 30m: Daniela e Ana Cláudia

09/11 - das 14 às 17h 30m: Encontros do NIEPHE - Professora Convidada: Elsie Rockwell

16/11 - das 10 às 12h: Encontros do NIEPHE - Professora Convidada Pilar Reverte

07/12 - das 10 às 16h: Maria Luiza e André + Avaliação dos trabalhos do Grupo

14/12 - Confraternização





NIEPHE - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP
Avenida da Universidade, 308 - Bloco A - 2º Andar - Sala 219 - CEP 05508-040 - Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira - São Paulo/SP
Telefone: 55 (11) 3091-3195 - Ramal 282. Página melhor visualizada em resolução 800 x 600 pixels. Design e Programação: Viveiro Internet