2007 - IV Intercâmbio entre Grupos de Pesquisa em História da Educação - INTERGRUPOS

O Seminário Intergrupos é uma iniciativa de cinco grupos de pesquisas em história da educação ligados às Faculdades de Educação da USP (NIEPHE), UFGM (GEPHE), UNESP Araraquara (GEPCE), UERJ (NEPHE) e UFPR (PPGE).

Tem por objetivo congregar alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado de forma a integrar pesquisas e procedimentos de investigação, além de socializar trabalhos em andamento e permitir a visita a centros de documentação e memória, arquivos, bibliotecas e museus dos quatro estados envolvidos, tendo em vista a troca de experiência e o aprimoramento da investigação científica.

O V Seminário Intergrupos será sediado na Faculdade de Educação da USP entre 23 e 25 de julho de 2007, sendo organizado pelo NIEPHE. As atividades incluem: mesas redondas, debates e apresentação de pesquisa e visitas ao Arquivo do Estado de São Paulo, ao Instituto de Estudos Brasileiros e ao Centro de Memória da Educação da FEUSP.



PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Dia 23 de julho (segunda-feira): Faculdade de Educação (USP)

9h-9h e 30 min - Recepção dos Intercambistas (BLOCO B SALA 116 2o. ANDAR)
9h e 30 min-10h - Café acadêmico
10h - Mesa-redonda: Trajetórias e experiências em História da Educação
Profa. Dra. Maria Lucia Spedo Hilsdorf (USP)
Profa. Dra. Maurilane de Souza Biccas (USP)
12h e 30 min-14h - Almoço
14h-18h - GT Apresentação dos projetos de pesquisa dos intercambistas.

24 de julho (terça-feira):

9h e 30 min-12h e 30 min - Visita ao Instituto de Estudos Brasileiros (USP)
12h e 30 min-14h - Almoço
14h-18h - Visita ao Arquivo do Estado de São Paulo

25 de julho (quarta-feira): Faculdade de Educação (USP)

9h e 30 min-12h e 30 min - GT Questões de pesquisa
12h e 30 min-14h - Almoço
14h-15h - Visita ao Centro de Memória da Educação (FEUSP)
15h-15 e 30 min - Café
15h e 30 min- 18h - Avaliação e encerramento

26 de julho (quinta-feira): Viagem a Taubaté

8h - Saída de São Paulo
10h- 12h- Visita ao Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da UNITAU
12h- 13h e 30 min - Almoço
13h e 30 min- 15h - Visita ao Arquivo e Museu Histórico de Taubaté
15h e 30 min-17h e 30 min - Recepção pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Práxis Contemporânea (NIPPC) no Departamento de Ciências Sociais e Letras (UNITAU)
18h - Retorno a São Paulo



DINÂMICA DOS TRABALHOS

GT: Apresentação dos projetos de pesquisa dos intercambistas:
Serão constituídas três sessões simultâneas de apresentação de projetos, cada uma contando com a presença de um intercambista de cada Grupo de Pesquisa e um coordenador/relator, além da assistência. Os trabalhos desenvolver-se-ão da seguinte forma:
a) rodada inicial de apresentação de todos os participantes da sessão.
b) comunicação dos projetos por parte dos intercambistas. Cada sessão contará com a apresentação de cinco trabalhos, que terão aproximadamente 25 minutos para exposição.
c) discussão.
d) levantamento de problemas a serem debatidos no GT "Questões de pesquisa".

GT: Questões de pesquisa:
Serão constituídas três sessões simultâneas para debate de questões relativas à pesquisa, levantadas no GT "Apresentação dos projetos de pesquisa dos intercambistas". Os trabalhos desenvolver-se-ão da seguinte forma:
a) rodada inicial de apresentação de todos os participantes da sessão.
b) apresentação das questões por parte da relatoria.
c) debate aberto,
d) sistematização da discussão para a Sessão de Avaliação e encerramento.



AVISOS IMPORTANTES

O NIEPHE acolherá três intercambistas de cada Grupo de Pesquisa, providenciando-lhes hospedagem e alimentação, durante o período do Encontro. Apenas estes intercambistas apresentarão seus projetos como comunicação no GT "Apresentação dos projetos de pesquisa dos intercambistas". No entanto, os demais integrantes dos grupos poderão participar das Sessões e GTs. Todos os participantes, com ou sem apresentação de comunicação, deverão preencher a ficha de inscrição com o resumo de seus projetos, disponível no link Expediente. Após o preenchimento, a ficha deverá ser encaminhada para Rachel Abdala no email rachel.abdala@uol.com.br até dia 25 de junho (impreterivelmente). Todos resumos recebidos serão publicados na página do NIEPHE.

HOTEL
Estão reservados os quartos no Hotel Filadélfia (http://www.filadelfiahotel.com.br/), em nome da Faculdade de Educação. São 4 quartos triplos.

CHEGADA EM SÃO PAULO E DESLOCAMENTO ATÉ O HOTEL
Vocês podem chegar ao hotel por duas maneiras metrô-ônibus e ônibus.
Na Rodoviária, na Avenida Cruzeiro do Sul, uma das saídas da estação Tietê, vocês podem pegar o ônibus Jaçanã/Cidade Universitária. Ele passa na Av. Cardeal Arcoverde e, inclusive, vai até a USP. Na Av. Cardeal Arcoverde, dar o sinal após a Rua Pedroso de Morais. Pedir ao cobrador para descer na esquina da Rua Cunha Gago, que já é a rua do Hotel.
Caso queiram pegar o metrô-ônibus, no terminal Tietê, devem pegar o metrô - linha azul sentido Jabaquara e descer na estação Paraíso (onde há conexão com a linha verde). Pegar o metrô (linha verde) sentido Vila Madalena, descer na estação Sumaré. Sair pela Rua Oscar Freire e seguir para a Av. Cardeal Arcoverde (dois quarteirões em linha reta da saída da estação). Na Av. Cardeal Arcoverde, vocês podem pegar o Butantã USP e pedir ao trocador para descer na Cardeal esquina com Cunha Gago.

PARA CHEGAR A FACULDADE DE EDUCAÇÃO-USP
Para ir a Universidade poderão pegar qualquer ônibus Butantã USP ou Cidade Universitária, na Av. Cardeal Arcoverde. O ponto da Faculdade de Educação é o primeiro após a entrada no campus.

Boa viagem e SEJAM BEM-VINDOS!!!!

Ver Caderno de Resumos






NIEPHE - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP
Avenida da Universidade, 308 - Bloco A - 2º Andar - Sala 219 - CEP 05508-040 - Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira - São Paulo/SP
Telefone: 55 (11) 3091-3195 - Ramal 282. Página melhor visualizada em resolução 800 x 600 pixels. Design e Programação: Viveiro Internet