A Superintendência de Gestão Ambiental criou um Programa de Incentivo à Sustentabilidade na USP que teve por objetivo apoiar financeiramente projetos de ensino, pesquisa, extensão e  gestão  acadêmica que promovam a sustentabilidade socioambiental nos campi da USP.  Como princípios norteadores do Programa que apoiam esta proposta, podemos citar:

- a promoção de um ambiente saudável dentro do campus;

- a conscientização do público interno sobre a importância e as alternativas para a conservação dos recursos naturais na Universidade;

- o incentivo para a utilização de critérios de sustentabilidade em projetos de construção e recuperação de edifícios e áreas urbanizadas.

Inicialmente, estava prevista uma área de convivência nesta cobertura do prédio anexo 1 da FDUSP, no entanto, após uma reunião com a Superintendência do Espaço Físico da Universidade de São Paulo – SEF, foram necessárias algumas revisões. Entre elas, decidiu-se pela aprovação inicial da proposta como revestimento, uma vez que seria necessário tomar medidas de segurança e acessibilidade para indicar o uso como área de convivência. O orçamento restrito e o curto período para término do projeto limitaram a viabilidade de implantação da ideia original.

A equipe do projeto é formada por parcerias entre:

 - Profa. Patrícia Iglesias – Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto/ FDUSP

- Profa. Dra. Lara Leite Barbosa – NOAH- Núcleo Habitat sem Fronteiras/FAUUSP

- Arquit. Me. MSc. José Carlos Guerra Júnior – Laboratório de Culturas Construtivas/FAUUSP