As experimentações com a fibra de bananeira, principalmente, visam coletar informações diversas junto aos grupos sociais vulneráveis aos impactos de eventos associados às chuvas. Consideramos ainda a inclusão de dados fornecidos por funcionários da prefeitura, especialmente do Departamento de Agricultura e funcionários públicos ou de ONgs que atuam no local. Para tal coleta foi organizado um workshop que ocorreu nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2014, durante o dia inteiro no Quilombo de Ivaporunduva do município de Eldorado. Na cidade de Eldorado o Workshop contou com o auxílio do coordenador de Infraestrutura da ONg CEPCE- Centro de Educação, Profissionalização, Cidadania e Empreendedorismo, Alain Mantchev para a divulgação do evento junto à comunidade quilombola e com a assistência da atual diretora do Departamento Social da Prefeitura, Patrícia de M. A. Almeida. Tal função foi posteriormente substituída pela funcionária do Departamento de Agricultura, Erica Helena da Silva Pedroso, moradora do Quilombo de Ivaporunduva.

Com relação à população diretamente ligada a esta proposta, focamos a comunidade afetada por frequentes desastres relacionados às chuvas que desabrigam e desalojam pessoas no Vale do Ribeira, tendo a cidade de Eldorado como estudo de caso inicial. Por outro lado, há um potencial a ser explorado, com o qual pretendemos trabalhar: o uso da fibra de bananeira. Portanto, selecionaremos as pessoas que já trabalham com a fibra de bananeira, seja com trançados (artesãos, em geral) ou com o papel (em uma recente fabrica instalada no distrito industrial de Eldorado, onde ocorreria o Workshop).

O sub-projeto proposto pela Pesquisa de Cultura e Extensão, relacionado com os estudos sobre fibras vegetais, terminará em agosto de 2014 tem por objetivo geral a produção de um manual instrutivo que habilite pessoas afetadas pelas enchentes no Vale do Ribeira a produzirem componentes construtivos com fibras vegetais.

Os objetivos específicos deste evento foram: realizar estudos e testes sobre os processos produtivos com fibras vegetais visando possíveis aplicações em elementos construtivos para arquitetura emergencial.

BARBOSA, L. L.; DELANEZ, L. G.; CABRAL, E. H. M.; VACCARI, M. S. 3º Workshop NOAH‐ Atividades participativas para experimentação com fibras vegetais. Relatório. São Paulo: NOAH/ FAU‐USP, 2014.