Diversidade em CiênciaPodcasts

NO ‘DIVERSIDADE EM CIÊNCIA’ (RÁDIO USP), MARIA LÚCIA DA SILVA FALA SOBRE A LEI 10.639 E A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO BRASIL

[A entrevista foi ao ar no sábado, dia 6 de abril, às 14 horas, na Rádio USP]

No ‘Diversidade em Ciência’, Ricardo Alexino Ferreira entrevista a professora, doutora em Educação, Maria Lucia da Silva, do Programa Observatório da Educação, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Durante a entrevista Maria Lúcia faz reflexões sobre a lei 10.639, que determina o ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras nos currículos escolares e demonstra preocupação com o conservadorismo político brasileiro do atual governo em relação à Educação. “Com o retrocesso político, a lei 10.639 corre riscos e por isso precisamos ficar vigilantes para que os direitos adquiridos e as questões étnico-raciais não sejam destruídas”, afirma.

Ela também irá falar sobre a sua pesquisa, tema de seu doutorado, “Memória dos professores negros e negras da Unilab: tecendo saberes e práxis antirracista”, que é sobre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), instituição pública criada em 2011 e considerada um projeto pioneiro que integra e forma estudantes dos países africanos de língua portuguesa e sua interseção com o Brasil.

Maria Lúcia é também coordenadora do Núcleo de Estudos Étnico-raciais do conjunto de faculdades FMU-Fiam-Faam.

O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e os Direitos Humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, sendo reapresentado às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da Reitoria da USP, Ricardo Alexino Ferreira com operação de áudio de João Carlos Megale.

O ‘Diversidade em Ciência’ é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

Texto e foto: Ricardo Alexino Ferreira