Diversidade em CiênciaPodcasts

No ‘Diversidade em Ciência’ (Rádio USP), Rosane Borges fala sobre imaginário e representação da mulher negra

[A entrevista foi ao ar na segunda-feira, dia 13 de maio, às 13 horas com reapresentações na terça-feira, dia 14, às duas horas da manhã e no sábado, dia 18, às 14 horas.]

No ‘Diversidade em Ciência’, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Rosane da Silva Borges, pós-doutora, pela Escola de Comunicações e Artes da USP, que teve como tema imaginário e representação da mulher negra.

No programa, Rosane Borges irá falar sobre o papel histórico da mulher negra e a construção da sua identidade na contemporaneidade e como o racismo estrutural atinge duplamente a mulher negra, em gênero e etnia.

“Esse tipo de racismo violenta a mulher negra até mesmo nos serviços públicos de Saúde, onde os médicos têm no imaginário que ela é mais resistente à dor do parto e, por isso, em falta de anestesia, priorizam as parturientes brancas”, afirma.

Segundo ela, a mulher negra é discriminada nas questões afetivas; no mercado de trabalho e em outros espaços, onde ainda é vítima cotidianamente do machismo, apesar de ser muitas vezes arrimo de família e criar os filhos sozinha.

Rosane Borges é autora-organizadora dos livros “Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro” (Editora Imprensa Oficial); “Mídia e racismo” (Editora DP), dentre outros.

É também articulista dos sites Observatório da Imprensa; Geledés e Áfricas e é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Em sua carreira recebeu os prêmios “Destaque Acadêmico”, da Câmara Brasileira de Cultura (2018); “Presença Negra”, do Coletivo de Artistas e Intelectuais Ligados à Cultura (2016) e Homenagem do grupo “Fala Preta!”, pelo compromisso com a população negra (2006).

O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e os Direitos Humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da Reitoria da USP Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

O ‘Diversidade em Ciência’ é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

Texto: Ricardo Alexino Ferreira

Foto: João Carlos Megale.