Diversidade em CiênciaPodcasts

No ‘Diversidade em Ciência’ (RÁDIO USP), Marcos Paulo da Silva fala sobre critérios de noticiabilidade (ou como situações podem virar notícia)

[A entrevista vai ao ar no sábado, dia 3 de agosto, às 14 horas, na Rádio USP]

No ‘Diversidade em Ciência’, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o jornalista Marcos Paulo da Silva, professor do Centro de Humanas e Sociais, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que irá falar sobre o jornalismo e os seus critérios de noticiabilidade.

Os critérios de noticiabilidade têm sido bastante discutidos na contemporaneidade, principalmente pela percepção de que fatos podem se tornar ou não notícia, conforme os valores que lhes são atribuídos. “Valores esses que podem estar associados a interesses diversos, a grupos sociais, políticos e outros”, afirma Marcos Paulo.

Marcos Paulo da Silva é autor do livro “Critérios de Noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações”, pela Editora Insular e co-autor do livro “Grandes Famílias de Lençóis Paulista e Macatuba”, pela Editora Jornal Folha Popular.

Defendeu, em 2013, a tese de doutorado “A construção cultural da narrativa noticiosa: noticiabilidade, representação simbólica e regularidade cotidiana”, conjuntamente na Universidade Metodista de São Paulo e na Syracuse University, em Nova Iorque. E a dissertação de mestrado, em 2007, “A representação da Segunda Guerra Mundial em um semanário do interior paulista. O Eco (1939-1944) ”, na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e os Direitos Humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

O ‘Diversidade em Ciência’ é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

Texto: Ricardo Alexino Ferreira
Foto: João Carlos Megale.