Professor Alexandre Barbosa lança livro que debate América Latina e jornalismo
Painel com docente da ECA e jornalistas convidados marca o lançamento do livro que analisa a exclusão da América Latina como categoria de seleção e construção de notícias.

O livro Por uma teoria latino-americana e decolonial de Jornalismo será lançado no dia 31 de agosto, às 16 horas, no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Organizado pela empresa Jornalismo Júnior, o evento contará com o autor do livro, o professor Alexandre Barbosa (CJE), e com as jornalistas convidadas Karla Burgoa, do podcast Quipus e Cláudia Alexandre, integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.
A obra é fruto das pesquisas do Pós-Doutorado do professor Alexandre Barbosa, realizado na Unesp entre 2021 e 2022. A partir das reflexões da pesquisa, em conjunto com os resultados do Doutorado e do Mestrado feitos na USP, esse trabalho amplia os estudos sobre os fatores que excluem a América Latina como categoria de seleção e construção de notícias.
A proposta é atualizar as pesquisas sobre os critérios de noticiabilidade, um dos pontos centrais da Teoria do Jornalismo, a partir do olhar latino-americano e da análise decolonial. A constatação é que a América Latina pode ser considerada relevante, tanto para a imprensa das classes populares, como para a indústria jornalística.
A publicação traz a definição de América Latina a partir de conceitos decoloniais que entendem que são latino-americanas as nações com as mesmas características históricas, econômicas e geopolíticas. Em seguida, também à luz dos estudos decoloniais, apresenta a Teoria Latino-americana e Decolonial do Jornalismo como guia de análise da comunicação jornalística feita na América Latina.
As ilustrações da capa foram criadas pela estudante de Jornalismo da ECA-USP, Aldrey Olegario. O prefácio do livro foi escrito pela professora associada da Unesp, Maria Cristina Gobbi.
O painel de lançamento, “Estratégias contra a solidão da América Latina nos meios de comunicação”, além de discutir a obra, vai apresentar as trajetórias de atuação das jornalistas convidadas: Karla Burgoa é boliviana e iniciou a carreira no Rio Grande do Norte. Em São Paulo, atua como correspondente para veículos jornalísticos, reportando tanto para a Bolívia, como para o Brasil. Já Cláudia Alexandre é Doutora e Mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP com pesquisa sobre religiões de matriz africana. As publicações de Cláudia abordam africanidades culturais, memórias e religiosidades afro-indígenas.
O livro está disponível para venda no link da editora Frutificando:
_________________________________________________________________________
Serviço:
Lançamento do livro Por uma teoria latino-americana e decolonial de Jornalismo (Rio de Janeiro: Editora Frutificando, 2023)
Painel: “Estratégias contra a solidão da América Latina nos meios de comunicação”, com Alexandre Barbosa, Karla Burgoa e Cláudia Alexandre.
Data: 31/08, quinta-feira
Horário: 16h
Local: Auditório Freitas Nobre – Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE-ECA-USP)
Organização: Jornalismo Júnior – empresa de Jornalismo dos estudantes da ECA-USP
_________________________________________________________________________
Integrantes do painel
Karla Burgoa
Instagram: @karlaburgoa
Jornalista plurinacional, andina e potiguar, com foco em imigrações andinas e cobertura midiática da América Latina. Correspondente internacional Bolívia-Brasil. Criadora do Podcast “Quipus”.
Claudia Alexandre
Instagram: @claualex16
Jornalista, radialista, ativista antirracista. Doutora e Mestre em Ciência da Religião (PUC-SP). Integrante da Cojira-SP (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo) e dos coletivos Ojú Obinrin – Observatório de Mulheres Negras e Mobiliza Saracura Vai-Vai.
Docente da Pós-graduação em Teologia e Cultura Afro-Brasileira (Pós-Unbuntu), nas disciplinas de Racismo, Gênero, Sexualidade e Educação; gestora em Políticas Públicas em Relações Étnico-raciais. Pesquisadora de tradições e cultura afro-brasileira, sambas e escolas de samba, na linha de Representações e Comportamentos em religiosidades de matrizes africanas e tradições indígenas. Foi Assessora Especial da Fundação Cultural Palmares para a Conferência Mundial de Combate ao Racismo (África do Sul 2001); Assessora de Comunicação do Museu Afro-Brasil SP.. É Diretora de Comunicação do Vedacit Vôlei Guarulhos (Associação Social Esportiva Índios Guaru), na qual desenvolve a gestão de Comunicação e Relacionamento com a Mídia esportiva pautando a valorização das Diversidades. Parte de suas publicações abordam Africanidades Culturais, Memórias e religiosidades afro-indígenas. Seu livro mais recente é Orixás no Terreiro Sagrado do Samba – Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai.
Audrey Olegario
Instagram: @aldrey.olegario
Autora das ilustrações da capa do livro “Por uma teoria latino-americana e decolonial de Jornalismo”
Estudante de jornalismo da Universidade de São Paulo e participante do projeto de educação midiática “Foca nas Mídias”, da ECA-USP. E também se aventura no mundo das ilustrações nas horas livres.
Alexandre Barbosa
Instagram: @prof_alexandrebarbosa
Autor do livro “Por uma teoria latino-americana e decolonial de Jornalismo” (Frutificando, 2023). Professor contratado da ECA-USP para as disciplinas Laboratório de Jornalismo – Revista e História do Jornalismo. Pós-doutor em Ciências da Comunicação (Unesp), Doutor em Ciências da Comunicação (USP), Mestre em Jornalismo Comparado (USP), Especialista em Jornalismo Internacional (PUC-SP), Jornalista (UMESP). Pesquisador do Celacc (Centro de Estudos Latino-americanos sobre Comunicação e Cultura). Atualmente é redator SEO para o blog Conexão123. Também é autor do livro “A Solidão da América Latina na Indústria Jornalística Brasileira” e organizador dos livros “Jornalismo em Gêneros” (ECA-USP), volumes I a IV.

Editora Frutificando
@editorafrutificando
Link da pré-venda do livro
https://www.editorafrutificando.com.br/por-uma-teoria-latino-americana-e-decolonial-do-jornalismo