Mostras

Inscrições abertas para a 2a. Mostra de Fotojornalismo Universitário

Foto em destaque

Uma das fotografias selecionadas para a 1a. edição da mostra, em 2019: Maria Valdelice Cruz Barbosa, atualmente com 39 anos, exerce tripla jornada, dividindo seu tempo entre o emprego de Guarda Municipal na prefeitura de Juazeiro do Norte, suas funções de dona de casa, cuidando de suas duas filhas, e a atividade desportiva,como maratonista. Participante ativa das corridas realizadas no interior do Nordeste brasileiro, ela já conquistou vários prêmios, tendo ainda participado da corrida de São Silvestre, na cidade de São Paulo. Foto: Alex Sandro dos Santos Vieira, 2017. UFCA – Universidade Federal do Cariri.

Informamos a abertura de inscrições para a segunda edição da “Mostra de Fotojornalismo Universitário”, que será realizada de forma on-line este ano.

Mantendo o objetivo de dar visibilidade à produção fotojornalística de estudantes de instituições universitárias brasileiras, sejam elas de natureza pública ou privada, esta segunda edição é promovida pela parceria entre o Grupo de Pesquisa em Políticas da Imagem, do Departamento de Jornalismo e Editoração – ECA/USP, e o Labfoto – Laboratório de Fotografia da FACOM/UFBA.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 03/11/2020, somente por docentes da área, aos quais solicitamos o encaminhamento de até três imagens, com temática livre, de autoria de seus discentes e produzidas no âmbito das disciplinas de fotojornalismo ou fotografia.

Os procedimentos de inscrição e o cronograma do evento estão detalhados abaixo.

2a. Mostra de Fotojornalismo Universitário – ECA/USP e FACOM/UFBA

1. Inscrições abertas aos cursos brasileiros de graduação na área de comunicação. As imagens, obrigatoriamente produzidas por discentes, deverão ser encaminhadas por um docente responsável até 03/11/2020.

2. Para fins de seleção, cada docente poderá encaminhar até três imagens, de temática livre, que deverão ser enviadas ao e-mail fotojornalismouniversitario@gmail.com, em formato JPEG e lado maior com até 1000 pixels.

[IMPORTANTE]

a) No e-mail, indicar a sigla da instituição no campo “assunto” (subject).

b) Cada arquivo anexado deve ser intitulado com a sigla da instituição e numerado (ex.: USP 1.jpeg, USP 2.jpeg, USP 3.jpeg).

3. No corpo do e-mail, deverá ser indicada uma legenda para cada foto, de até 500 toques cada, contendo:

a) nome do arquivo e, opcionalmente, um título para a imagem;

b) breve texto referenciando a pauta que originou a imagem;

c) indicação do autor (nome completo do discente, instituição e e-mail);

d) nome completo do docente responsável;

e) quando for o caso, nome do veículo laboratorial ao qual a imagem foi destinada.

4. A seleção final das imagens ficará a cargo da comissão curatorial composta por Ana Taís Martins Portanova Barros (UFRGS), José Afonso da Silva Jr. (UFPE) e Rodrigo Rossoni (UFBA), e será informada até o dia 25/11/2020. Como não se trata de mostra competitiva, fica assegurada a seleção de ao menos uma imagem para cada instituição inscrita.

5. A mostra terá início em  01/12/2020 e permanecerá em cartaz até o dia 31/01/2021, no website do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP.

6. A ECA/USP, como instituição criadora e promotora do evento, providenciará, após o término da exposição, certificados de participação dos docentes (como curadores) e discentes (como expositores).

7. A inscrição no evento já define, por parte dos autores, a concordância em relação ao uso das imagens selecionadas para a divulgação da exposição, que poderá ser realizada por meios eletrônicos ou impressos.

8. Maiores dúvidas podem ser direcionadas ao e-mail fotojornalismouniversitario@gmail.com

03/11 – Prazo para envio de até três imagens por docente

25/11- Divulgação do resultado final da seleção

01/12/2020 a 31/01/2021 – Período da exposição on-line

ECA/USP
São Paulo, 01 de outubro de 2020.