Nota do CJE sobre a criação da Cátedra Otávio Frias Filho

O Conselho do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em sua reunião ordinária realizada no dia 2 de março de 2021, tendo em vista a repercussão causada pela criação da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, fruto da parceria entre o jornal Folha de S.Paulo e a Universidade de São Paulo, debateu o assunto com a presença dos professores André Chaves de Melo Silva e Cláudio Júlio Tognolli, que estão à frente desse projeto. As informações prestadas na referida reunião foram as seguintes:

1 – O professor Cláudio Júlio Tognolli informou que a Cátedra resulta de uma articulação pessoal e de uma iniciativa particular. O professor entrou em contato com conhecidos da direção do jornal Folha de S.Paulo para discutir a implantação de tal projeto. O professor informou também que levou a proposta à direção do IEA (Instituto de Estudos Avançados), que concordou em abrigar institucionalmente a Cátedra. E, por fim, o professor Tognolli informou que convidou o professor André Chaves de Melo Silva para integrar, junto com ele, a coordenação da Cátedra.

2 – A chefia e o Conselho do Departamento ressaltam os princípios da universidade pública e informam que não participaram ou foram informados em nenhum momento da elaboração do projeto. Também não ficaram esclarecidas as bases e contrapartidas da parceria e o porquê de a iniciativa ter sido realizada sem qualquer diálogo com o departamento e apenas diretamente com o IEA (Instituto de Estudos Avançados). Diante dessas informações, o Conselho esclarece que:

a-) O projeto da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação. Democracia e Diversidade é de iniciativa e responsabilidade exclusiva dos professores envolvidos, do IEA e da Folha de S.Paulo;

b-) O Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP não tem nenhuma participação e responsabilidade sobre este projeto uma vez que a proposta não passou por nenhuma consulta ou discussão prévia em instância departamental (Conselho e/ou chefia);

c-) O Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP informa que atualmente não oferece disciplinas na sua grade curricular bancadas institucionalmente por empresas jornalísticas e que a relação do departamento com tais empresas será objeto de futuras discussões entre docentes e discentes.