Diversidade em CiênciaPodcasts

Diversidade em Ciência: Gislene Aparecida dos Santos fala sobre periferias e seus aspectos territoriais e simbólicos

Segundo Gislene, a definição de periferia leva em conta a noção dessas áreas tanto quanto territórios como quanto no sentido de regiões não centrais das cidades, sem esquecer de ampliar o escopo para seus moradores, tidos como periféricos

Por Ricardo Alexino Ferreira
Jornal da USP, em 01/03/2021

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Gislene Aparecida dos Santos, professora associada, livre-docente, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e coordenadora do Grupo de Pesquisa nPeriferias, do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Gislene é autora dos livros Reconhecimento, utopia, distopia: os sentidos da política de cotas raciais (editoras Fapesp/Annablume);  Mulher negra. Homem branco: um breve estudo do feminino negro (editora Pallas);  A invenção do ser negro: um percurso das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. Estudos sobre ética. A construção de ideias e valores na sociedade e educação (editoras Educ/Pallas/Fapesp); Universidade, formação, cidadania (editora Cortez).


Diversidade em Ciência

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio