Alcar Sudeste 2022Notícias

Alcar Sudeste 2022 abre inscrições para a participação em oficinas e palestras

Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) reforça o convite para pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento para participarem do VII Encontro Regional Sudeste de História da Mídia,  a ser realizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2022, de forma presencial e gratuita.

Durante o evento principal com as mesas de debate, apresentação de trabalho nos GT também ocorrerá PALESTRAS E OFICINAS nos dois dias. Para a inscrição prévia, acesse o formulário no link:  https://forms.gle/j7MUhX9NSmghQpUN7

SESSÃO 1 – 30 de novembro de 2022, 15 até 19 horas

– Apresentações e gravações no Auditório do DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE E TURISMO DA ECA-USP

Coordenação: Felipe Parra (USP)

OBS: as apresentações serão de, no máximo, 45 minutos por trabalho. A coordenação definirá a dinâmica das apresentações mediante o número de participantes presentes no local. Uma sala extra será disponibilizada aos ministrantes de palestras e oficinas, caso seja necessário.

Lucas Martins Néia

Palestra: Como a ficção televisiva moldou um país: uma história cultural da telenovela brasileira

Beatriz Buschel Pasqualino

Oficina: Podcast jornalístico: da concepção à publicação

Laura Sanábio Freesz Rezende

Palestra: As narrativas e a construção da memória no jornalismo em quadrinhos

Talita Souza Magnolo

Oficina: As possibilidades de pesquisa na Hemeroteca Digital: recuperação, ressignificação e reconstrução da história da mídia

Marco Bonito

Palestra: Mídia deficiente para pessoas com deficiência

Rogério Artoni

Oficina: Metodologia PESO – como utilizar a mídia de forma estratégica nas agências de comunicação

SESSÃO 2 – 1º de dezembro de 2022, 14 até 19 horas

– Apresentações e gravações no Auditório do DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE E TURISMO DA ECA-USP

Coordenação: Larissa Conceição dos Santos (UniPampa/USP)

OBS: as apresentações serão de, no máximo, 45 minutos por trabalho. A coordenação definirá a dinâmica das apresentações mediante o número de participantes presentes no local. Uma sala extra será disponibilizada aos ministrantes de palestras e oficinas, caso seja necessário.

Marcos Hiller

Oficina de Estrategistas de Comunicação de Marcas

Frederico Reis Pacheco

Palestra: Big Data e Inteligência Artificial na pesquisa em Marketing

Samara Sanches Brochado

Oficina: Diálogos entre Interseccionalidade e a Teoria da Reprodução Social

Beatriz de Paula Menani

Palestra: As transformações do uso das imagens na Mídia Digital a partir das obras de Byung-Chul Han

Igor Waltz

Oficina: Desinformação científica: desafios comunicacionais do passado e do presente

Maria Guilhermina Franco Alvarez, David García Martul e Luciano Guimarães

Palestra: As eleições de 2022 no Brasil na perspectiva da mídia espanhola