Alcar Sudeste 2022 abre inscrições para a participação em oficinas e palestras
A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) reforça o convite para pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento para participarem do VII Encontro Regional Sudeste de História da Mídia, a ser realizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2022, de forma presencial e gratuita.
Durante o evento principal com as mesas de debate, apresentação de trabalho nos GT também ocorrerá PALESTRAS E OFICINAS nos dois dias. Para a inscrição prévia, acesse o formulário no link: https://forms.gle/j7MUhX9NSmghQpUN7
SESSÃO 1 – 30 de novembro de 2022, 15 até 19 horas
– Apresentações e gravações no Auditório do DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE E TURISMO DA ECA-USP
Coordenação: Felipe Parra (USP)
OBS: as apresentações serão de, no máximo, 45 minutos por trabalho. A coordenação definirá a dinâmica das apresentações mediante o número de participantes presentes no local. Uma sala extra será disponibilizada aos ministrantes de palestras e oficinas, caso seja necessário.
Lucas Martins Néia
Palestra: Como a ficção televisiva moldou um país: uma história cultural da telenovela brasileira
Beatriz Buschel Pasqualino
Oficina: Podcast jornalístico: da concepção à publicação
Laura Sanábio Freesz Rezende
Palestra: As narrativas e a construção da memória no jornalismo em quadrinhos
Talita Souza Magnolo
Oficina: As possibilidades de pesquisa na Hemeroteca Digital: recuperação, ressignificação e reconstrução da história da mídia
Marco Bonito
Palestra: Mídia deficiente para pessoas com deficiência
Rogério Artoni
Oficina: Metodologia PESO – como utilizar a mídia de forma estratégica nas agências de comunicação
SESSÃO 2 – 1º de dezembro de 2022, 14 até 19 horas
– Apresentações e gravações no Auditório do DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE E TURISMO DA ECA-USP
Coordenação: Larissa Conceição dos Santos (UniPampa/USP)
OBS: as apresentações serão de, no máximo, 45 minutos por trabalho. A coordenação definirá a dinâmica das apresentações mediante o número de participantes presentes no local. Uma sala extra será disponibilizada aos ministrantes de palestras e oficinas, caso seja necessário.
Marcos Hiller
Oficina de Estrategistas de Comunicação de Marcas
Frederico Reis Pacheco
Palestra: Big Data e Inteligência Artificial na pesquisa em Marketing
Samara Sanches Brochado
Oficina: Diálogos entre Interseccionalidade e a Teoria da Reprodução Social
Beatriz de Paula Menani
Palestra: As transformações do uso das imagens na Mídia Digital a partir das obras de Byung-Chul Han
Igor Waltz
Oficina: Desinformação científica: desafios comunicacionais do passado e do presente
Maria Guilhermina Franco Alvarez, David García Martul e Luciano Guimarães
Palestra: As eleições de 2022 no Brasil na perspectiva da mídia espanhola