Com-ArteEditoraçãoEventosLivrosNotícias

Lançamento: “Literatura e Direitos Humanos”, de Laura Mascaro – COM-ARTE

A Com-Arte tem o prazer de convidar para o lançamento da obra Literatura e Direitos Humanos, escrito por Laura Mascaro. O evento acontece no espaço da Livraria Tapera Taperá, no centro de São Paulo, neste sábado, dia 9 de dezembro, a partir das 18h.

A obra começa propondo uma ressignificação dos direitos humanos, expande o debate da literatura como construtora de visões de mundo e de si próprio, e combina os dois entendendo que a literatura é um meio crucial de promoção e efetivação dos direitos humanos. Como escreve Boaventura de Sousa Santos para a orelha da obra, é “um livro inovador e ambicioso. Combina a grande tradição filosófica ocidental, na qual se destacam nomes como Heidegger, Sartre e Gadamer, e a grande tradição literária, predominantemente brasileira, em que brilham Antonio Candido e Clarice Lispector. Um livro ao mesmo tempo especializado e sedutor que promove um encontro entre dois mundos durante muito tempo incomunicáveis, a filosofia do direito e a literatura. A aposta é ganha ao identificar na literatura os pressupostos normativos e existenciais dos direitos humanos. Abrem-se insondáveis pistas para outras literaturas e oraturas capazes de identificar o mundo dos nadas de que falava Galeano, o vasto mundo daqueles e daquelas que, na prática, não são sujeitos de direitos humanos, são antes objeto dos discursos de direitos humanos”. A obra faz parte da coleção Universidade e Sociedade, que visa à edição de pesquisas universitárias voltadas para os problemas sociais brasileiros com uma perspectiva multidisciplinar.

A autora Laura Mascaro é graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mestre pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da mesma instituição e Doutora em Literatura Francesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com período sanduíche na Université Paris III – Sorbonne Nouvelle. Sua tese de doutorado Memória e Verdade em La Douleur de Marguerite Duras foi indicada para os prêmios Tese Destaque USP – 2018 e CAPES Tese – 2018. Atualmente é coordenadora do grupo “Violência em Tempos Sombrios” (NEV-USP) e atua como docente no ensino superior.

Venha participar da celebração desta obra conosco! Contaremos com a presença da autora para um bate-papo e sessão de autógrafos. O livro poderá ser adquirido no dia do lançamento por R$ 90,00.

Editora Com-Arte
( 11 3091- 4016 | * editoracomarte@usp.br