Notícias

ECA e MAE homenageiam cronista de Piraju, com curadoria do professor Luciano Maluly

A Escola de Comunicações e Artes e o Centro Regional de Arqueologia Ambiental Mario Neme do Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos da Universidade de São Paulo, apresentam a Exposição Literária CARLINHOS BARREIROS, O CRONISTA DE PIRAJU, que ficará aberta ao público de segunda à  sexta-feira, das 9 às 17 horas, até o dia 31 de março de 2024.

A exposição retrata os principais momentos da vida e da obra do pirajuense Carlinhos Barreiros, considerado um dos principiais personagens da cidade. “Esta exposição literária é uma homenagem ao professor e escritor que traduziu  a contracultura local por meio de prosa e paixões”, revela Luciano Victor Barros Maluly, professor do curso de Jornalismo da Universidade de São Paulo e curador da Exposição.

A atividade conta com o apoio cultural da Folha de Piraju e dos Departamentos de Cultura e Educação da Estância Turística de Piraju (SP). A organização é do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (ALTERJOR) do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP.

QUEM É CARLINHOS BARREIROS?

Carlos Alberto Barreiros nasceu em Piraju (SP), aos 30 de janeiro de 1945 em Aquário ascendência Touro. Filho de Lauro Barreiros e Yvonne de Oliveira Barreiros carrega nas veias resquícios de sangue europeu: português misturado com italiano. Estudou nas escolas Ataliba Leonel (nas antigas primeira à quarta séries) e Cel. Nhonhô Braga (antigos ginasial e curso normal, hoje Pedagogia), ambas em Piraju. Fez Tiro de Guerra um ano antes do golpe militar e ingressou no magistério público em 1968 em Fartura, SP. Ficou dez anos morando em São Paulo, lecionando em Diadema (grande SP), no Grupo Escolar de Vila Nogueira, sempre para as quartas séries. Antes disso passou por Timburi (SP) e depois Tejupá (SP) em escolinhas da zona rural.

Em 1984, Barreiros chegou ao Moreira Porto, escola tradicional de Piraju onde lecionou por onze anos até se aposentar em 1995, aos 50 anos. Passou a colaborar com o jornal Folha de Piraju na qualidade de cronista, colunista de temas culturais e jornalista no início dos anos 1990. Depois estendeu suas atividades ao jornal Observador (crônicas, críticas literárias e cinematográficas) , assim como no recém-lançado Jornal da Cidade, em 2002, onde editorava e publicava a página “Radar”, dedicada à cultura pop; no mesmo ano lançou seu livro de contos “Insânia: O Lado Escuro da Lua”, com boas vendas e respaldo positivo em mídias locais e até na rede MTV.

Jornalista desde 5 de março de 2002 (MTB 32930) ganhou, em 22 de novembro de 2006 o concurso de contos da FAFIP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju na categoria “Literatura: Poesias Contos Crônicas” com o texto “Sade no Sertão”. Atualmente, Carlinhos Barreiros colabora com o jornal online e portal Folha de Piraju e com os blogues Farol Notícias, da cidade de Itaí, SP, onde publica crônicas semanais, e Piraju USP, na Universidade de São Paulo.

No meio tempo, estuda e revisa os originais de seu próximo livro, “Freak Show: Parque das Aberrações”, ainda inédito. É leitor voraz, fã de Stephen King, Jo Nesbo, J K Rowlling, Jorge Amado, Ana Paula Maia e Mario Vargas Llosa, destaques entre as centenas de nomes de sua vasta biblioteca.

Em suas crônicas,  o universo feminino é retratado com a sutileza das grandes estrelas, de  Sophia Loren à Rita Lee. Das questões ambientais  ao cotidiano das pessoas da agora Estância Turística, nada escapa aos olhos de um dos últimos intelectuais em atividade no município.

Exposição Literária CARLINHOS BARREIROS, O CRONISTA DE PIRAJU.

Local: Centro Regional de Arqueologia Ambiental Mario Neme/Casa da USP em Piraju

R. Treze de Maio, 662 – Centro, Estância Turística de Piraju – SP, 18800-000

Período: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, de 5 de dezembro de 2023 a 31 de março de 2024