Cartas

Conselho da ECA aprova moção em apoio ao Museu de Arte Moderna

O Conselho Técnico-administrativo da Escola de Comunicações e Artes aprovou em reunião realizada no dia 4 de outubro moção de repúdio às manifestações contrárias à performance do artista Wagner Schwartz e em apoio ao Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e à curadoria da exposição 35º Panorama de Arte Brasileira.

A Escola de Comunicações e Artes da USP vem a público manifestar seu repudio às recentes manifestações contrárias à performance do artista Wagner Schwartz no Museu de Arte Moderna. Entendemos que a discussão que rapidamente se difundiu nas redes sociais esteve dominada por atitudes totalitárias que se fundamentam em argumentos superficiais que impedem o exercício do debate consciente e da liberdade de expressão.

Repudiamos também a apropriação leviana que políticos e movimentos políticos fizeram da questão com o intuito de provocar sentimentos de revolta na população através de argumentos descabidos e apelativos. Por trás de uma postura moralista, opressora e supostamente liberal, fogem à responsabilidade pública de promover um ambiente democrático de discussão e propagam a intolerância, a censura e o ódio às diferenças.

Reafirmamos que a arte, em sua plena liberdade de expressão, é o lugar de exercício da sensibilidade, da reflexão crítica e da ação criativa. Por isso reiteramos aqui nosso total apoio à equipe de curadoria do MAM na manutenção da programação do museu.

São Paulo, 5 de outubro de 2017

Conselho Técnico Administrativo da ECA