Livros

eBook Design da notícia & jornalismo visual no Notícias do Jardim São Remo

Este volume apresenta e comenta a produção visual do jornal Notícias do Jardim São Remo, produzido pelos alunos do primeiro ano de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

O capítulo 1 – O design da notícia no NJSR reúne a proposta, o projeto pedagógico, as metas e a dinâmica das atividades. Serve como introdução aos alunos que desenvolverão essa atividade e para outros que queiram conhecer o que sustenta o projeto gráfico do jornal e como ele articula a prática laboratorial com a formação crítica em sala de aula.

O capítulo 2 – Os instrumentos para a edição apresenta os principais instrumentos utilizados na produção das edições: o projeto gráfico, o espelho, o diagrama, o painel de revisão e o checklist.

No capítulo 3 – O projeto gráfico temos um documento com alguns elementos essenciais do projeto gráfico do NJSR.

O capítulo 4 – A preparação dos editores é um roteiro para que os editores possam seguir as etapas e experimentar os principais recursos que serão utilizados no “dia de fechamento” de uma edição do Notícias do Jardim São Remo.

Os capítulos seguintes expõem considerações sobre cada uma das dimensões de um projeto visual em jornalismo, a partir de exemplos de páginas de edições anteriores do NJSR.

O capítulo 5 – Dimensão topográfica aborda alguns aspectos sobre a materialidade do jornal (formato e ergonomia) e sobre a distribuição dos elementos visuais no design das páginas, considerando a construção da grade, o uso dos espaços da página, o fluxo e as possibilidades de leitura – como a 0 leitura rápida e a profunda –, o direcionamento da leitura conforme a distribuição dos elementos e a produção de sentidos.

O capítulo 6 – Dimensão tipográfica traz alguns aspectos da tipografia aplicada no NJSR, como a preocupação com a legibilidade, a visibilidade e a leiturabilidade, a análise das fontes e suas variações, a definição de uma paleta tipográfica harmônica e com recursos para hierarquizar informações, o rendimento tipográfico de textos e títulos e a identificação de problemas de fluxo de texto.

O capítulo 7 – Dimensão iconográfica demonstra a importância da qualidade da produção, pesquisa, seleção e aplicação das imagens de forma consciente e consistente para que as imagens sejam elementos importantes na construção das notícias e não meros complementos de textos, ou seja, relevantes não só nos aspectos estéticos ou plásticos do projeto, mas sobretudo no valor informacional.

Embora o Notícias do Jardim São Remo seja um jornal impresso em monocromia (preto-e-branco), temos um capítulo voltado para o uso das cores: o capítulo 8 – A dimensão cromática trata o uso de toda a escala de cinza (do preto ao branco) sob os pontos de vista técnico, estético, informacional e simbólico.

Em 9 – Referências para estudos encontra-se uma seleção de referências bibliográficas que utilizamos para o estudo do jornalismo visual e do design da notícia do NJSR.

Por fim, 10 – Coletânea de páginas por editoria é um anexo com reproduções reduzidas de páginas produzidas no período de 2011 a 2016.

Clique aqui para baixar o eBook