Visita ao Esporte Clube Pinheiros

Esporte Clube Pinheiros: um Brasil em potencial

Por Natália Isepi

Em 23 de novembro de 2017, um grupo de alunos da Universidade de São Paulo realizou uma visita técnica ao Esporte Clube Pinheiros (ECP), ministrada pela disciplina de Jornalismo Esportivo da Escola de Comunicação e Artes. O ECP é tradicional na formação de atletas brasileiros, tendo participação significativa em delegações de Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos.

Piscina do Esporte Clube Pinheiros (Foto: Reprodução)

Com 118 anos de história, o Esporte Clube Pinheiros é hoje o maior clube poli-esportivo da América Latina, com 38.000 associados e trabalhando com mais de 2.300 atletas competitivos de todas as categorias. Desses atletas, a grande maioria apresenta idade em torno de 14 e 19 anos, o que aumenta o potencial de participação de atletas brasileiros em importantes competições da atualidade.

Atualmente mais de 300 atletas do clube competem internacionalmente, muitos com potencial para participarem das próximas grandes competições esportivas, como Pan-Americano e as Olimpíadas. Grandes nomes do esporte brasileiro tiveram sua origem no clube, como Manoel dos Santos, Gustavo Borges, Cesar Cielo e Rafael Silva.

Durante a visita ao Clube Pinheiros, guiados pela assessora de imprensa Érica, os alunos conheceram o museu do Clube, o complexo aquático, as áreas de judo, esgrima, ginástica olímpica, e outros. Além disso, eles também tiveram o prazer de entrevistar a atleta olímpica Adriana Aparecida da Silva, que foi campeã dos jogos Pan de 2011 e 2015, além de ter participado das Olimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro.

Atletas jovens do Esporte Clube Pinheiros treinando esgrima (Foto: Reprodução)

Adriana foi muito receptiva, explicando sua trajetória esportiva no clube e a importância de todo o espaço para a sua formação e aperfeiçoamento como atleta. Ela enxerga a atuação do Esporte Clube Pinheiros no Brasil como essencial para apoiar as práticas esportivas e incentivar jovens a conquistarem seus sonhos, se tornando grandes atletas em esportes que eles vivem com paixão.

Ao conhecer a dimensão do Clube e toda a infraestrutura disponível, fica nítido o potencial que o Brasil pode ter na formação de grandes atletas, tanto dentro do Pinheiros quanto fora. Muitas outras cidades de nosso país poderiam investir na construção de instituições semelhantes, que apoiem tanto jovens que queiram seguir carreira esportiva, quanto pessoas que apenas amam esportes e que queiram compartilhar suas práticas na sociedade em que vivem.

Blog do Jornalismo Esportivo

Contato: nataliaisepi@gmail.com