Visita ao Esporte Clube Pinheiros

A casa dos campeões

Edison T. Miyashiro Junior

O Esporte Clube Pinheiros é um dos mais tradicionais clubes paulistanos que se destaca não apenas pela sua localização, rodeado por prédios e margeando a Avenida Faria Lima, em uma das áreas mais nobres do bairro Pinheiros. O clube se destaca por ser o lar de inúmeros atletas de alta performance brasileiros, dentre eles medalhistas olímpicos em Ginástica e Judô.

Fundado em 1899, possui incríveis 170mil m2 muito bem ocupados por uma impecável infra estrutura que não deixa a desejar mesmo para os padrões olímpicos. Há uma dezena de quadras, campos, salões, um museu, pista de atletismo, estrutura de ginástica, academias, piscina de tamanho oficial e mesmo espaços para esportes pouco comuns no Brasil, como a esgrima, o boliche e o salto ornamental.

A nossa turma de Jornalismo Esportivo fez uma visita ao clube que já se mostrou imponente à primeira vista. Começamos o tour, guiado pela assessora de imprensa do ECP, que nos levou primeiramente para a sala de ginástica onde crianças estavam tendo aula. A sensação de entrar na sala e ver aqueles meninos e meninos, todos com menos de 12 anos, treinando com tamanha dedicação e mostrando assustadora desenvoltura para o esporte, começavam a me sinalizar de o porque dali saiam campeões olímpicos como Arthur Nory.

sala de ginastica
meninas treinando

Em seguida continuamos nosso tour, passando pelas quadras de handebol e basquete, e depois para a sala onde aconteciam os treinos de Judô. Ali a assessora fez questão de nos informar de todos os atletas que saiam daquele tatame. Simplesmente 10% de todas as medalhas olímpicas do Brasil tinham vindo de atletas que treinavam Judô bem ali.

Sala onde ocorrem os treinos de Judô.

O ponto que mais marcou a visita foi a pista de atletismo, que por si só já é incrível, situada em um ponto elevado do terreno e margeado por prédios, que faz com que a sensação de estar ali seja indescritível. Mas para tornar aquele momento ainda mais único, contamos com um depoimento da atleta Adriana Aparecida da Silva, campeã dos jogos Pan-americanos de 2011 e 2015 pelo atletismo, que se dispôs a conversar um pouco conosco acerca de sua carreira no esporte.

Pista de atletismo.

 

A visita ao clube foi incrível, o clube que na minha cabeça já era uma potência nos esporte, se tornou algo a mais. Não era por acaso que tantos atletas saiam daquele lugar. O EPC consegue fazer isso oferecendo uma estrutura inigualável que ao mesmo tempo é a joia do esporte brasileiro, mostra o potencial que o Brasil tem se houvessem mais lugares como o Pinheiros espalhados por ai.

 

Email : edisontsojr@icloud.com