Modalidade Canoagem Olímpica

André Aché Guedes

Raia Olímpica, situada dentro da Universidade de São Paulo (USP).

A canoagem se tornou um esporte olímpico em 1936 nos jogos de Berlim com a sua principal modalidade, de velocidade. Foi trazida para o Brasil em 1943 pelo alemão José Wingen. Em 1980, após o Sr. Leopoldo Ávilla trazer da Europa caiaques mais desenvolvidos, feitos de fibra de vidro, foi fundada no Rio de Janeiro a primeira entidade oficial do esporte no país, Associação de Canoagem Carioca. Em 1984, já com barcos oficiais ocorreu a primeira competição oficial de canoagem de velocidade na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro.
O esporte começou a se desenvolver no Brasil e em 1989, já com a Confederação Brasileira de Canoagem, acontecem os primeiros resultados a níveis internacionais alcançando maior conhecimento do público. Porém, somente em 1992, em Barcelona, ocorreu a primeira participação brasileira em olimpíadas.
Ao longo dos anos e das competições o Brasil foi conseguindo melhores posições, acumulando maior número de participantes e cada vez mais o esporte vem crescendo no país.
O primeiro momento único para o Brasil no esporte ocorreu em 2013 com Isaquias Queiroz conquistando a medalha de ouro nos 500m e bronze nos 100m no Campeonato Mundial disputado na Alemanha. E sem dúvida o auge do Brasil na modalidade até então foi nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 com as conquistas do mesmo Isaquias Queiroz com duas medalhas de prata e uma de bronze, essa última ao lado de Erlon Souza.
Em São Paulo o principal local para a prática é na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP), local que recebeu a primeira competição internacional realizada no Brasil (em 1988, Campeonato Sul Americano de Canoagem de Velocidade) onde a pratica é dissipada na cidade e muitos atletas profissionais, amadores e jovens que sonham em chegar ao alto nível treinam. Como é o caso do entrevistado Theo Carracedo, de 15 anos de idade, nascido em São Paulo, praticante da modalidade canoagem há 02 anos, que está treinando para um dia chegar ao alto nível.

Entrevista:
Como conheceu e se inseriu na prática do esporte?
Theo Carracedo: Quando a natação que pratico na Educação Física da USP mudou de horário comecei a frequentar a Raia da USP através do namorado da minha mãe e descobri um curso para jovens, me interessei e comecei a praticar. No começo praticava mais o Remo depois comecei a puxar mais para a Canoagem e hoje estou somente na nela.

Conhece algum outro local de prática na cidade de São Paulo?
Theo Carracedo: Eu não conheço, conheço somente as divisões da Raia, por exemplo, eu faço o curso com da USP, e tem as academias do Corinthians, Paineiras, o Clube Pinheiros, todos treinam aqui. O local que eu conheço para a pratica em São Paulo é aqui.

Você já acompanhava a modalidade antes? Assistiu os triunfos do Brasil nas Olimpíadas de 2016?
Theo Carracedo: Bem de vez em quando, eu comecei a acompanharmais quando passei a assistir um amigo que treinava Canoagem. Ele chegou até a ser juiz nas Olimpíadas de 2016 aqui no Brasil. Eu já acompanhei outras competições, de ir junto e torcer. Mas nas Olimpíadas do ano passado eu acompanhei de longe.

Você consegue perceber alguma crescente da modalidade no Brasil após as conquistas na Rio2016?
Theo Carracedo: Sim, porque antes a gente não ouvia muito falarem sobre e agora já ouvimos um pouco, vários esportes estão crescendo bastante além da Canoagem.

Já participou de competições?
Theo Carracedo: Somente de Remo, mas estou me preparando para o brasileiro de Canoagem do ano que vem.

Você tem alguma dica para quem deseja iniciar na modalidade?
Theo Carracedo: Olha, tem que ter paciência pra começar a aprender, por exemplo, esse barco que estou hoje eu demorei para conseguir pega-lo e remar pra valer, tem que se esforçar bastante e ter paciência.

Email para contato: andre.guedes@usp.br