Artigos

VISITA GUIADA AO MAIOR CLUBE DA AMÉRICA LATINA

 


Por: Rafaella Guerra Moreira

No dia 23 de novembro os alunos da disciplina Jornalismo Esportivo – A Pauta Além do Futebol, fizeram uma visita ao Esporte Clube Pinheiros. Lá fomos recebidos pela assessora de imprensa que nos levou a uma visita guiada por todo o clube, contando um pouco da história do maior Clube Poliesportivo da América Latina.

O Esporte Clube Pinheiros conta com 170.000 m² sendo que 80.000 m² são constituídos de área verde, de forma que seus mais de 30.000 associados podem desfrutar desse refúgio em plena cidade de São Paulo. O clube foi fundado em 7 de setembro de 1899 como Sport Club Germânia, no entanto, teve que mudar seu nome por determinação do governo durante a Segunda Guerra Mundial.

Acompanhados pelo Professor Luciano Maluly e pela assessora de imprensa do clube, Erica, pudemos conhecer diferentes espaços de práticas esportivas, entre elas a piscina, onde é praticada a natação, a sala de ginástica olímpica, a quadra de handebol, os tatames de judô, a sala de esgrima, entre outros. Também tivemos a oportunidade de conversar com alguns atletas e professores, momento no qual compreendemos o porquê de o clube ser responsável por 10% das medalhas conquistadas pelo Brasil em todas as edições dos Jogos Olímpicos.

O clube possui uma estrutura completa, que atende crianças, adolescentes, adultos e até pessoas de idade. Durante a visita pudemos entender um pouco melhor sobre a diversidade do clube e seus valores, ali, além do esporte as pessoas aprendem a valorizar o relacionamento humano com base na cooperação e na confiança. Muitos atletas de alto rendimento cresceram dentro daquele espaço e só chegaram onde estão hoje graças ao Pinheiros.

Quase no fim da visita tivemos a oportunidade de conhecer o museu do clube, lugar no qual tomamos conhecimento das conquistas e dos atletas que por ali passaram. Para finalizar nos dirigimos a pista de atletismo, onde tivemos a honra de conversar com a bicampeã maratonista do pan-americano Adriana Silva, ela contou um pouco sobre a sua rotina e experiência enquanto atleta.