DESPORTISTASIlustrações

Desportistas #001 – A Charge e o Esporte

Por Rafael Duarte Oliveira Venâncio

O arquétipo do humor enquanto forma privilegiada de retratar (criticamente) a realidade é algo que está no âmago da civilização ocidental e de todas suas práticas. O sátiro, o bobo da corte, o zanni, o chargista…

Com o esporte não seria diferente. Aliás, até parece que combina. Charge é o desenho crítica que visa algum ataque,por isso seu nome, charge do grito de infantaria francês “atacar!”. O esporte pode ser representado por este ato de fala que visa uma pró-atividade (exceto se você for um retranqueiro tal como alguns técnicos de futebol).

No Brasil, a charge esportiva atinge um nível privilegiado. Primeiro, com a paulista Gazeta Esportiva e o gênio de Nino Borges. Depois vieram o mineiro Fernando Pierucetti, o Mangabeira, e no Rio de Janeiro o uso de personagens famosos tal como Popeye e Pato Donald para usar em charges enquanto mascotes dos times de futebol. 

Depois tivemos Henfil. Não há palavras suficientes para descrever Henfil.

A tradição continua até os dias atuais. Seja no Lance! dos anos 2000 ou nas redes sociais, há inúmeros chargistas retratando o esporte. Eu, inclusive.

Desde julho de 2019, iniciei um projeto ousado: o Capacetinhos HQ no Twitter (@CapacetinhosHQ) para charges, tirinhas de quadrinhos, cartuns sobre os esportes americanos – o futebol americano da NFL e da XFL, o beisebol da MLB, o hóquei no gelo da NHL e até mesmo o basquete da NBA. O sucesso me surpreendeu.

Agora, em abril de 2020, minha família de personagens aumenta com o convite do Luciano Maluly para ter uma coluna de charge esportiva aqui no site do Jornalismo Esportivo da ECA-USP. Nasceu assim o Desportistas – Cartuns de Esporte. Está aqui no site e lá no Twitter também (@DesportoCartuns).

É isso! Que o espírito chargístico sempre nos inspire!

ATACAR!

Rafael Duarte Oliveira Venâncio é escritor e cartunista, bem como doutor em Meios e Processos Audiovisuais e pós-doutorando, ambos na ECA-USP