Notícias

Série radiofônica de pós-doutor da ECA/USP traz histórias de ex-atletas do futebol paulista

Já imaginou ouvir uma boa contação de histórias sobre o passado do futebol na voz de um torcedor apaixonado pelo seu time e pelos craques que defenderam a sua camisa? Esta é a proposta da série Seleção Paulista dos Craques de Outrora, que vai ser veiculada nos meses de agosto, setembro e outubro de 2020 pelo programa Universidade 93,7 da Rádio USP FM. O primeiro episódio será neste domingo, 9 de agosto, a partir das 11h.

Seleção Paulista dos Craques de Outrora é uma série radiofônica de 12 peças radioteatrais autônomas que montam uma seleção paulista de times e craques símbolos entre 1890 e 1960. O projeto foi escrito, interpretado e produzido por Rafael Duarte Oliveira Venancio a partir das reflexões de seu pós-doutorado “Futebol não é só no Gramado: a narrativa no radiodrama esportivo de Estevam Sangirardi”, realizado entre fevereiro de 2019 e agosto de 2020 na ECA-USP.

A ideia é, em cada peça, contar a História do Futebol Paulista a partir de estórias narradas por um mascote sonoro de cada time criado (ou reinventado) pelo autor. O primeiro episódio conta a história de Miguel do Carmo, fundador da Associação Atlética Ponte Preta e “o meia que foi o primeiro negro do futebol brasileiro”. Confira o cronograma com todos os episódios abaixo.

Rafael Duarte Oliveira Venancio é escritor, dramaturgo, professor universitário, jornalista, cartunista e filmmaker. É Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde também se formou Mestre em Ciências da Comunicação e Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, bem como realizou o estágio pós-doutoral entre 2019 e 2020.

A série é uma produção conjunta dos grupos de pesquisa MidiaSon – Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora e Alterjor – Jornalismo Popular e Alternativo, ambos da ECA-USP. Além das transmissões pela Rádio USP, o projeto estará disponível nos sites da Universidade 93,7 e do Jornalismo Esportivo ECA/USP.