CrônicasESPÍRITO ESPORTIVO

A Jornada de Maradona

Por Marcelo Cardoso

Homenagem para Maradona, 60 anos, morto em 25 de novembro de 2020

Fui convidado para gravar uma homenagem ao craque argentino, Diego Armando Maradona, um dos maiores jogadores do mundo de todos os tempos. Logo pensei:  depois de tudo o que falaram, gravaram e escreveram sobre ele, como dizer algo que não seja redundante?

Então me inspirei no mitólogo mundialmente conhecido, Joseph Campbell e sua Jornada do Herói, algo que estudei durante o meu mestrado em Comunicação na Faculdade Cásper Líbero.

Afinal, todos nós passamos por esta “jornada” desde o nascimento: saímos do nosso mundo comum, enfrentamos dificuldades que a vida oferece e tentamos vencê-las para, um dia, descansar em paz.

Com Maradona não foi diferente: teve infância difícil na periferia de Buenos Aires, onde até passou fome. Saiu de seu mundo comum para começar sua jornada no Argentino Juniors e, de lá, para o Boca…. daí pra frente todos conhecem a sua trajetória.

Campbell diz que no fim da jornada, o herói conquista sua recompensa, porém, Maradona teria ido embora antes?

Será?

Maradona cumpriu a sua missão, afinal, tudo é cíclico: o dia, o ano, a Lua que vai e volta. O homem nasce, vive, morre e volta para o ventre da terra para reviver algum dia.

Maradona revive hoje, só que agora, como entidade. Ele fará parte das histórias que a humanidade vem contando a séculos por meio de lendas, fábulas e mitos. E os meios de comunicação participam deste processo.

E no fim das contas, Maradona conseguiu a sua recompensa de herói: vai ocupar os dois mundos: o divino e o humano. É nesta condição que ele vai, um dia, encontrar a paz, aquela, do Paraíso.

Descanse Maradona e brilhe eternamente.

Marcelo Cardoso é jornalista e professor universitário. Pesquisa o jornalismo, o rádio e o podcast em suas várias interfaces com o esporte – contato: Facebook, Instagram @cardosomarcelo68 e Twitter @MCardoso68