CrônicasESPÍRITO ESPORTIVO

Melhor demonstração de espírito esportivo olímpico completa 85 anos

Jogos de Berlim são marcados pela atitude de Luz Long, a rapidez de Jesse Owens e a ira de Adolf Hitler

Por Marcelo Cardoso

Há 85 anos um atleta alemão desafiava o regime nazista e praticava a melhor demonstração de espírito esportivo em uma olimpíada. Em agosto de 1936 Carl Ludwig Luz Long (1913 – 1943) ajudou ao norte-americano Jesse Owens, um atleta negro que estaria prestes a aplicar uma lição no líder da Alemanha, Adolf Hitler.

Eram tempos de tensão e o chanceler alemão pretendia demonstrar a superioridade da raça ariana nos Jogos Olímpicos de Verão, em Berlim. A ideia era vencer as competições mais importantes do evento. O atleta dos Estados Unidos James Cleveland Owens (1913 – 1980) ganhou quatro das principais provas do atletismo e deixou Hitler furioso.

Jesse Owens derrota a supremacia ariana (Creative Commons)

O esportista foi aplaudido por um público de várias nações no Estádio Olímpico de Berlim, incluindo alemães. Uma das vitórias, porém, contou com um auxílio inesperado. Na prova de salto em distância o seu adversário, Luz Long, o aconselhou a como melhorar o desempenho para se classificar à final da competição. O americano tinha única oportunidade e seguiu as recomendações do rival para obter a classificação.

Owens, então, derrotou na final o favorito Long e conquistou a marca de 8,06 m arrematando a medalha de ouro. O alemão ficou com a prata, mas, ainda assim, demonstrou novamente o espírito esportivo ao parabenizar o adversário e caminhar abraçado ao seu lado logo após a prova.

O norte-americano conquistou quatro ouros nesta olimpíada: salto em distância, 100 e 200 metros rasos e revezamento 4 x 100 metros, além de estabelecer recordes olímpicos e mundiais. Após 21 anos desde a morte de Long e 28 anos após os Jogos de Berlim, o Comitê Olímpico Internacional homenageou o alemão e lhe concedeu a medalha Pierre de Coubertin. O prêmio é oferecido em condições muito especiais. Concedida a partir de 1964, a medalha é atribuída aos atletas (mesmo àqueles que pararam de competir), a promotores e dirigentes esportivos e a outros envolvidos nos eventos olímpicos – de verão ou de inverno – que demonstrem o espírito esportivo e ações em favor do movimento olímpico.

E, conforme afirmamos em edição anterior desta coluna, a honraria está em acordo com a essência dos ideais do fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o francês Pierre de Frédy, conhecido pelo título de Barão de Coubertin.

Long demonstra espírito esportivo e caminha abraçado com Owens após a competição (Creative Commons)

Luz Long cursou Direito e defendeu em 1939 o doutorado com o seguinte título: “A gestão do esporte pelo Estado: uma representação do desenvolvimento técnico”. Partes das cenas descritas neste texto podem ser assistidas no filme que retrata a saga de Jesse Owens e o espírito esportivo de Carl Ludwig Luz Long: Raça (2016).

Para conhecer mais:

BBC.CO.UK.Olympic Countdown – 64 – Olympic spirit.(Peter Scrivener), 2008. Disponível em:  https://www.bbc.co.uk/blogs/olympics/2008/06/olympic_countdown_64_olympic_s.html. Acesso em: 06 mar. 2021.

O ‘jogo limpo’ no esporte: uma conduta que merece prêmio – Parte I. Jornalismo Esportivo ECA-USP. (Marcelo Cardoso), 2021. Disponível em: https://www.usp.br/esportivo/index.php/2021/01/15/o-jogo-limpo-no-esporte-uma-conduta-que-merece-premio-parte-i/. Acesso em: 08 mar. 2021.

Olympic Channel. Carl Ludwig ‘Luz’ Long. Disponível em:  https://www.olympicchannel.com/pt/athletes/detail/carl-ludwig-luz-long/. Acesso em: 06 mar. 2021.

Raça. Direção de Stephen Hopkins. 2h03 min. Canadá, Alemanha, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LiooRD3Iej0. Acesso em: 08 mar. 2021.

Marcelo Cardoso é jornalista e professor universitário. Pesquisa o jornalismo, o rádio e o podcast em suas várias interfaces com o esporte – contato: Facebook, LinkedIn, Instagram @cardosomarcelo68 e Twitter @MCardoso68