Crônicas

Caderno de Jornalismo Esportivo: crônicas sobre infância, futebol e esporte universitário

cedAs lembranças de uma competição no colégio ou mesmo de uma partida do clube do coração são algumas das histórias contadas pelos alunos da turma da disciplina de CJE 0634 – Jornalismo Esportivo: A pauta além do Futebol, que é oferecida no curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

A crônica é o primeiro exercício destinado ao aprendizado dos princípios e das técnicas do jornalismo esportivo. Afinal, é legal trabalhar com a memória. Das recordações, surgem as ideias, ou melhor, as pautas que guiarão o texto.

Uma diferença marcou o trabalho de 2015: a mensagem. Cada um pensaria numa lição de vida, em como o seu registro poderia auxiliar as pessoas, por meio do espírito olímpico.

Valores como a amizade, o respeito, a excelência, o jogo limpo, o trabalho em equipe, o talento, entre outros, seriam demonstrados pela história em que o protagonista é o próprio autor.

A tentativa foi a de pensar o esporte para além da competição, como um meio que integra o cotidiano. Assim, cada autor expressou, de sua maneira, um fato, assim como os cronistas consagrados, como Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, João Saldanha, Francisco Bicudo e tantos outros ícones.

Os textos a seguir foram editados, com muito carinho por Maria Clara Nicolau Vieira, bolsista PAE e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela ECA- USP e também pelo Professor Luciano Victor Barros Maluly, responsável pela disciplina. Além disso, o trabalho teve a colaboração do jornalista, e também aluno, Fernando Molina, como ilustrador e editor da obra.

Três temas predominaram entre os autores – a infância, o futebol e o esporte universitário. Uma relação entre a memória, a tradição e o presente.

Boa leitura!

CADERNO_DE_JORNALISMO_ESPORTIVO 78 p