CrônicasESPÍRITO ESPORTIVO

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio e a despedida de Daniel Dias, o maior medalhista da natação

Por Marcelo Cardoso

A partir do dia 24 os brasileiros começam uma nova jornada esportiva: os Jogos Paralímpicos de Verão de 2020.A cerimônia de abertura será no Estádio Nacional do Japão às 8h (horário de Brasília). No dia seguinte já estreiam as provas de natação, segunda modalidade com o maior número de atletas do país.

O estado brasileiro com mais atletas na nossa delegação é São Paulo, com 60 participantes. Entre eles está Daniel Dias, 33, natural de Campinas e maior medalhista da natação paralímpica do mundo. Desde 2006 ele já conseguiu 97 medalhas entre campeonatos mundiais, paralimpíadas e parapan-americanos.

Na última paralimpíada, no Rio de Janeiro em 2016, foram quatro medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Do total de 30 conquistas da equipe brasileira, Dias foi responsável por 30% delas.

O nadador também é o único brasileiro que recebeu três Laureus World Sports Awards (Prêmio Laureus do Esporte) como atleta paralímpico (2009, 2013 e 2016) e é membro da entidade que promove este prêmio. Lançado em 2000 o Laureus é considerado o Oscar do esporte.

O susto

Quando chegou em Hamamatsu, no Japão, para aclimatação antes da paralimpíada, Daniel Dias tomou um susto: teve de ficar em quarentena porque dois membros da delegação testaram positivo para Covid-19. Não eram atletas, mas estavam no mesmo voo que saiu do Brasil e todos ficaram em isolamento, seguindo os protocolos da organização do evento.

Dias foi às redes sociais fazer apelos para que, ao menos, os atletas que estavam negativados no exame pudessem treinar isoladamente. Por fim, foram liberados pela organização e puderam treinar para que não comprometessem seus desempenhos a 14 dias do início da competição.

Em vídeo Daniel Dias fala sobre o susto por causa da Covid-19 e a alegria de poder treinar já no Japão (fonte: Twitter Daniel Dias)

O princípio, o meio e o fim

Daniel Dias descobriu o esporte que o consagraria quando tinha 16 anos ao ver a vitória de um outro medalhista olímpico, Clodoaldo Silva, durante os Jogos Paralímpicos de Atenas, em 2004. Até aquele dia ele, sequer, tinha ideia sobre o esporte paralímpico. Foi um sinal para começar a ter aulas de natação.

Mas, tudo tem um princípio, um meio e um fim e com o nadador não será diferente. Dias anunciou, no início do ano, a aposentadoria das piscinas paralímpicas após a participação em Tóquio, onde disputará a quarta paralimpíada e, portanto, considera que o seu ciclo está terminando.

A saída de cena de Daniel Dias será um grande estímulo para a sua torcida. Afinal, seria muito bacana ver o nadador encerrar a carreira em paralimpíadas em grande estilo e com medalhas.

Para conhecer mais:

Clodoaldo Silva. Tubarão Paralímpico, 2021. Disponível em: https://www.clodoaldosilva.com.br/. Acesso em: 16 ago. 2021.

Comitê Paralímpico Brasileiro. Jogos Paralímpicos de Tóquio vão começar: saiba tudo sobre a delegação brasileira, 2021. Disponível em: https://www.cpb.org.br/noticia/detalhe/3446/jogos-paralimpicos-de-toquio-vao-comecar-saiba-tudo-sobre-a-delegacao-brasileira. Acesso em: 16 ago. 2021.

Comitê Paralímpico Brasileiro. Carreira, conquistas, futuro e curiosidades: confira entrevista com o nadador Daniel Dias, 2021. Disponível em: https://www.cpb.org.br/noticia/detalhe/3156/carreira-conquistas-futuro-e-curiosidades-confira-entrevista-com-o-nadador-daniel-dias. Acesso em: 19 ago. 2021.

Daniel Dias, 2021. Disponível em: https://danieldias.esp.br/. Acesso em: 16 ago. 2021.

Daniel Dias. Twitter, 2021. Disponível em: https://twitter.com/DanielDias88. Acesso em: 17 ago. 2021.

Laureus. Vencedores anteriores, 2021. Disponível em: https://www.laureus.com/world-sports-awards/past-winners. Acesso em: 18 ago. 2021.

Marcelo Cardoso é jornalista e professor universitário. Pesquisa o jornalismo, o rádio e o podcast em suas várias interfaces com o esporte – contato: FacebookLinkedIn, Instagram @cardosomarcelo68 e Twitter @MCardoso68