ESPÍRITO ESPORTIVO

President’s Cup de Taekwondo acontece essa semana no RJ

Atleta paulista, Larissa Rossi, quer repetir boas atuações de edições anteriores do torneio internacional

A partir desta quinta-feira (21) até domingo (24) acontecerá no Rio de Janeiro o President’s Cup Pan-America 2023 (Copa Presidente Pan-Americana) de Taekwondo. O evento ocorrerá na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. O vencedor garantirá vaga para o Campeonato Pan-Americano de 2024.

A atleta Larissa Nascimento Rossi Santos, de 20 anos, natural de Santos (SP), disputará a competição pela categoria Adulto Feminino (até 53 kg) para tentar repetir o desempenho de outras edições do torneio.

A lutadora, patrocinada pela Fupes e pela academia C4, foi campeã do President’s Cup em 2018, pela categoria Júnior (até 52 kg), e ficou em segundo lugar em 2022, já como atleta da categoria Adulto (até 53 kg).

 

Larissa Rossi busca mais uma vitória no President’s Cup (Foto: divulgação CBTKD).

 

O President’s Cup é um evento de nível internacional e, segundo a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), estão inscritos atletas de diversos países como Argentina, Aruba, Canadá, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Peru, entre outros.

Será uma ótima oportunidade de os competidores marcarem pontos para os rankings mundial e olímpico. O campeão do torneio, por exemplo, receberá 20 pontos e o vice-campeão terá 12 pontos.

 

 

A importância da união dos apoios público e privado ao taekwondo

Larissa Rossi é patrocinada pela C4, academia de Santos (SP), e pela Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), órgão público ligado à Prefeitura da cidade e que gerencia o auxílio financeiro à atletas de alto rendimento.

A lutadora integra o projeto Radar 2028, da Confederação Brasileira de Taekwondo, que tem o objetivo de acompanhar e estimular jovens atletas com vistas para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles (EUA).

 

* Marcelo Cardoso é jornalista, professor e escritor.