EntrevistasReportagens

Kako Oliveira: A jornada de um surfista que transformou paixão em propósito

Da infância nas ondas ao empreendedorismo que toca vidas – a inspiradora história de Kako e seu legado no mundo do surf.

*Gabriel Martinez Santamaria  & Gabriela Carvalho de Oliveira

Navegar pelas águas é mais do que um esporte para Kako Oliveira; é uma paixão que se transformou em propósito de vida. Esta matéria mergulha nas experiências pessoais de Kako, mostrando sua trajetória desde os primeiros passos no surf até a fundação da escola Kakolu, e como ele moldou não apenas sua vida, mas a de muitos outros.

A raiz da paixão: a infância de Kako nas ondas

Kako descobriu a paixão pelo surf ainda criança, guiado por seu pai há mais de duas décadas. Essa conexão com o mar, iniciada nas águas bravas, intensificou-se quando se mudou para Santos. Essa paixão, ao longo dos anos, foi se transformando em algo mais significativo.

Desafios e conquistas: a jornada de uma vida inteira no surf

A vida de Kako é uma jornada entrelaçada com as ondas do mar. Com exceção de uma breve fase no skate durante um período longe da praia, Kako viveu a maior parte de sua vida próximo ao oceano. Sua relação com o surf não se limitou apenas à prática constante, mas também à exploração de diferentes modelos de pranchas e estilos.

“A parte do desafio é algo que me encanta muito,” compartilha Kako, revelando como a busca por novos desafios sempre incentivou sua evolução no surf. A virada de chave aconteceu quando ele decidiu compartilhar seu conhecimento dando aulas.

Da paixão ao propósito: a inesperada jornada empreendedora

O momento em que Kako, junto com a Lu, sua sócia, decidiu abrir a escola de surf Kakolu não foi apenas uma resposta ao chamado da comunidade (literalmente), mas uma revelação do próprio potencial como empreendedor. Inicialmente motivado pelo pedido de amigas para ensinar a surfar, Kako percebeu o poder transformador que suas aulas tinham na vida das pessoas.

“Faz muito sentido tudo o que eu faço lá, porque percebo o tanto de vidas que meu trabalho na Kakolu toca,” destaca Kako, revelando como o propósito da escola transcende as ondas.

A evolução pessoal: surfista, pessoa, empreendedor

A irmã de Kako, Gabriela, o descreve como “provavelmente a pessoa mais dedicada e com o maior coração que eu já conheci na vida.” Ela destaca como a paixão do irmão o faz passar horas no mar, revelando sua dedicação inabalável. Para Gabriela, Kako não é apenas um surfista; ele é um indivíduo constantemente em evolução, buscando ser uma pessoa melhor a cada dia e tocando aqueles ao seu redor.

Sua mãe, Nadia, destaca sua persistência desde a adolescência, enquanto o pai, Marcelo, elogia seu carisma e envolvimento com os alunos. Ela revela como o surf sempre esteve presente na vida da família Oliveira. Nadia destaca a persistência de Kaique desde a adolescência, onde sua dedicação o levou a migrar de pranchas de bodyboard para pranchas de surf em pé. A paixão pelo mar não apenas o conduziu ao surfe como profissão, mas também o inspirou a fundar a Kakolu.

Marcelo, pai de Kako, compartilha histórias desde os primeiros dias de surf do filho. Ele lembra que Kaique começou a surfar aos 5 ou 6 anos, superando um pequeno trauma com a ajuda do pai. Marcelo destaca o amor do Kako pela água e como ele, mesmo como pai experiente no surfe, aprende constantemente com o filho. “Kako começou a treinar bastante, começou a escola, é muito envolvido, tem um carisma pelos alunos maravilhoso. Começou a empreender e se tornou muito motivacional para ele,” compartilha Marcelo.

O legado de uma vida nas ondas

A história de Kako Oliveira vai além de ser apenas um surfista. Ele é um apaixonado que encontrou em suas experiências no mar não apenas um esporte, mas um estilo e uma missão de vida. Empreender na Kakolu não é apenas um negócio; é a materialização de uma paixão que inspira, ensina e toca vidas. A jornada de Kako é um testemunho de como seguir a paixão pode levar a um propósito maior, deixando um legado nas ondas e na comunidade que ele tanto ama.

FOTO:  Thiago Cerucci (2021)

* Gabriel Martinez Santamaria  & Gabriela Carvalho de Oliveira são alunos da disciplina Jornalismo Esportivo: a pauta além do futebol na ECA-USP