EntrevistasReportagens

Lamas e a vida de um jogador de futebol na Coreia do Sul

Em entrevista exclusiva, camisa 10 do Busan falou sobre uma vida como jogador de futebol na Coreia e mais; confira o papo na íntegra

* Jun Won Byun

 

O meio-campista Lamas, do Busan, assegura viver hoje o seu melhor momento tanto na vida pessoal, como dentro dos gramados. Autor de 7 gols na temporada, ele também teve um filho lindo este ano. O jogador contou sobre seus 3 anos de vida na Coreia.

Jun: Faz muito tempo que não vejo meu amigo. (A entrevista foi realizada por videochamada.) Trabalhamos juntos no ano passado como intérprete e jogador e agora já a temporada deste ano está quase no fim. Primeiramente, como você está nestes dias?

Ah, como é bom relembrar os momentos que compartilhamos no ano passado! Atualmente estou muito bem. A temporada deste ano foi desafiadora, mas também repleta de aprendizados e experiências enriquecedoras. E estou dando o meu melhor nos treinos para o último jogo que falta, que é o playoff que vai decidir se podemos ser promovidos à primeira divisão.

Jun: Será um jogo muito difícil. Mas acredito que vocês vão vencer. E para pessoas que não conheçam você, poderia se apresentar?

Eu sou Bruno José Pavan Lamas, jogador de futebol brasileiro que joga no Busan Ipark. Comecei minha carreira no clube juvenil do São Paulo FC. E depois que comecei minha carreira profissional no Cruzeiro EC em 2014. E de 2021 até agora estou jogando na K League da Coreia.

Jun: E como é sua vida na Coreia?

Passei cerca de 3 temporadas na Coreia, mas ainda só sei algumas palavras em coreano. Quando cheguei à equipe da K-League da primeira divisão chamada Daegu FC, já tinha companheiros brasileiros como Cesinha e Zeca, o que me ajudou muito na adaptação à Coreia. Pessoalmente, em termos de vida, é melhor que o Brasil. No Brasil a segurança é o maior problema, mas na Coreia a segurança é boa, então você não precisa se preocupar em ser assaltado e se sente muito seguro. Então, não só eu, mas minha esposa estamos vivendo uma vida muito satisfeita aqui.

Jun: Houve alguma coisa que te surpreendeu na cultura ou no futebol coreano?

Fiquei surpreso que a K-League exigia muita força física e era dura. Além disso, eu sabia que a Coreia tinha muitos grandes jogadores como Son Heung-min e Kim Minjae, mas fiquei surpreso ao ver que os jogadores da liga de seu país também eram bastante habilidosos e fortes.

Jun: De acordo com dados divulgados pela Liga Coreana de Futebol Profissional, há um total de 104 jogadores estrangeiros jogando na K-League 1 e 2 na temporada de 2023. Entre eles, até 51 jogadores são de nacionalidade brasileira. Metade dos jogadores estrangeiros da K League 1 e 2 são jogadores brasileiros. Por que você acha que a maioria dos jogadores estrangeiros na K-League são jogadores brasileiros?

Acho que isso acontece porque os jogadores brasileiros, principalmente os atacantes, têm alta inteligência futebolística e costumam apresentar movimentos criativos. Jogadores representativos são jogadores como Neymar e Ronaldinho. E à medida que mais e mais jogadores brasileiros têm um bom desempenho na K-League e passam para ligas que pagam mais após uma ou duas temporadas, o número de jogadores brasileiros que querem jogar na Coreia está aumentando.

Jun: Por último, qual é o objetivo que você deseja alcançar na Coreia?

Em primeiro lugar, quero muito vencer o jogo dos playoffs com o Suwon FC. Nossa equipe jogou muito bem nesta temporada para a promoção deste ano. Além disso, como agora tenho um filho, sinto uma grande responsabilidade como pai. Então, quero continuar atuando em alto nível na Coreia e deixar meu filho orgulhoso de mim.

Uma foto nossa juntos quando trabalhamos como intérprete e jogador no ano passado.

* Jun Won Byun é estudante da disciplina Jornalismo Esportivo: a pauta além do futebol