EntrevistasReportagens

Gabrielle Marques: uma vida Universitária dentro e fora das quadras

Para além das salas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a estudante de Relações Públicas e atleta Gabrielle Marques de 18 anos, moradora de Barueri vive uma vida dupla, conciliando esporte e estudo. Gabi cresceu assistindo com olhos brilhantes a sua irmã jogar diversas modalidades. Apaixonada pela adrenalina que corre no sangue de todo atleta, iniciou o seu amor pelo futebol ainda na infância, quando jogava em um time de futsal da própria escola, onde era a única menina.

Minha família sempre me incentivou a praticar esportes quando era pequena e foi assim que eu comecei a me envolver com o futsal. Passei a frequentar uma escolinha de futebol, na qual eu era a única menina. Jogava junto com os meninos porque não tinha time de menina, então sempre gostei muito de futebol e de futsal.

Ao entrar na Universidade em 2023, logo entrou para o time de futsal da ECA, mas o incessante pulsar pelo esporte fez com que Gabrielle abrisse espaço em seu coração para mais uma modalidade: handebol. Nos tempos da escola, nunca tinha se encantado pelo handebol; jogava no gol – assim como no futsal -, esperando a bola chegar, sem maiores pretensões. No entanto, na faculdade, o modo de treinar e jogar o esporte era diferente, mais dinâmico e inclusivo. Foi num brincar na linha, recebendo e trocando passes, que Gabi se apaixonou à segunda vista pelo handebol. Hoje, é uma de suas modalidades preferidas.

Na escola eu não gostava do Handebol, mas aqui na faculdade consegui me encontrar. A abordagem, os tipos de treinamento, as pessoas tudo isso me despertou bastante interesse e agora estou encantada pelo esporte e buscando conhecer e acompanhar cada vez mais essa modalidade.

Créditos: BIFE

Com treinos marcados nos horários de janela, a estudante-atleta se desdobra para conciliar prática esportiva, estudo e trabalho. Mesmo com a rotina insana do jovem universitário, Gabi sente, no handebol e futsal, o pertencimento que antes não sentia nas modalidades praticadas em seu time escolar ou até mesmo no ensino médio. Ela busca, através dos esportes, uma forma de aliviar e tornar o seu dia a dia mais leve.

Créditos: Futxeca

Gabi foi um grande destaque e atuou em todos os campeonatos de 2023 pelos times de futsal e de handebol. Com o time renovado, as meninas do futsal tinham como objetivo principal a conquista do JUCA (Jogos Universitário de Comunicação e Artes – o maior campeonato entre as faculdades de comunicação de São Paulo) realizado neste ano, em Americana, no mês de Junho. Marcada por muita emoção, adrenalina e espírito de equipe, a FUTXECA (time de futebol feminino da ECA-USP) se consagrou campeã no futebol de campo e vice no futsal.

Créditos: Futxeca

Mas o ano não foi só de vitórias e conquistas para as meninas. No BIFE (jogos universitários da USP), pelo alto nível da competição, Gabi contou sobre expectativas mais realistas e que apesar da derrota no futsal, o time se mostrou resiliente, com um grande potencial como uma equipe unida, saindo com o sentimento de orgulho da sua participação e de onde haviam chegado, conquistando até o 3° lugar no futebol de campo.

Créditos: BIFE

O desejo de Gabi é continuar com essa sua vida dupla, tendo o esporte como uma válvula de escape para todo o estresse de sua rotina. Sentir-se acolhida por pessoas que compartilham do mesmo sentimento, pessoas de idades, cursos e experiências tão diferentes, que acabam virando uma família quando se fala dessa paixão e dessa conexão com o esporte.

* Laura Desuani Medeiros da Sillva, Lina Tomie Tedesco Hayasi e Mateus Felipe Almeida Pinto são estudantes da disciplina Jornalismo Esportivo: a pauta além do futebol