EntrevistasReportagens

Guilherme Araújo: engenheiro em formação, elétrico no espírito

* Murilo Rodrigues

Guilherme Araújo, estudante do quarto ano de engenharia elétrica na Escola Politécnica da USP, é um exemplo de transformação proporcionada pela atividade física. Sua jornada neste meio começou em janeiro de 2022, quando decidiu deixar para trás uma vida sedentária e abraçar um estilo de vida mais ativo. Ele me concedeu uma entrevista, em que compartilha algumas de suas experiências e conquistas de praticante de musculação e corrida.

O começo

Guilherme saiu do completo sedentarismo e começou a praticar atividade física em janeiro de 2022, incomodado com seu nível de gordura corporal. Incentivado e orientado pela namorada, Guilherme iniciou realizando apenas séries na esteira, mas logo evoluiu também para a musculação.

“Minha namorada já tinha experiência na prática de atividade física antes de mim, então ela foi minha grande orientadora no começo”.

O atleta diz que sua namorada ainda sempre o acompanha nos seus treinos, e que a companhia que um faz ao outro os motiva a sempre atingirem resultados melhores.

Para quem deseja começar a se exercitar, ele recomenda que faça alguma atividade física ou esporte que goste, de musculação a futebol, e, preferencialmente, coletiva. Definir metas de curto, médio e longo prazos e, sobretudo, cumpri-las, é outro excelente motivador.

Para começar a fazer atividade física, comece fazendo aquilo de que goste e que te faça bem. Se não pela academia, que seja pelo esporte favorito (futebol, basquete, etc.). Quando a atividade é compartilhada com amigos, é melhor ainda. O importante é dar o primeiro passo!

Rotina de treinos

Guilherme treina em uma academia da franquia Smart Fit próxima à sua residência. Ele adota uma estratégia híbrida – com foco tanto em ganho de resistência quanto ganho de potência, explorando aspectos do condicionamento físico – para seus treinos de musculação e corrida.

Ele realiza, semanalmente, 3 treinos de corrida e 5 treinos de musculação.

Os treinos de corrida são sempre às segundas-feiras, quartas-feiras e sábados. Às segundas, o ritmo é mais controlado, pois o foco é manter-se em zona 2 de batimentos cardíacos (de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima, que varia para cada indivíduo) e, portanto, ganhar resistência. Às quartas, os treinos são mais intensos, pois corre-se em alta velocidade com intervalos para descanso entre as séries; foco em aumento da capacidade cardiorrespiratória. Aos sábados, o treino também é de resistência, mas voltado a percorrer grandes distâncias sem restrições de ritmo.

Quanto aos treinos de musculação, são dedicados 3 dias da semana para membros superiores (braços, costas, ombros, peitoral e abdome), e os outros 2 dias são para membros inferiores (nádegas, coxas e panturrilhas). Há, eventualmente, um treino de musculação adicional, a depender da recuperação muscular durante a semana.

Ele enfatiza a importância de se evitar possíveis lesões provenientes dos treinos por meio de uma abordagem consciente ao volume de treino, carga e postura adequadas. Mas garante que nunca sofreu uma lesão.

Muito mais do que academia

O universitário pondera que os treinos são apenas um aspecto do estilo de vida mais saudável que ele teve nos últimos 2 anos. Ele reconhece a importância de uma alimentação equilibrada e de um bom descanso, fundamentais para sustentar seu estilo de vida ativo.

Além do treino, é crucial boa alimentação e bom descanso. Quando um deles é insuficiente, os demais são afetados. Faço 5 refeições por dia, e tento seguir os horários para não atrapalhar os horários de treino e sono. E tenho, no mínimo, 6 horas de sono por noite.

Nestas refeições, há monitoramento da quantidade de calorias e de massa de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras). Para hipertrofia muscular, alimentos ricos em proteínas são necessários. Para queima de gordura corporal, o indivíduo deve ingerir menos calorias do que consome diariamente (déficit calórico), portanto deve evitar alimentos ricos em gorduras e carboidratos.

Referência e resultados

O youtuber favorito de Guilherme é André Sanches, do canal ‘Garage Training’. Triatleta campeão do Ironman 2022, maior e mais difícil maratona de triatlo no mundo, em São Paulo, André posta regularmente vídeos com treinos, sua rotina fora dos treinos e dicas de exercícios e alimentação.

Ele [André Sanches] posta diversos treinos e provas (maratonas de triatlo) que ele participa. Aprecio muito os vídeos dele, sobretudo os de corrida.

Além disso, o triatleta frequentemente faz séries temáticas sobre outros esportes, como lutas marciais, tiro esportivo, paraquedismo, ou sobre regiões ecoturísticas de difícil acesso, como a Floresta Amazônica.

Guilherme já atingiu seu objetivo inicial e perdeu gordura corporal. Ademais, colheu outros frutos de sua dedicação, desde melhorias na postura até ganho de massa muscular e melhoria nos índices de colesterol. Hoje, já trabalha com novas metas.

Quero estar em boas capacidades físicas para participar de uma maratona em breve!

Foto: Guilherme após participar de um circuito de corrida de rua em São Paulo – Arquivo pessoal (Guilherme Araújo)

* Murilo Rodrigues é aluno da disciplina Jornalismo Esportivo: a pauta além do futebol na ECA-USP