Reportagens

O esporte universal definitivo: Yuji Horikawa e o Takkyu Volley

Você já ouviu falar do termo esporte universal? Ele representa o fato de que pessoas com deficiência, idosos e crianças podem jogar juntos, independentemente do grau de deficiência. Uma pessoa que trabalha para divulgar o esporte é o Yuji Horikawa, que nasceu em março de 1957 em Oita, no Japão.

“Há coisas que consigo entender porque convivi com pessoas com deficiência. Cresci em um ambiente privilegiado.” disse  Yuji, que é filho de uma família com deficiências.

Depois de se formar na universidade, ele foi convidado pelo falecido Dr. Yutaka Nakamura, conhecido como o pai dos esportes para deficientes no Japão, para se juntar à organização de bem-estar social Taiyô no ie1, que ele fundou. Desde então, Yuji tem se envolvido na divulgação de esportes para deficientes, tanto nacional quanto internacionalmente. Nos últimos anos, ele tem divulgado o esporte de Takkyu Volley como presidente do Japão Takkyu Volley Federação.

Nesse esporte, as raquetes são projetadas para permitir que pessoas com deficiência escolham uma orientação que seja confortável para elas segurarem.

As instalação para pessoas com deficiência são preparadas para que elas possam trabalhar e desenvolver as suas vidas diárias, com o objetivo de ajudá-las a se tornarem autossuficientes. A entidade foi fundada em 1965 pelo Dr. Yutaka Nakamura.

No Takkyu Volley, os jogadores usam uma mesa de pingue-pongue e bola de som e jogam como o vôlei. É um esporte de equipe jogado 6 contra 6 e pode ser jogado por quase qualquer pessoa. O esporte foi iniciado em uma escola para crianças com distrofia muscular em Osaka, no Japão, e Yuji está comprometido com a divulgação do esporte.

Yuji Horikawa participando do Takkyu Volley como árbitro.
Aula de habilidade prática do Takkyu Volley.

Ele viajou para conscientizar as pessoas sobre o Takkyu Volley não apenas no Japão, mas também na América do Sul, incluindo Brasil e Argentina, e na Ásia, no Laos. 2023 foi sua nona visita ao Brasil. Em 2018, este esporte ficou mais conhecido no Brasil com a criação do Departamento de divulgação internacional.

No ano passado, de 21 a 26 de novembro, Yuji visitou quatro locais na Argentina. De 27 a 30 de novembro, ele trabalhou no Uruguai, de 1º a 4 de dezembro, no Paraguai, e de 5 a 12 de dezembro, por oito dias, no Brasil (os dois dias seguintes foram passados em Goiânia). Também deu palestras e treinamento prático na Universidade Anhembi Morumbi, em instituições de assistência social e em lares para deficientes. Há alguns anos, ele também fez um trabalho de divulgação na Faculdade Educação Física da USP.

Participei da palestra de Yuji Horikawa como tradutora.

Eu o acompanhei como uma das duas tradutoras durante seus seis dias de atividades em São Paulo, no Brasil, e durante nestes dias tive a oportunidade de conversar bastante com ele sobre suas atividades até agora e suas ideias sobre o Takkyu Volley.

Yuji  viaja até a América do Sul, incluindo o Brasil e a Argentina, não como membro da Federação Japonesa do Takkyu Volley, mas como indivíduo. Eu lhe perguntei por que ele foi tão longe para a América do Sul, o lado oposto do Japão.

Ele então respondeu:

“O Takkyu Volley é o esporte universal definitivo. É um esporte em que as pessoas com deficiência podem desfrutar da mesma forma que as pessoas sem deficiência – é um esporte de simbiose. Quero que mais pessoas conheçam esse esporte. Ele não pode ser um esporte apenas para algumas pessoas com deficiência. Se mais pessoas com deficiência não se interessarem, então não faz sentido.”

Yuji Horikawa cresceu cercado por pessoas com deficiência e tem se envolvido e enfrentado essas pessoas desde então. Entende o desejo das pessoas com deficiência de se reintegrarem à sociedade e quer que elas vivam em harmonia com as pessoas sem deficiência, e quer que todos conheçam o Takkyu Volley para esse fim mais do que ninguém.

* Honoka Akashi é intercambista do Japão e aluna da disciplina Jornalismo Esportivo: a pauta além do futebol