COLUNA DO MEIO

De Ronnie Peterson aos Jogos Abertos do Interior

Desde de criança, eu tenho uma admiração pelo sueco Ronnie Peterson (1944-1978), piloto de F1 que faleceu em um trágico acidente no circuito de Monza, na Itália.

Ele foi meu primeiro ídolo no esporte e continuei o admirando por ser taxado como um sujeito arrojado.  Eu gosto desse conceito, porque conheço poucas pessoas hoje em dia que têm a coragem de quebrar barreiras.

Sempre comento com os meus colegas jornalistas esportivos especializados em automobilismo, particularmente o Sérgio Quintanilha, o Marcelo Cardoso e o Rafael Venancio, que gostaria de ler uma bela crônica em homenagem ao sueco.

Parece tudo tão blasé, assim como os jornalistas paulistas que esqueceram de Baby Barioni (1906-1967) e dos Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo. Afinal, o governo paulista poderia fazer um grande evento transmitido pelos canais públicos, como a Cultura e a Alesp. Para ficar mais barato, sugiro deixarem os equipamentos fixos em um ginásio, um estádio e uma piscina (está de bom tamanho). Sendo assim, os principais esportes teriam transmissões ao vivo, com a cobertura das demais modalidades sendo realizada por meio de reportagens.

A dissertação Jogos Abertos do Interior: a cobertura esportiva paulista, defendida por de Gustavo de Araújo Longo (2022) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade (ECA-USP),  é uma referência para quem deseja descobrir a importância desse tradicional evento: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-22112022-164548/es.php

Mas qual a relação entre o sueco voador e os Jogos Abertos do Interior Paulista?

Sempre peço aos jornalistas esportivos para escreverem sobre os dois temas e nunca fui atendido.

A lição: algumas cenas permanecerão apenas nas nossas memórias, como os duelos de Paula e Hortência no basquete feminino caipira e a carreira interrompida de um piloto de F1.

* Luciano Victor Barros Maluly é professor do curso de Jornalismo e doutor em Ciências da Comunicação, ambos pela ECA-USP.