Notícias

Colunista Marcelo Cardoso oferece curso no Sesc-SP sobre vínculos entre esporte e política

Curso conta ainda com o professor e pesquisador Anderson Gurgel

Os professores e jornalistas Marcelo Cardoso e Anderson Gurgel oferecem curso, por meio do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo, cujo tema aborda o esporte e seus vínculos com a política.

Marcelo Cardoso participa do Grupo de Pesquisa Alterjor, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), que estuda o jornalismo popular e alternativo.

Entre os temas pesquisados estão o esporte tratado por óticas pouco abordadas pelos meios de comunicação e mídias sociais.

Anderson Gurgel é parceiro de projetos e de pesquisas promovidas pelo Alterjor como professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário Belas Artes.

Com o nome “Esporte é política? Mais que prazer e espetáculo, prática esportiva é também um ato político” o curso vai tratar da interface entre os conceitos de esporte e de política.

Os idealizadores do curso promoverão um resgate de questões históricas e contemporâneas dialogando com temas atuais como o militarismo, a geopolítica, a atuação de minorias étnicas e de gênero no ambiente esportivo.

As discussões envolverão as conexões do esporte com a cultura, a história, passando pela Antiguidade até os dias atuais, com os megaeventos esportivos, as relações com a democracia, a cidadania e as políticas públicas.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O curso será presencial durante quatro encontros, às sextas-feiras, a partir do próximo dia 23 (fevereiro) entre às 18h30 e 21h30, na unidade do Sesc na Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo.

Custo do investimento: de R$ 10,50 a R$ 35,00.

Prazo: inscrições até o próximo dia 22 ou enquanto houver vagas.

Mais informações são obtidas pelo endereço: https://www.sescsp.org.br/programacao/esporte-e-politica/