Reportagens

A tradicional natação do Clube Pinheiros

Com medalha olímpica desde 1960, a natação se destaca como modalidade do clube

Por: Camilla Freitas, Carla Monteiro e Marina M. Caporrino

No último dia 22 de novembro, a turma de Jornalismo Esportivo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) visitou o Esporte Clube Pinheiros (ECP), na zona Oeste de São Paulo, a fim de conhecer algumas das diversas modalidades que ele apresenta. A visita técnica foi acompanhada de perto pela assessora de imprensa do clube Erica dos Santos Brito e pelo professor do curso Luciano Maluly.

Dentre as modalidades com as quais os alunos tiveram contato estão as categorias de base de esgrima, futebol, ginástica artística e vôlei feminino, além de basquete masculino e natação. Visitando as instalações do clube é possível notar a infraestrutura e o profissionalismo empregado nos treinos, o que reflete no alto desempenho dos atletas em diversas competições e até mesmo nos Jogos Olímpicos.

(Foto: Reprodução)

A Natação no ECP

A natação é uma atividade física que pode ser praticada com fins competitivos ou apenas como recreação. No Esporte Clube Pinheiros, as duas formas são encontradas e para todas as idades. Contudo, são nas competições que o clube se destaca ganhando inúmeras medalhas e consagrando o nome de diversos atletas.

O Clube Pinheiros é o maior clube Poliesportivo da América Latina contando com mais de 38 mil associados. Essa tradicionalidade e imensidão se estende para natação na qual clube é destaque brasileiro desde os anos 2000. Com 13 títulos, o Pinheiros é o clube brasileiro que  tem mais troféus do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação. Além dos títulos que o consagram, grandes nomes de nadadores olímpicos passaram por suas piscinas como Cesar Cielo (Pequim 2008 e Londres 2012), Gustavo Borges (Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sidney 2000) e Manoel dos Santos (Roma 1960). Hoje, grandes promessas da natação brasileira treinam no clube como Bruno Fratus, Felipe França, Guilherme Guido, entre outros.

(Foto: Camilla Freitas)

Não só na natação olímpica o clube se destacou. Nos Jogos Paralímpicos, o ECP com atletas de destaque como Andre Brasil, que conquistou dez medalhas paralímpicas para o clube (quatro ouros e uma prata em Pequim 2008; três ouros e duas pratas em Londres 2012). Além disso, o atleta também possui três mundiais (Durban, Eindhouven e Montreal) e três jogos Pan-Americanos (Rio, Guadalajara e Toronto).

Infraestrutura e Categorias de base

Uma das modalidades mais tradicionais do Clube, o segredo do sucesso da Natação pinheirense está no investimento na base e como resultado tem a categoria como a mais forte e promissora do Brasil. A equipe do Pinheiros consagrou-se campeã do Paulista Juvenil de Inverno de Natação, conquistando o 13º  título na competição deixando para trás equipes consagradas como a do Corinthians. Além das competições mais consagradas, há o investimento na natação infantil junto à Escolinha da Tia Rita (homenagem a uma das professoras mais antigas do clube).

Recentemente, no dia 11 de maio de 2015, o ECP inaugurou a mais moderna piscina olímpica do Brasil. O antigo parque aquático, entretanto, já era consagrado, uma vez que sediou inúmeros campeonatos nacionais e internacionais. “Temos uma excelente estrutura e estamos sempre de portas abertas para eventos nacionais e internacionais”, afirmou o Luis Eduardo Dutra Rodrigues, presidente do Pinheiros na época da inauguração na nova piscina.

(Foto: Camilla Freitas)