Um pioneiro da modernidade


O francês Victor Dubugras veio morar em São Paulo em 1891 e três anos depois começou a lecionar na Escola Politécnica. Ali ensinou desenho arquitetônico até sua aposentadoria, em 1927. Além dessa longa trajetória dedicada à formação de gerações de engenheiros e arquitetos, ele legou também uma série de projetos de arquitetura dotados de características técnicas e de linguagem que, mais tarde, fariam parte do Movimento Moderno. Tornou-se, assim, um dos pioneiros da moderna arquitetura latino-americana. Essa história está contada em novo livro do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP Nestor Goulart Reis Filho, Victor Dubugras – Precursor da arquitetura moderna na América Latina, recentemente lançado pelas Editoras Quota de Arte, Edusp e Via das Artes. “Dubugras é representativo de várias etapas e transformações pelas quais passou a arquitetura dos países latino-americanos entre 1890 e 1930”, afirma Goulart Reis. “Suas características inovadoras foram temas de diversos estudos dos que se formavam na Escola Politécnica, naquela época.” Além de edifícios públicos, que projetou como funcionário do Departamento de Obras Públicas do Estado, Dubugras construiu residências, escritórios e monumentos em várias cidades de São Paulo. Atuou também em outras regiões. É dele, por exemplo, um projeto para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
especial>>







A democracia, 20 anos depois

Se ainda falta muito para um regime democrático pleno – ou seja, um Estado de Direito que garanta a todos os cidadãos acesso igual aos benefícios assegurados pela Constituição –, é certo que, nas últimas duas décadas, houve avanços significativos no Brasil, graças principalmente à mobilização popular, que cada vez mais pressiona o governo e não tolera ações isoladas e autoritárias. Essa é a opinião compartilhada por especialistas da USP, que nesta edição analisam os 20 anos da redemocratização do País. No dia 15 de março de 1985, o regime militar iniciado em 1964 finalmente chegava ao fim, com a posse de José Sarney. “A democracia tem valor absoluto. Não há forma boa de governo a não ser pelo sistema democrático. Só ele garante a liberdade e a vida dos cidadãos”, afirma o professor Gunther Rud-zit, do Núcleo de Análise Interdisciplinar de Políticas e Estratégia (Naippe) da USP. cultura>>



Física celebra Einstein e a Relatividade

universidade>>

 




VAMOS
em DESTAQUE

Cidade em Movimento

Esse projeto promove dois debates paralelos à exposição itinerante “Mova Arquitetura! Cidade e Mobilidade” – que já passou por diversas cidades européias e será inaugurada em São Paulo na próxima semana –, chamando a atenção para os deslocamentos urbanos.

 
Alimentos modificados

No dia 23 de março, das 10h15 às 11h30, acontece o seminário Safety of Genetically Modified Foods, ministrada pelo professor Ralph Greiner, do Federal Research Centre for Nutrition and Food Centre for Molecular Biology, da Alemanha.
 
Medicina esportiva

Pela primeira vez o Team Physician Course, evento oficial do American College of Sports Medicine, é realizado fora do território americano.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]