Professores de Piraju recebem Oficina sobre texto e informação online

Por Diogo Bachega Paiva e Karolina Monte

A quarta oficina do Projeto USP Municípios foi realizada no dia 28 de julho de 2021, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo CJE TV no YouTube. O Prof. Dr. Dennis de Oliveira, docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), foi o palestrante convidado e abordou o tema “O texto e a qualidade da informação online”.  Durante a oficina, o professor discutiu o papel da escrita na cultura brasileira e a influência das novas tecnologias no texto e no consumo de informação.

Um dos principais momentos do encontro foi quando Oliveira discorreu sobre a oportunidade que teve de trabalhar junto ao educador Paulo Freire e como essa experiência influenciou suas perspectivas sobre o ensino, especialmente como coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC). Ele reforçou ainda a importância da educação como um diálogo entre educador e educando para que encontrem, juntos, meios efetivos de comunicação mútua e absorção efetiva da informação transmitida.

O Prof. Dr. Dennis de Oliveira iniciando a apresentação do assunto abordado [Imagem: Reprodução/Youtube]

A seguir, o professor ressaltou sobre o grau e a qualidade de leitura da sociedade brasileira, expondo os índices de leitura extremamente baixos no país, onde o hábito de leitura existe apenas durante o período infantil, perdendo a força e o incentivo na vida adulta. Além disso, analisou a alta taxa de analfabetismo como um dos fatores para o baixo grau de leitura no Brasil.

Oliveira comentou também sobre a cultura da oralidade presente nas raízes indígenas e africanas da cultura nacional; suas diferenças sociais perante a cultura da escrita e como esse aspecto influencia na nossa comunicação e no diálogo dessas características com as Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs. Já acostumados com a troca de informações em tempo real, em que a emissão e a recepção são simultâneas, os brasileiros têm, assim, facilidade com os formatos digitais, uma vez que compartilham esse elemento.

O palestrante apontou, também, uma importante característica da cultura brasileira em ser uma sociedade marcada pela oralidade, em que os veículos de comunicação mais consumidos são o rádio e a televisão, ou melhor, os meios audiovisuais. Com isso, existe a necessidade de reinventar o texto escrito visando os formatos trazidos pelas novas plataformas, além de pensar a distribuição dessa informação em audiovisual.

[Imagem: Reprodução/Youtube]

Oliveira relatou que os veículos orais, em conjunto com as TICs, podem ser utilizados como ferramentas metodológicas interessantes para a produção do texto e seu consumo alternativo, pois combinam aspectos tanto da cultura oral (coletivo/áudio/movimento), quanto da escrita (individual/texto/gravação), e portanto, criam um senso de coletividade por meio da união entre presença e não-presença. Esta síntese rompe a ideia de separação entre tais culturas e, assim, articula uma sociabilidade entre toda a população e o rompimento de fronteiras.

Partindo deste contexto, o docente da ECA-USP elabora dicas e técnicas para escrever bem. Faz referência a técnicas do texto jornalístico, como a objetividade, conhecer o público para quem se escreve, o uso de frases curtas e o modelo da “pirâmide invertida”, onde as informações mais importantes estão no começo e decrescem em relevância conforme o texto avança. Ao final, Oliveira respondeu perguntas da audiência sobre o tópico da palestra.

[Imagem: Reprodução/Youtube]

A atividade é uma iniciativa do projeto “Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no Ensino Fundamental I e II” do programa USP Municípios em parceria com a prefeitura da cidade.

A quinta oficina acontece na quarta-feira, 4 de agosto de 2021, às 19h. A palestrante será a Profª Drª Valquíria Passos Kneipp (UFRN-Alterjor/USP). O tema é “TV expandida no cotidiano da educação”. Você pode assistir às oficinas pelo link: http://www.usp.br/cje/index.php/tv/

Você pode conferir a apresentação do Prof. Dr. Dennis de Oliveira no vídeo abaixo:

Diogo Bachega Paiva e Karolina Monte são repórteres e bolsistas do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS