Taças & Cachaças e o sabor pirajuense

Por Diogo Bachega Paiva

O restaurante Taças & Cachaças nasceu do sonho de uma vida nova. Juntos, Luciana e Claudenir Maruchi trabalham para entregar comida de qualidade e um espaço acolhedor para seus clientes. Conheça a história da casa da melhor carne de sol de Piraju:

Luciana nasceu e cresceu em Piraju. Questionada sobre sua infância na cidade, conta que era “o paraíso”. Já Claudenir – ou Clá, como é mais conhecido -, nasceu em Santo Anastácio, uma cidade próxima a Presidente Prudente.

Aos 17 anos, ele se mudou para Piraju para morar com seu irmão José, que era gerente da Pernambucanas. Os dois se conheceram por volta dos vinte anos por meio de amigos em comum.

Já estavam há tempos juntos quando o restaurante entrou na vida deles. Quem abriu o local, na verdade, foi o irmão mais velho, por volta dos anos 2000. O restaurante só passaria a ser deles em 2010, três mudanças depois.

A primeira mudança foi para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde viveram entre 2003 e 2008, ano em que  a família voltou para Piraju. Mas Clá foi para São Paulo trabalhar com recursos humanos, na mesma empresa onde trabalhou em Porto Alegre.

Não demorou muito para se cansar da capital paulista, onde vivia longe da mulher e dos filhos. Ele voltou para Piraju e o casal passou a discutir a possibilidade de ter um negócio próprio. Seu irmão, então, propôs que comprassem seu restaurante. Em fevereiro de 2010, o Taças & Cachaças, já com 10 anos de história, ganhou uma nova gestão.

No começo, não foi fácil administrar o restaurante. Os dois tiveram que se adaptar a trabalharem juntos e aos novos horários – foram várias as dificuldades. “Pelo menos para mim”, conta Luciana, “meu marido tem todo o perfil de comerciante”. Segundo ela, Clá já tinha experiência com gestão, porque ele e seu irmão já tiveram uma padaria nos anos 90. Mas o casal aguentou firme. Os dois foram capazes de aprender com os desafios juntos, e, contando também com a ajuda do cunhado de Luciana, superaram cada obstáculo. 

Em 2019 se mudaram para um novo espaço, maior e mais arejado. No ano seguinte, quando o restaurante completava sua segunda década, surgiu um novo desafio a ser enfrentado: a pandemia do coronavírus. Aos poucos, o local teve que se adaptar. Começaram a trabalhar com delivery e entrega de pratos para famílias que se reuniam aos domingos. E assim vêm resistindo, como resistiram aos obstáculos anteriores, à pandemia que, até o momento da escrita dessa matéria, ainda dura.

Na pandemia, o Taças & Cachaças passou a servir comida por entrega (Reprodução/Instagram)

O Taças & Cachaças tem uma história de desafios, como todo negócio. Mas, acima de tudo, o restaurante carrega a história da união de Luciana e Claudenir, com todas as amizades que fizeram no caminho.

Enfim, a comida

Não tem como falar do Taças & Cachaças sem comentar sobre a famosa carne de sol da casa. E, é claro, não poderiam faltar as cachaças. A mais famosa é a de mel e amburana, que é a semente da árvore de mesmo nome.

Imagem: Reprodução/Instagram

Outra bebida marcante do restaurante é a caipirinha de capim-santo.

Imagem: Reprodução/Instagram

Ficou curioso? Acompanhe o dia a dia do restaurante pelo Instagram!

Diogo Bachega Paiva é bolsista e repórter do Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no Ensino Fundamental I e II do Programa USP MUNICÍPIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *