ISSN 2359-5191

22/06/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 39 - Sociedade - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Marinha americana descobriu separação da Antártida

São Paulo (AUN - USP) - A descoberta de que a Antártida é um continente separado dos demais foi feita na primeira viagem de circunavegação dos EUA. A professora Mary Anne Junqueira, que leciona no Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP) e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), está pesquisando desde 2004 a “Expedição de Exploração dos EUA”, que ocorreu 1838 e 1842. Segundo a especialista em História da América, todos os mapas conhecidos até então foram refeitos a partir dessa novidade. Os EUA também elaboraram um sistema cartográfico próprio e adquiriram maior conhecimento em outros ramos da ciência.

A análise da viagem está sendo feita a partir dos relatos das viagens e outros documentos impressos e manuscritos. Com o objetivo de “estudar a ciência do período e mapear mares e costas”, os EUA levaram na expedição 39 oficiais-cartógrafos, oito cientistas e dois artistas. “Nessa época, eles ainda não haviam consolidado seu Estado nacional. Isso só aconteceria após a Guerra Civil, que terminou em 1865”, afirma Mary Anne. De acordo com ela, a principal intenção dos americanos era uma expansão territorial em direção ao Oceano Pacífico, além de demonstrar poder às potências europeias.

Como não poderiam fazer mais de uma viagem, como os europeus, os americanos levaram seis navios. Tal número de embarcações facilitaria a operação de mapeamento, pois elas se dividiram em tarefas similares em lugares diferentes. A importância do conhecimento cartográfico passava pelo desenvolvimento do comércio e pela geopolítica do período. A anexação do território mexicano da Califórnia e as negociações com a Inglaterra para a incorporação da região do rio Columbia, em 1848, tiveram como base o mapeamento que a expedição fez do local.

Já os cientistas fizeram a classificação de espécies de várias regiões do globo. Embora interessados no Pacífico, os navegadores tinham interesses nas Américas Central e do Sul. Eles passaram um mês no Rio de Janeiro, entre outras cidades do continente, para o suprimento das embarcações e fizeram uma bela pintura do Corcovado. A professora ressalta a dificuldade do empreendimento realizado pelos americanos, ao afirmar que a circunavegação naquela época equivaleria a ir à Lua atualmente, em termos das dificuldades e dos recursos tecnológicos desenvolvidos. Por isso, o mapeamento da Antártida foi extremamente relevante na época.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br