São Paulo (AUN - USP) - Ao contrário do que possa parecer, filhotes não são adultos pequenos. Seus cuidados são muito específicos e exigem um trato especial. É com base nesse fato que foi ministrado o IV Curso de Pediatria em Pequenos Animais na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.
Esta edição foi orientada pela professora Silvia Regina Ricci Lucas, do Departamento de Clínica Médica. “A sugestão e organização dos temas e palestras partem dos alunos. Eu apenas os auxilio com a lapidação das idéias e a sugestão de docentes apropriados”, explica. As temáticas costumam mudar em cada edição, sempre dando enfoque a novos assuntos ou questões que estão mais em voga de maneira a não se tornar repetitivo, o que não impede a repetição de matérias mais importantes. “Sempre são abordados tópicos do universo da pediatria que são importantes na rotina do aluno, do formado ou mesmo de profissionais, o curso não é restrito apenas ao público USP”, completa a professora.
Fizeram parte do currículo aulas de auxílio ao parto, com os cuidados iniciais necessários; artropatias, ou seja, doenças relacionadas às articulações, que têm o tratamento facilitado quando feito no filhote e neuropatias. “Deixamos de lado questões ligadas à doenças infecciosas, que de uma maneira geral não diferem muito de adultos para filhotes”, conta a professora Silvia. Além disso, houve apresentações sobre manejo de crias em canis e gatis, de maneira a evitar complicações comuns, como, por exemplo, doenças respiratórias, ministro de fármacos em filhotes, já que as diferenças para os adultos não estão apenas nas quantidades das doses, mas também nos tipos de remédios indicados que podem ou não trazer problemas ao animal, como antibióticos. Por fim, uma palestra sobre análise de resultados laboratoriais, pois um exame que indique, por exemplo, o excesso de alguma substância que seria considerado anormal em um adulto, pode não ser em um filhote.
Não há um curso específico de pediatria dado na graduação de Veterinária, tais cuidados e tratamentos são ensinados em uma aula dentro do próprio curso de clínica médica dado pela professora Silvia Regina. Por conta disso surgiu a idéia dos próprios alunos de organizar o curso, como uma complementação às noções básicas passadas em aulas.