São Paulo (AUN - USP) - Uma parceria inédita entre o curso de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP) e o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA), juntamente com a TV USP e a Rádio USP, teve como resultado programas de rádio e TV produzidos pelos alunos de nutrição tendo como tema novas práticas para a educação nutricional. Os trabalhos foram apresentados no último dia 2 no auditório da FSP.
Os alunos da disciplina Educação Nutricional, do 3º ano do curso de nutrição, foram apresentados ao conceito de educomunicação, desenvolvido pelo professor Ismar de Oliveira Soares, da ECA-USP, através de palestras ministradas pelo NCE-ECA. Os estudantes aprenderam conceitos teóricos de comunicação e produção de programas de rádio e TV. Profissionais da Rádio e TV USP deram aulas sobre o aspecto prático da produção.
Os alunos então elaboraram projetos de programas, que foram avaliados pelos profissionais da Rádio, TV e da Assessoria de Comunicação da FSP. Então, produziram os programas utilizando as instalações da Rádio e TV USP.
O conceito de educomunicação busca unir a comunicação com a educação, revendo conceitos tradicionais das duas áreas. "num mundo globalizado e midiatizado, onde todos estamos expostos a diversas formas de mídia, é preciso que a educação amplie sua atuação além do giz e quadro negro, para capacitar os alunos a lidar e a interpretar estas mídias de forma crítica”, afirma o professor Ismar Soares.
Os trabalhos, que exploram temas como a segurança alimentar, manipulação e conservação de alimentos e dicas de como ter uma alimentação mais saudável, serão veiculados na TV e Rádio USP, extrapolando a finalidade didática da disciplina e levando as informações para a população como um todo. Serão oito interprogramas que, além de serem transmitidos pelo Canal Universitário de São Paulo, ficarão no ar nos sites da TV USP e da FSP.
É a primeira vez que a Faculdade de Saúde Pública realiza esse tipo de parceria com os meios de comunicação da USP. “A experiência é enriquecedora tanto para os alunos, quanto para os monitores e professores. Discutir a elaboração de programas que visam o estimulo às práticas alimentares saudáveis ajuda no processo de reflexão sobre a função dos meios de comunicação", afirma a professora Ana Maria Cevato, coordenadora da disciplina.