ISSN 2359-5191

05/05/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 8 - Educação - Instituto de Matemática e Estatística
Curso para professores mostra formas diferenciadas de ensinar matemática
Resolução e discussão de exercícios são uma parte importante do curso (Foto: Victoria Salemi)

Apenas trocar os alunos de lugar na sala de aula já pode ser uma forma de prender a atenção dos jovens nas aulas de matemática sobre sequências. Com foco principal nos professores do ensino fundamental I - que vai do 1º ao 5º ano - da rede pública, o curso "Uma abordagem do pensamento algébrico para as séries iniciais", realizado pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (Caem), do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME/USP), tem o objetivo de apresentar aos professores formas de tornar a matemática mais interessante para os alunos. "Pensando nas frequentes reclamações de que a matemática é uma disciplina difícil, pensamos onde poderíamos começar e resolvemos começar do zero, no ensino para crianças", explica o professor responsável pelo curso, Rogério Chaparin.

As atividades do curso envolvem jogos, exercícios e sites, que possam auxiliar no ensino da disciplina e que despertem o interesse das crianças. A professora Alva Garcez, que dá aula no ensino fundamental I da rede pública, diz que aplicou jogos sobre sequências matemáticas que viu no curso e que seus alunos adoraram. "O momento da descoberta os intriga muito. Parece que descobriram a América!", afirma ela. A professora já tinha feito um curso de verão do Caem e, como gostou, resolveu participar de outro.

Durante oito sábados pela manhã, os professores têm aulas, nas quais entram em contato com materiais de outros países, como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Alemanha e França. Lá, discutem as formas mais interessantes de se resolver os exercícios diferenciados, apresentados pelo professor Chaparin, e como apresentar determinados conteúdos aos alunos utilizando exemplos concretos. Na aula em que discutiram sequências, por exemplo, além da ideia de trocar as crianças de lugar na sala de aula, para dar a noção de quantas formas diferentes um conjunto poderia ser arranjado, foi sugerido que se utilizasse jogos como Genius.

Este não foi o primeiro curso para professores das séries iniciais realizado pelo Caem. Já foram realizados outros dois cursos para o ensino fundamental, sobre geometria e aritmética. Além disso, há outros cursos e oficinas que tentam mostrar uma forma mais interessante de se ensinar a matemática. Os cursos, em geral, têm duração total de 30 horas e as oficinas, de seis.

Para maiores informações sobre os cursos e oficinas, acesse o site do Caem.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br