ISSN 2359-5191

14/12/2015 - Ano: 48 - Edição Nº: 129 - Ciência e Tecnologia - Universidade de São Paulo
Inteligência artificial automatiza gestão de recursos
Software premiado usa meta-aprendizado para tarefas complexas

O princípio de liquidez sistêmica nunca esteve tão próximo de ser concretizado. Um software criado em parceria com Portugal, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Aprendizado de Máquina e Análise de Dados ㄧ Amda ㄧ, faz escalas de combinação de seus motoristas com relação a veículos. Tal problema é de natureza complexa porque alterações de última hora ocorrem com frequência.

O sistema antecipa em três dias a escala. Há um efeito cascata na questão: se em dado momento um motorista atrasar sua viagem, toda a cadeia será afetada nos dias seguintes. No Brasil, os atrasos são mais facilmente tolerados, mas em Portugal, o problema gera questões até de ordem moral. Na Europa, de forma geral, o padrão dos ônibus de linha se dá com sincronia; os horários são monitorados de forma minuciosa. Então, se um motorista atrasa, a hora extra dele poderá ser impactada.

Tal inteligência muda os paradigmas de gestão de recursos, tanto de trabalho quanto de capital empregado no sistema produtivo. Ela afeta a dinâmica que existe na relação espaço-tempo e proporciona a possibilidade de otimização dinâmica de sua própria inteligência. Em outras palavras, o sistema aprende com o passar do tempo.

“É uma técnica computacional de meta aprendizado”, explica o professor André Ponce, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ㄧ ICMC de São Carlos. O algoritmo combina técnicas de regressão, otimizando-as de maneira eficiente. Isto significa que ele aprende a identificar o sistema de sistemas que se aplica melhor para uma rota ou outra. Na prática, mas também por "espaço", que no caso é representado pela rota. Sua adaptabilidade  rendeu prêmios na academia. O algoritmo se mantém atual.

“Aplicamos o algoritmo em outros dois casos, com grande sucesso”, diz o professor. Tanto em tempo de voo, que segue o mesmo princípio do tempo de parada, como na previsão de demanda de energia elétrica, o princípio algorítmico é o mesmo.  

A idéia é otimizar os processos, e a adaptação dos modelos foi feita sem alterações estruturais. No tempo de vôo, os pesquisadores construíram o modelo com dados mundiais. Aspectos como a lotação do avião ajudam na distribuição sistêmica da tripulação de vôos em um período predeterminado. O mesmo princípio é utilizado na distribuição da rede elétrica. O software administra a quantidade de forma fluida.

As empresas que se interessarem por efetuar parcerias com a USP podem se utilizar dos caminhos institucionais. Tanto pelo site Agência USP de Inovação, quanto pelo site Amda pode-se realizar um contato. Os formatos de parceria podem se dar enquanto consultoria, na qual professores ajudam a própria empresa a construir software próprio, como via parceria institucional, que pode se dar, por exemplo, via pagamento de royalties.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br