“Arte e educação” é um grupo de pesquisa ligado ao Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Criado há 6 anos, é constituído por pesquisadores, professores universitários e da educação básica, e estudantes de graduação e pós-graduação de várias áreas de conhecimento.
Seu principal objetivo é “desenvolver estudos e pesquisas relacionados aos processos de criação com viés multidisciplinar e propor ações artístico-educativas voltadas à escola, à formação de professores e à extensão universitária, que resultem do trabalho investigativo dos membros do grupo”, como afirma Sumaya Mattar, coordenadora do grupo.
É um grupo com a colaboração de pessoas de diferentes regiões do país: pesquisadores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além dos pesquisadores da USP. Algo que a coordenadora considera enriquecedor pelo projeto. “Tem sido positivo porque garante a ampliação e a diversificação do nosso olhar para o tema que pesquisamos, apesar de algumas dificuldades. Temos tentado superá-las utilizando o skype”, diz Mattar.
O grupo de pesquisa, na tentativa de conciliar os interesses de todos os membros, organizou em 2011 o “I Seminário Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação” em que contou com palestras, mesas redondas, relatos de experiências de educadores e artistas, etc. Não satisfeitos com isso, em abril deste ano teve lugar o “II Seminário Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação”.
A razão para a distância temporal entre um seminário e o outro, é explicado assim pela professora Sumaya Mattar: “Demoramos para fazer o segundo seminário porque, nos últimos cinco anos, sentimos necessidade de nos centrarmos nas pesquisas e nas ações educativas dos pesquisadores do grupo para compreendermos melhor o que fazemos e estruturarmos nosso campo epistêmico. Tais produções, no total de 21, foram apresentadas neste segundo seminário, no qual também foram desenvolvidas oficinas, e amplamente debatidas com o público composto por professores, pesquisadores e estudantes. Um livro está sendo preparado com estas produções”.
Apesar dos trabalhos realizados, o site do grupo “está de fato muito desatualizado e será retirado do ar porque foi feito em um formato que dificulta sua atualização (flash)”. Por isso, e enquanto a construção do novo site está em processo, “há, temporariamente, uma página do grupo no Facebook”, com o mesmo nome que o grupo de pesquisa.
Em geral, Sumaya Mattar considera que as atividades realizadas até agora têm sido, “sem a menor dúvida”, suficientes para se aproximar ao objeto de estudo. “Por meio das teses, dissertações, TCC’s, iniciações científicas e projetos de extensão temos podido aprofundar e disseminar nosso escopo e delinear de forma mais clara nosso campo epistémico”, assegura.
Finalmente, e devido ao entusiasmo mostrado da parte da professora em tudo o que tem relacionado com o trabalho do grupo, falamos de uma última coisa: Qual é o aspecto em que se aprofundou mais?
“Aprofundamos aquilo que consideramos o coração do grupo e o que o diferencia dos demais grupos na área de arte/educação: os processos de criação na educação e nas artes sob uma ótica multidisciplinar, intrínseca e a indissociável relação entre os trabalhos do artista e do educador e entre ensino e pesquisa”, conclui Mattar.