exposição

 

 

por
Júlia Tavares
e Claudia Costa

 

destaque

teatro


exposição


cinema


resenhas

resenhas infantis

Pergaminhos do Mar Morto

crédito:Luiz Calina

São as escrituras mais antigas já descobertas da Bíblia do Velho Testamento . Pela primeira vez na América Latina, a mostra “Pergaminhos do Mar Morto: Um Legado para a Humanidade” reúne dez pergaminhos, sendo três originais, e mais 77 artefatos arqueológicos, datados de cerca de 2 mil anos, época de acontecimentos importantes na cristalização de duas religiões monoteístas: judaísmo e cristianismo.

Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66, Centro
T. (11) 3337-0185
H. de terça a sexta, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 4 com entrada franca aos sábados
Até 27 de fevereiro

Laboratório do Mundo

São 212 peças, a maioria delas instrumentos científicos e documentos pertencentes à Universidade de Coimbra, além de cartas, mapas e obras de arte do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. A mostra apresenta registros que possibilitaram as ações e conquistas portuguesas e está dividida em núcleos temáticos, um deles As novas fronteiras do olhar e Modernidade, recriando um ambiente de biblioteca da época, que coloca lado a lado afirmações de grandes filósofos europeus e obras de autores famosos.


Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2, Centro
T. (11) 3229-9844
H. de terça a domingo, das 10h às 17h30
Ingresso: R$ 4, com entrada franca aos sábados
Até 13 de março

 


Tudo é Brasil


Referências internacionais e recriações artísticas são o mote da exposição que reúne pinturas, esculturas, trabalhos em papel, fotografias, objetos, instalações e até vídeos. Há uma homenagem à artista Lygia Pape, com quatro de suas obras, incluindo a instalação Roda dos Prazeres , em que o público pode provar líquidos de vários sabores, além de uma sala sobre o Tropicalismo, englobando seus desdobramentos nas artes plásticas, teatro, cinema e na própria música que deu início ao movimento.

Instituto Itaú Cultural
Av. Paulista, 149, Cerqueira César
T. (11) 2168-1700
H. de terça a sexta, das 10h às 21h, e sábado e domingo, das 10h às 19h
Entrada franca
Até 6 de fevereiro