Por Circe Bonatelli

 

 

 

Após deixar Osasco rumo ao Hospital das Clínicas (HC), a família de Nilda, 39 anos, vítima de derrame, teve que engolir secamente a notícia que não desejava ouvir. Geralmente, os casos de morte encefálica (cerebral) costumam ser mais duros para a família, porque não há tempo de ninguém se preparar para o pior. A tragédia é muito rápida. A pessoa sucumbe bruscamente após um problema vascular cerebral ou trauma, como acidentes de trânsito ou ter sido baleada na cabeça. A família é pega de surpresa.

O filho de 20 anos, seu tio, tia e madrinha foram recebidos pela OPO (Organização para Procura de Órgãos) numa salinha estreita que o grupo ocupa dentro do movimentado Instituto Central do HC. Duas enfermeiras e o enfermeiro responsável tinham a delicada tarefa de explicar-lhes o que é morte cerebral e perguntar sobre a doação dos órgãos. Até aquele momento, os familiares ainda tinham a esperança de que “Nilda levantasse da cama e fosse com a gente pra casa”, como disse a própria madrinha.

Como a morte já estava consumada, a equipe tratou de esclarecer o quadro clínico –desencontros de informação são freqüentes nos hospitais públicos – e explicar as opções dali para frente.

O coração da falecida continuava batendo unicamente por ação dos aparelhos. Se desligados, o cérebro não iria comandar mais nenhuma função vital. Só havia duas escolhas: autorizar a retirada dos órgãos enquanto ainda estavam “quentes” e adequados para o transplante, ou não autorizar, e aguardar que os órgãos da falecida parassem naturalmente.

A família é soberana nessa decisão. Algumas pessoas precisam de mais tempo para decidir e/ou preferem consultar outros parentes. Os entes de Nilda escolheram uma reunião a sós naquela sala estreita e quieta, enquanto os enfermeiros foram aguardar do lado de fora, no corredor agitado entre as dezenas de jalecos brancos que vão e vêm 24 horas por dia, o ano inteiro. O coração da falecida, mesmo suportado por aparelhos, não tinha hora marcada para parar. Poderia levar uns minutos, ou durar uma semana. Quando cessa, não serve mais para transplante. A equipe médica deixa isso claro, mas não pressiona a resposta da família.

Filho, madrinha, irmãos, para decidir, levam em consideração que “Nilda era muito boa, ela iria gostar dessa atitude” e que “se os órgãos não vão mais servir pra ela, podem ajudar quem ainda tá na luta”.

Os parentes trocam palavras de força e chegam a um consenso, confortados pela idéia de que a doação salvaria outras vidas. Os enfermeiros voltam à sala e são informados do interesse na autorização. Em seguida, apresentam os documentos para serem assinados pelo filho. Com a papelada em mãos, o rapaz faz um “x” ao lado de cada órgão que autorizará ser retirado. Fígado, rins, pulmões... nessa hora, pára um instante e pensa alto: “Nunca imaginei que fosse assinar um papel para alguém levar o coração da minha mãe”.

Leia mais:
Dilemas Éticos na Doação e Órgãos
Morto, mas com o coração batendo?
Falecido não decide nada

   






web
www.usp.br/espacoaberto