Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Conheça USP
Por Maria Clara Matos
Fotos por Cecília Bastos

Foto crédito: Cecília Bastos

Veja também:
Pólo de pesquisa e ensino
Formar recursos humanos e ser centro gerador de conhecimento são preocupaçãos do Instituto do câncer
Gestão e tecnologia
Em um edifício de 28 pavimentos, cirurgias poderão ser transmitidas para qualquer lugar do planeta

 

Foto crédito: Cecília Bastos
José Otávio Costa Auler, Giovanni Guido Cerri e Paulo Hoff


Os mais de 460 mil casos de câncer previstos para 2008 no Brasil serão tratados pelo Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida da população brasileira atualmente é de 72,3 anos, sendo esperado que a mulher viva até cerca de 78 anos, enquanto o homem até aproximadamente 72 anos. O considerável aumento da expectativa de vida do brasileiro revela que a população está ficando mais velha e que certamente demandará cuidados diferenciados.

Estatísticas do IBGE também mostram que as doenças que mais matam os brasileiros hoje estão relacionadas a problemas no sistema circulatório. O crescimento desse tipo de doença é, no entanto, modesto nas duas últimas décadas quando comparado ao do câncer. Enquanto a população se cuida, minimizando as doenças de origem circulatória, e vive mais, acumula, por outro lado, chances de desenvolver um ou outro tipo de câncer. As estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer) para 2008, válidas também para 2009, são de que ocorrerão mais de 460 mil casos novos de câncer no Brasil. Tendo em vista esse cenário, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) inaugurou no dia 5 de maio o Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira.

página 1 | 2 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto