Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Notas
por Cinderela Caldeira

Veja também:
Farmácia Universitária oferece produtos de baixo custo à comunidade

 

 

 



Nova pesquisa da Saúde Pública quer relacionar sono e saúde de jovens trabalhadores

Jovens adultos passam por intenso desenvolvimento físico e cognitivo, potencializados por vários fatores, como ingresso na universidade, independência dos pais e ingresso no mercado de trabalho, e a dupla jornada, vida acadêmica e trabalho, o que evidencia algumas preocupações.

A Faculdade de Saúde Publica está convidando estudantes com idade entre 18 e 26 anos, que se autodeclaram trabalhadores, para participar da pesquisa: Jovens universitários e as duplas jornadas de trabalho, repercussão na saúde e na qualidade de vida. O objetivo do trabalho é avaliar as condições de vida, saúde e trabalho de jovens universitários, trabalhadores, a estrutura das representações sociais de jovens adultos sobre as relações trabalho-saúde-universidade; comparar os padrões do ciclo vigília-sono, sonolência, estilos de vida e atividades diárias, entre estudantes trabalhadores que estudam no turno noturno; avaliar os efeitos das propostas de intervenção para a redução da sonolência durante as aulas e avaliar componentes biológicos associados ao ciclo vigília-sono.

Entrar no mercado de trabalho enquanto estuda pode contribuir para o agravamento de problemas de saúde que, a curto prazo, o jovem pode não perceber e dar início a um processo de desgaste precoce da saúde, já observado em estudos anteriores.

Os interessados em participar da pesquisa precisam acessar o site http://hygeia.fsp.usp.br/jovemusp e preencher o questionário. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail jovemusp.@fsp.usp.br.

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto